Blog

Entenda como é feito a detonação de rocha e por que ela é tão importante

rocha

Você sabia que a detonação de rochas é fundamental para que uma construção seja bem-sucedida?

Bom, durante o planejamento de uma construção, os profissionais costumam se deparar com formações rochosas na qual existe o intuito de:

  • Construir fundações;
  • Tubulações;
  • Pavimentos enterrados.

É justamente nesse cenário que o desmonte de rochas se torna extremamente necessário. Se você quer saber um pouco mais como funciona esse processo, continue lendo este artigo, pois separamos as informações mais importantes sobre o tema. Boa leitura!

O que é detonação de rocha?

Vamos começar do início e explicar o que é uma detonação de rocha. Saiba que o desmonte de rochas é uma importante aplicação para diversas obras em engenharia, e costuma ser uma solução essencial em alguns casos, como no setor de extração de minério.

É importante ressaltar que a detonação de rochas também é usada em obras rodoviárias, afinal essas construções não são tão simples como construir uma fábrica de porta crachá, esses projetos costumam ter grandes sedimentos rochosos.

Dessa forma, para que a obra se desenvolva, é fundamental que ocorra a detonação dessas rochas

Saiba que essa não é uma tarefa nada simples ou que qualquer pessoa consiga fazer, muito pelo contrário, esse procedimento envolve um alto grau de risco para as pessoas que participam da detonação, além do local em si.

Devido a esse risco à vida humana, existe legislação e normas que regulamentam e determinam uma série de cuidados que devem ser tomados, além de especificações técnicas que esse tipo de ação deve atender para garantir a segurança de todos.

O processo ocorre assim: vamos imaginar que um empresário quer construir uma fábrica de caldeiraria industrial, mas no meio da obra os funcionários e engenheiros perceberam que existem rochas que impedem que a obra prossiga.

Dessa forma, será realizado o desmonte de rochas, que é um processo onde se usa explosivos para a abertura de espaços em rochas. Essa é uma técnica que é usada para diversos fins, como o do exemplo, mas também para:

  • Escavação de fundações;
  • Minas a céu aberto;
  • Pedreiras;
  • Abertura de vias de comunicação.

Entre outras, afinal qualquer obra pode estar sujeita a ser interrompida por essas formações rochosas. Como você viu, é um trabalho bem perigoso, por isso é importante que se tenha cuidado e controle na realização dessas ações.

Como é realizado o desmonte de rochas?

Se você está no meio de uma construção de uma fábrica de fita crepe larga, por exemplo, e precisa realizar o desmonte das rochas, entenda qual o processo que será feito para que o serviço seja realizado.

Todo o processo é feito em três etapas, e em primeiro lugar o explosivo esmaga a rocha na proximidade do furo graças à pressão da explosão.

Já a segunda etapa consiste nas ondas sísmicas que são provocadas pelo impacto dos explosivos, se propagando na rocha, o que causa forças de tensão que a partem em vários pedaços.

A terceira e última etapa é caracterizada na entrada do gás de alta pressão gerado na explosão, dessa forma ela penetra nas fissuras causadas na segunda etapa, com isso ela empurra a rocha para frente.

Falando assim até parece ser um processo simples e fácil, mas saiba que é um procedimento muito arriscado realizado apenas por profissionais treinados.

Por isso, se você for um instalador de cerca elétrica residencial, um motorista ou tiver qualquer outra profissão, não tente fazer isso por conta própria, pois é muito arriscado.

A importância do desmonte de rocha

Mas você deve estar se perguntando se é realmente necessário realizar esse procedimento na obra, e a resposta é sim. Se porventura aparecer alguma camada de rocha, é fundamental que você realize o desmonte.

Saiba que o desmonte de rochas é umas operações mais importantes, pois ela tem o objetivo de fragmentar o maciço rochoso, além disso essa técnica não é usada apenas em construções, ela serve para muitas funções, como já mencionado.

O grande objetivo do desmonte de rocha é:

  • Fragmentação e distribuição granulométrica adequadas que permitem carregamento e transporte;
  • Manuseio;
  • Beneficiamento eficientes;
  • Minimizar impactos ambientais;
  • Otimização de custos;
  • Empilhamento do material desmontado;
  • Danos pouco impactantes à frente de desmonte remanescente.

Por isso que esse é um processo que deve ser levado em consideração, esteja você em uma construção ou precise para algum outro fim, o desmonte facilita o trabalho de todos que estão envolvidos, ganhando tempo e beneficiando os colaboradores.

