Blog

Entenda a importância da terraplanagem antes da construção

As etapas de construção são algo presente em nossa vida, pois é parte de um sonho tirar um projeto do papel e começar realizá-lo. Diante disso, considerar a terraplanagem e a sua importância nesse processo é algo fundamental e tende a fazer toda a diferença.

Quando imaginamos ou consideramos uma construção, sempre pensamos nele pronto de uma forma impecável e você conseguindo usufruir ao máximo dos resultados obtidos.

Entretanto, muito antes da estrutura ser levantada, é necessário ter em mãos um bom projeto e principalmente preparar o solo para garantir com que resultados positivos sejam alcançados.

Logo, para que isso aconteça, alguns fatores que, muitas vezes, não consideramos tendem a fazer toda a diferença, como é o caso, por exemplo, de uma análise de solo e principalmente a realização de um processo chamado terraplanagem.

Por isso, por mais que pensamos no projeto já finalizado, nos tijolos e em diversos materiais quando imaginamos a construção, antes de qualquer ação ser realizada, a terraplanagem deve estar em evidência e ser aplicada com o máximo de eficácia.

Afinal de contas, ao preparar o terreno e deixá-lo pronto para a construção de fato, o início da obra já tende a ser positivo, gerando vantagens únicas e evitando possíveis dores de cabeça ao considerarmos o futuro.

Sendo assim, fica claro que um dos primeiros fatores em relação à construção é justamente considerar a terraplanagem e iniciar com o solo que é tão importante é praticamente a base de tudo.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a terraplanagem, evidenciando o seu significado, como esse processo geralmente funciona, qual a importância que ele possui diante de uma construção e a razão de se preocupar com a terraplanagem. Confira!

O que é a terraplanagem?

A terraplanagem, como o nome sugere, é a colocação ou movimentação do solo de modo que deixe uma superfície plana que está resolvendo vários problemas que dificultam a construção.

Para trabalhos de terraço efetuados, um pouco de terra é pré-levantado em parte alta do terreno e depositado em parte baixa. Na metade da plataforma com ajuda de equipamentos especiais e também com um cálculo preciso da quantidade de terra a ser eliminada.

Ou seja, para que esse processo ocorra, uma série de aparelhos tendem a realizar o seu funcionamento, como é o caso de um andaime tubular e até mesmo através de uma escavadeira.

Antes da escavação, é extremamente importante que o solo esteja limpo. Livre de detritos e vegetação (como árvores, caules, pedras e outros objetos) para o bom funcionamento da máquina.

Sendo assim, com essas questões em mente é praticamente certa a eficácia da terraplanagem e o quanto essa ação tende a ser determinante em relação ao andamento da construção e a sua regularidade.

Por isso, tão importante quanto os acabamentos finais e os momentos de entrega da construção, a terraplanagem também realiza seu funcionamento de uma forma precisa e impecável para a realização e assertividade do projeto.

Afinal de contas, ao não realizar a contratação de um profissional de terraplanagem, a sua obra estará em risco e de fato, os danos a serem causados podem ser muito maiores do que imaginamos.

Como funciona a terraplanagem?

De certa forma, a terraplanagem é o ponto de partida de qualquer construção. Ele é responsável por preparar o terreno para iniciar a parte estrutural da obra para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Sendo assim, por mais que haja uma série de processos importantes quando pensamos em uma construção, como é o caso da contratação de um laboratório de análise de água e afins. 

A terraplanagem é o pontapé inicial para que a construção se inicie de uma forma positiva e tudo ocorra exatamente como esperado diante desse início e através de cada etapa.

Entretanto, antes de iniciar a terraplenagem, é necessário retirar toda vegetação da área (se houver) e tudo o mais que possa interferir no processo. Isso garantirá a qualidade do seu solo e o tornará o mais firme e estável possível.

De nada adianta iniciar o processo de terraplanagem diante de um solo danificado e que possui essas imperfeições, pois assim em algum momento, o seu projeto pode estar em risco.

