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Influenciadores: qual a relevância na estratégia?

Os influenciadores digitais se tornaram muito úteis para as empresas nos últimos anos e chegam a movimentar altas quantias no mundo todo. Ignorar sua relevância pode fazer a marca perder dinheiro, porém, essa parceria precisa ser bem elaborada.

Muitos empreendedores e gestores de empresas procuram entender o que faz o influenciador, afinal, esse produtor de conteúdo pode ser muito útil para as estratégias de marketing digital e aumentar as vendas consideravelmente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Forbes, o mercado de influência consegue movimentar bilhões de dólares ao longo do ano, o que prova que esse tipo de estratégia veio para ficar e está trazendo muitas mudanças positivas.

Qualquer marca que queira criar uma comunidade engajada com seus produtos e serviços deve pensar nas parcerias com influenciadores. Mas fica difícil aproveitar as vantagens dessa ação sem compreender quem são esses criadores de conteúdo.

Eles também precisam de um papel bem definido dentro da estratégia, além de estarem de acordo com a proposta de valor e outras características da marca.

Por se tratar de uma estratégia importante, este texto vai explicar quem são os influenciadores, por que eles são relevantes dentro de uma ação de marketing e dar alguns motivos para contratá-los.

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são profissionais que produzem conteúdo para a internet e conseguem influenciar seus seguidores nas redes sociais.

Eles produzem diferentes tipos de materiais, podendo falar sobre o dia a dia, produtos que consomem, sua maneira de ver o mundo, abordar uma profissão, entre outros acontecimentos populares.

Os influenciadores podem estar presentes em várias redes sociais ao mesmo tempo e sua escolha depende das características do público-alvo.

Se uma escola que oferece curso de comunicação e expressão quer atrair um público mais jovem, pode fazer parcerias com influenciadores do TikTok, por outro lado, empresas que querem impactar um público mais velho, podem optar pelo Facebook.

Os especialistas recomendam que os influenciadores estejam presentes em mais de uma plataforma, pois se uma delas ficar fora do ar, eles não perdem contato com os seguidores e não diminuem o nível de engajamento.

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Esses produtores de conteúdo possuem um alto grau de confiança por parte dos seguidores, por isso, toda vez que fazem uma indicação, o produto, serviço, ou qualquer outra solução, passa a ser desejado pelo público.

Relevância dos influenciadores digitais

Os usuários costumam comentar na internet o que compram e esse comportamento pode ser usado como a base do marketing de influência.

Em outras palavras, comentários positivos ou não sobre um produto ou serviço influenciam o comportamento das pessoas e fazem os consumidores se questionarem sobre a possibilidade de comprar com a empresa.

Um despachante de veículos deve investir nesse tipo de marketing porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela QualiBest, os influenciadores digitais são a segunda maior influência na decisão de compra dos consumidores.

Eles perdem apenas para as indicações de pessoas próximas, como amigos e familiares. Não é de hoje que o consumidor tem o hábito de procurar pessoas que já usaram determinada solução antes de comprá-la, pois isso traz mais segurança.

Quanto mais influente essa pessoa for, mais confiável será a sua palavra, e é justamente por isso que os influenciadores são tão relevantes para o planejamento de marketing do negócio.

Eles criam conteúdos interessantes e dão sua opinião sincera, e o público sabe muito bem disso, por essa razão, são peça-chave nas estratégias de qualquer negócio.

Por que contratar um influenciador?

É possível comparar o influenciador digital com uma vitrine onde a marca pode expor seus produtos e serviços. Isso porque esse criador de conteúdo tem o objetivo de promover a marca e despertar o interesse dos seguidores.

Contratá-lo é uma forma de enriquecer as estratégias de marketing digital, além de trazer vários benefícios para a organização que justificam a parceria. Entre eles estão:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Ampla divulgação;
  • Participação em eventos;
  • Campanhas offline;
  • Interação com os seguidores.

Uma empresa de logística materiais e armazenamento precisa criar bons conteúdos para construir uma presença relevante na internet, e esse é exatamente o trabalho do influenciador digital.

Ele pode criar vídeos, textos para blogs, fotos, entre outros tipos de materiais para apresentar a proposta da marca. O leque de possibilidades é amplo e por isso é muito importante que os conteúdos estejam de acordo com o público-alvo.