Cuidados

Todos os cuidados que devem ser tomados pelas equipes que realizam o desmonte estão destacados nas Normas Regulamentadoras de Mineração (NRM), onde são abordados questões como:

  • Transporte;
  • Manuseio;
  • Armazenamento de explosivos.

Toda operação de desmonte de rochas deve ter como base as recomendações de segurança e especificações técnicas do fabricante do explosivo, por isso que todos os envolvidos precisam conhecer a fundo o manual técnico que é fornecido.

Toda execução da detonação, além da preparação de todas as etapas, deve ser supervisionado e acompanhado diretamente por um técnico, e esse profissional precisa estar registrado e autorizado a desempenhar essa função.

Lembre-se que esse não é um trabalho simples como instalar um isolamento acústico lã de rocha, que pode ser feito por qualquer pessoa, por isso é fundamental estar atento a essas questões de segurança.

O transporte da carga de explosivos só poderá ser feito em veículos que estejam devidamente preparados para transportar esse tipo de carga, além de atender aos requisitos básicos exigidos pela NRM.

O veículo precisa contar com proteção contra explosão e estar registrado no Ministério da Defesa como apto para esse transporte.

Também é obrigatório ter um controle de estocagem do explosivo que está sendo utilizado na operação, acompanhado de registros de movimentações, esse documento é essencial caso ocorra alguma fiscalização.

O plano de fogo, que é o documento que contém todo o planejamento da detonação, precisa conter todas as informações técnicas, como:

  • Quantidade de explosivos;
  • Arranjo e profundidade dos furos;
  • Sequência de detonação;
  • Quais os tipos de explosivos serão utilizados;
  • Tempo mínimo de retorno.

Além disso, é fundamental que o plano de fogo:

  • Estabeleça pré-requisitos para o acionamento de alarmes;
  • Diga quais serão os horários de detonação;
  • Implante sinalizações no local de detonação;
  • Tenha a área mínima necessária de evacuação.

Como você pôde perceber, é uma atividade muito delicada e precisa respeitar todas as normas referentes a transporte, armazenagem e manuseio.

Precauções de segurança

Como já falamos, esse é um trabalho perigoso que precisa ser desenvolvido por um profissional da área, não é como instalar uma grelha para ralo ou algo assim, exige técnica e conhecimento. Vamos explicar um pouco sobre as precauções desse trabalho.

Esse é um trabalho de alta periculosidade, o profissional que executa essa função é chamado de blaster, e para protegê-lo existem algumas leis e normas de utilização que regulamentam a profissão e o uso de explosivos.

É fundamental que todos os profissionais sigam à risca todas as leis, isso garante a segurança de todos que estão envolvidos, além disso o blaster será responsável por toda execução do processo, por isso ele deve ter máxima atenção nas etapas.

Todas as normas constam na NRM, como já mencionado, e no caso do blaster existem três princípios básicos, veja a seguir quais são eles.

O primeiro princípio é que se deve conhecer todas as regras de segurança, além de colocá-las em práticas da melhor forma, por mais óbvias que ela possa parecer, é crucial que todas sejam seguidas.

Por mais que a pessoa trabalhe a anos exercendo essa função, ele precisa estar atento a todo momento, nada de fazer as coisas de forma automática, pois isso pode colocar a vida das pessoas em risco.

O segundo princípio diz que se deve empregar o mínimo de pessoas e materiais necessário no trabalho com os explosivos, isso porque quanto mais pessoas envolvidas no processo, mais perigosa a operação tende a ficar.

Além de que ter muitos explosivos no local de forma necessária poderá ocasionar algum acidente, e no caso do desmonte de rochas, vale a regra do menos é mais.

O terceiro e último princípio diz que se deve selecionar de forma rigorosa todos os profissionais que irão trabalhar com os explosivos, todos precisam ser qualificados e treinados para que as funções sejam feitas da maneira correta.

Além disso, esse profissional precisa entender todas as regras de segurança e nunca desrespeitar nenhuma norma ou regra.

Essas normas devem ser seguidas de maneira correta, pois qualquer acidente pode acarretar lesões graves ou até mesmo mortes, seja de pessoas que estão no local ou próximas, como funcionários de uma empresa de saco de ráfia, por exemplo.

A falha humana é grande recorrente desses acidentes, por isso que todo o cuidado e precaução devem ser tomados.