Blog

Fogo e fumaça: o que é e como se proteger

fumaça

As grandes cidades atualmente estão sempre com fumaça preenchendo o ar, em todos os momentos do dia.

Obviamente este não é um processo natural, ocasionado espontaneamente, no geral ela é resultado da ação humana, em diferentes estágios, podendo ser direto ou em consequência delas.

Quando diversos problemas começam a acontecer, equipes responsáveis precisam identificar de onde vem o problema, em empresas hidráulicas, por exemplo, quando situações assim ocorrem é feita uma vídeo inspeção para identificar a origem.

Com as fontes de fumaça presentes hoje em áreas rurais e urbanas é preciso ter o mesmo cuidado, monitorando e entendendo de onde ela vem para assim solucionar o problema na fonte. 

Afinal a fumaça traz diversos malefícios às pessoas que são expostas a ela, podendo causar prejuízos sérios à saúde. Portanto, entender o que é e como proteger-se desse ataque silencioso e tão prejudicial é essencial.

Como identificar perigo de incêndio? 

Incêndios acidentais podem ocorrer a qualquer momento em ambientes que possuem fragilidades, sejam elétricas ou estruturais.

Na indústria garantir que cada peça da maneira mais segura possível é um mandamento primário, muitas peças e utilidades são usadas para isso, como o lençol isolante, pois protege os trabalhadores de entrarem em contato com partes energizadas.

Em residências e estabelecimentos não deve ser diferente. Sempre que forem identificados possíveis causadores de incêndios, como fios desencapados, contato de árvores com fios de alta tensão ou até algum destes fios caídos, é preciso acionar equipes para o reparo.

Além de dar atenção à rede elétrica, também é preciso ficar atento a botijões de gás ligados, velas ou lamparinas e até mesmo no mau funcionamento de carburadores de carros.

Todos esses itens precisam de atenção para que não se tornem responsáveis por inícios de incêndios, e consequentemente emissores de fumaça para o ar.

Qual é a composição da fumaça?

A fumaça é resultado da combustão de algum material combustível, alguns exemplos desses materiais podem ser plástico, papel, madeira ou até combustíveis como gasolina e álcool.

  Confira 7 dicas para reduzir o custo das contas do lar!

Materiais de plásticos altamente resistentes como uma caixa plástica agrícola, por exemplo, também são opções que podem produzir fumaça quando submetidos a queima, basicamente qualquer material pode emitir essa fumaça em algum grau.

Mas a fumaça só é produzida até o momento em que a combustão ainda não foi concluída, assim que o material é todo consumido a fumaça cessa. 

O tipo de combustível pode afetar diretamente na composição da fumaça, pois quando ele é queimado solta partes que o compõem, como o que acontece em queimadas em florestas, onde potássio e magnésio são liberados. 

Ou a fumaça de escapamento que pode liberar o carbono não pulverizado. Mas no geral a fumaça é formada pelo próprio carbono, fuligem e óleo.

A fumaça e os malefícios a saúde

Existem diferentes tipos de fumaça e cada uma delas pode produzir um tipo diferente de dano à saúde. Alguns danos são diretos, como a fumaça do cigarro que compromete diretamente os pulmões e o sistema respiratório. 

Outros podem afetar de outras formas, como a fumaça de queimadas que emite gases nocivos na atmosfera e prejudica o ar respirado, mesmo que a quilômetros de distância.

Todos esses danos podem ser minimizados, muitas ações na indústria, por exemplo, servem para evitar problemas, como quando é instalado um terminal rotular para evitar vazamentos de líquidos ou até mesmo gases.

E considerando o perigo que a fumaça oferece aos seres humanos, provocando uma série de problemas como pneumonia, bronquite e até queimaduras nas vias respiratórias, é preciso encontrar medidas para reduzir essa emissão.

Como proteger a saúde do fogo e fumaça

Infelizmente não é possível prever todos os tipos de origens de fumaça, principalmente de incêndios acidentais ou da emissão de fumaça para o ar. 

Nesse caso é preciso entender formas de se proteger, em todos os tipos possíveis de incêndios. Seguem algumas ações que podem ser tomadas visando esse objetivo:

  • Evite inalar a fumaça diretamente;
  • Cubra o rosto com pano úmido, em caso de proximidade;
  • Em dias com fumaça no ar, deixe toalhas molhadas espalhadas;
  • Em casos de incêndios próximos, feche portas e janelas;
  • Use máscaras de proteção no dia a dia.

O ideal, com certeza, seria que não houvesse o contato em nenhum nível, mas infelizmente essa ainda não é a realidade, portanto essas medidas são essenciais para retardar os efeitos negativos.

Em muitos setores, materiais mais resistentes a fogo vêm sendo produzidos, uma fábrica de cilindros, por exemplo, fabrica materiais de extrema resistência a calor, o que pode ajudar a evitar acidentes em fábricas.