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Ao fazer essa parceria, a empresa vai conseguir oferecer materiais diferentes e criativos, capazes de atrair a atenção dos usuários.

Com a produção de conteúdo, fica mais fácil divulgar as soluções do negócio e valorizar ainda mais o planejamento de marketing.

A maneira como a divulgação acontece depende do influenciador e ele precisa colocar sua personalidade para realizar esse trabalho. Por conta disso, é essencial que ele esteja de acordo com as características da marca.

Uma construtora pode contratar um influenciador para divulgar os diferenciais de seu empreendimento, como sala com forro de gesso rebaixado

Da mesma forma, os criadores de conteúdo podem trabalhar com várias linhas de produtos e destacar suas vantagens.

Eles falam sobre essas soluções com uma base fiel de seguidores e conseguem transmitir a confiança da marca. Quanto mais criativo for o influenciador, melhor será a divulgação, por isso a empresa deve garantir liberdade criativa para ele.

Os influenciadores também podem orientar os seguidores sobre os produtos e serviços, por meio de um vídeo explicativo.

Por exemplo, o conteúdo pode mostrar a facilidade ou a praticidade de determinada solução, esclarecer possíveis dúvidas ou aproveitar o momento para aproximar a marca do público.

Essas personalidades também podem estar presentes nos eventos da marca e aproveitar o momento para compartilhar stories mostrando tudo o que está acontecendo.

Uma lanchonete com caixa de lanche personalizada pode se beneficiar com esse tipo de material porque desperta a curiosidade dos seguidores.

Muito além das redes sociais, os influenciadores podem promover a empresa também nos canais offline, como em fotos para outdoor, vitrines de lojas e comerciais de TV.

Por fim, um dos maiores benefícios de fazer parcerias com esses criadores de conteúdo é o fato de eles interagirem com os seguidores, afinal, isso é muito importante para fidelizá-los.

Quanto maior for a aproximação com o público, melhor será a divulgação do negócio, e as interações podem acontecer de várias formas.

O influenciador pode fazer uma caixa de perguntas nos stories, responder às dúvidas dos usuários no direct ou até mesmo responder os comentários nas publicações.

Como escolher o influenciador digital?

Um fabricante de baias para lan house precisa considerar alguns critérios importantes para escolher o influenciador com quem vai fazer uma parceria. São eles:

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Taxa de engajamento

A taxa de engajamento mostra o nível de interação do público com o conteúdo criado pelo influenciador, e essas interações são mostradas por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Ter um público engajado é muito importante porque se traduz como a capacidade do criador de conteúdo em transmitir credibilidade para os seguidores e por falar sobre assuntos que realmente são interessantes para eles.

Segmento

O segmento do influenciador também precisa ser avaliado, pois a parceria não trará os resultados esperados se ele não estiver de acordo com o nicho de atuação do negócio.

Por exemplo, uma influenciadora que fale sobre moda e beleza dificilmente vai conseguir transmitir a credibilidade que uma empresa de tecnologia precisa.

Porém, outra influenciadora que mostre seu dia a dia como mãe pode ser muito útil para a divulgação de uma creche meio periodo.

Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo também é um elemento essencial para contratar um influenciador e estabelecer uma estratégia de marketing de influência bem-sucedida.

A qualidade daquilo que é produzido pelos influenciadores é questão decisiva, por essa razão, os materiais precisam ser bem planejados, receber a aprovação da marca e ter qualidade audiovisual.

Dados da audiência

Um buffet com churrasco para festa de casamento a noite precisa analisar os dados da audiência para se certificar de que está contratando um influenciador preparado para divulgar seus serviços.

As próprias redes sociais disponibilizam esses dados por meio dos painéis analytics, relatando um pouco mais sobre o gênero do público, faixa etária e localização.

Considerações finais

O marketing de influência se tornou uma das principais estratégias de marketing digital porque ajuda a organização a divulgar seus produtos e serviços com mais credibilidade.

Os influenciadores digitais de sucesso são ótimos criadores de conteúdo e conseguem mostrar o valor das empresas para o público.

Eles são muito relevantes para o planejamento de marketing, independentemente do segmento de atuação do negócio.

Para escolher um bom influenciador, basta considerar alguns critérios que vão ajudar a identificar uma parceria compatível com o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.