  17 dicas para reformar uma casa antiga

Portanto é possível incluir tecnologias como essas em outros âmbitos, fazendo quase um trabalho de formiguinha no combate a incêndios, mas ainda assim agindo a respeito desse ponto.

5 tipos de fumaças

O controle sobre o que está havendo é uma característica comum a diversos setores, na indústria uma unidade hidráulica é muito usada justamente para controlar a velocidade de líquidos pressurizados.

É através desse controle que a otimização do processo é feita. No combate a fontes de fogo e fumaça não é diferente. 

A fumaça pode aparecer em cores diferentes, como branca, cinza, negra, amarelada e vermelha. A cor e densidade representam principalmente a sua origem, ou o tipo de combustível queimado. 

Para conseguir se proteger dos efeitos causados por cada tipo de fumaça é preciso conhecê-las. Veja abaixo 5 dos principais tipos de fumaça que causam impacto na saúde dos seres humanos.

1 – Fumaça de cigarro

Esse tipo de fumaça é um dos mais prejudiciais à saúde, entre os demais exemplos. A queima do cigarro libera diversas substâncias nocivas, entre elas a nicotina, responsável pela causa do vício em cigarros. 

Existem basicamente duas formas de ter contato com a fumaça do cigarro, a primeira e talvez pior delas, é quando o indivíduo é fumante ativo. Com a inalação direta da fumaça do cigarro, o risco de câncer de pulmão cresce em 20 vezes. 

Já a segunda forma de contato é a que é conhecida como fumante passivo, onde o alguém não fumante tem contato direto com a fumaça, por tempo prolongado, tendo praticamente as mesmas chances de doenças.

A prevenção desse tipo de contato é, naturalmente, parar de fumar e também evitar lugares com alta concentração de fumantes.

2 – Fumaça de escapamento

A instalação incorreta e erros na instalação de motores e demais peças que regulam a emissão de gases pelo escapamento dos carros e caminhões, é responsável por uma das formas mais nocivas de poluição.

É preciso que as peças produzidas sejam pensadas para conter essa emissão de gases, as empresas de usinagem, por exemplo, produzem peças que buscam melhorar o desempenho de sistemas, o que deveria ser algo comum nos casos de escapamentos.

Uma das formas de proteção contra esse tipo de fumaça é o uso de máscaras de proteção, que consigam conter as partículas de poluição, como as do tipo PFF2.

  Principais diferenças entre Micro Revestimiento Asfáltico e Lama Asfáltica

3 – Fumaça de incêndios residenciais

Grande parte dos incêndios residenciais são ocasionados por acidentes, muitos deles esquecendo um botijão ligado ou até mesmo um curto circuito na rede elétrica.

Mas a quantidade de combustíveis que podem existir em uma residência ou em uma loja pode ser extremamente superior, podendo ser muito prejudicial. 

Para se proteger desse tipo de incêndio, pense na situação no momento. Se estiver presente no local do incêndio tente sair abaixado, pois a fumaça primeiro vai subir para o teto e em seguida começar a descer, sendo o chão o último lugar a ser tocado. 

Além disso, também é importante cobrir o rosto com uma toalha, se houver a possibilidade, de preferência molhado.

4 – Fumaça de queimadas

Um dos principais geradores de fumaça são as grandes queimadas, principalmente em áreas de grandes florestas como a Amazônia. 

Essas queimadas conseguem emitir uma quantidade tão grande de fuligem e demais componentes na fumaça que chegam a atingir os grandes centros urbanos da região sudeste do país.

Para fugir dos prejuízos causados por esse tipo de fumaça é um pouco mais complicado, afinal quando ela chega em áreas urbanas não é algo previsto ou algo que pode ser facilmente visto.

Portanto, quando houverem casos de aumento de poluição no ar, ou percepção de fuligem, é interessante manter o uso de máscaras de proteção ou até mesmo aplicações de lavagem nasal.

5 – Fumaça de Fábricas

O processo de produção fabril pode ajudar a vida humana em diversos setores, na criação de animais, por exemplo, a fabricação de um alimentador de peixe pode trazer um controle e automação para uma atividade primária.

Mas esse tipo de produção gera uma fumaça extremamente nociva, produzida pela queima de matéria-prima. Essa fumaça pode ser mais ou menos ofensiva, dependendo do produto que serve de combustível nesse caso. 

Além de apostar na redução de emissão por parte de responsáveis, manter os mesmos cuidados para a fumaça de queimadas pode auxiliar na proteção.

Cuidar da saúde vai muito além da aplicação de medicamentos, é preciso também dar atenção a prevenção com relação a situações que podem afetar diretamente, como a inalação de fumaça.