Logo, esse procedimento costuma ser acompanhado por um engenheiro ou arquiteto responsável pela execução da obra, que segue as medidas de altura estabelecidas no levantamento planimétrico do imóvel.

Por isso, antes de pensar em uma série de ações que serão importantes diante da construção, considere primeiro a terraplanagem, mantendo uma qualidade do solo única e impecável para o projeto em questão.

Qual a importância que a terraplanagem possui ?

As obras de terraplenagem são de grande importância para a engenharia civil, pois é a base da maioria dos trabalhos. Sendo exatamente um daqueles fatores fundamentais para que tudo possa ocorrer bem. 

Ou seja, por mais simples que essa tecnologia seja, ela é essencial para iniciar as obras, além do fato de que se for feita sem a supervisão de bons profissionais, problemas como erosão e deslizamentos podem aparecer no futuro.

Por isso, assim como um licenciamento ambiental deve ser considerado diante de uma construção para que tudo ocorra bem, a terraplanagem também deve estar em destaque e ser sempre realizada de uma forma assertiva.

Afinal de contas, este é um processo de remoção do solo para evitar defeitos no solo. Portanto, trabalhos de argila são usados ​​com mais frequência em locais com taludes. 

Isso pode causar problemas na construção de uma casa ou edifício. Para realizar essa façanha, o solo é retirado da parte mais alta do campo e colocado na parte mais baixa do campo.

Logo, ao se tratar do solo que é exatamente a base em relação à construção, podemos destacar uma frase extremamente conhecida e que deve ser seguida: “Todo cuidado é pouco”. Para tanto, são utilizadas máquinas, como:

  • Retroescavadeiras;
  • Pás carregadeiras;
  • Tratores de esteira;
  • Técnicas de drenagem.

Sendo assim, essas máquinas ajudam a nivelar o terreno com mais eficiência e rapidez do que se fosse feito à mão, além de garantir com que problemas sejam repelidos e garantir o máximo de precisão e assertividade.

Entretanto, antes de fazer as alterações, é necessário que a empresa contratante passe por um processo de homologação em órgãos estaduais e federais, além de ter que ser cadastrada no Diretório Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

Ou seja, além da terraplanagem, também é necessário que uma série de ações estejam sendo realizadas de uma forma positiva, mantendo tudo sob controle nesse momento de construção, considerando desde um laudo spda aos profissionais que serão contratados.

Dependendo do nível de complexidade necessário para um solo perfeito, os custos de operação podem chegar a um quinto do valor total da construção. Consequentemente, antes de escolher um terreno, é importante consultar um expert na área.

Dessa forma, a contratação de um profissional qualificado é uma das partes principais em relação a construção. 

Isso porque, essa pessoa tende a avaliar o terreno e considerar até mesmo questões, como aet dnit e tudo que seja necessário para que a construção saia exatamente como esperado.

Por que os profissionais devem se preocupar com a terraplanagem?

Assim como é importante reconhecer o preço de uma movimentação de terra ou de um equipamento, por exemplo, é também fundamental entender a relevância dessa fase, pois ela é influenciada por toda a segurança que a obra terá.

Ou seja, muito antes da contratação de um aluguel de andaimes essa fase tende a ser extremamente decisiva, garantindo com que a obra ocorra como planejado e os profissionais possam realizar seu trabalho de uma forma muito positiva.

O terreno deve ser bem preparado para seguir corretamente o projeto de construção civil. Por exemplo, sem compactação cuidadosa, o solo é vulnerável à flambagem. Isso causa impactos estruturais, rachaduras e às vezes até colapsos.

Logo, para evitar que futuras dores de cabeça aconteçam a realização da terraplanagem é uma ação que deve ocorrer e que tende a garantir resultados exatamente únicos e favoráveis.

Até mesmo a falta de nivelamento causa desregulamentação na altura até do ponto de vista construtivo. Consequentemente, se deseja trabalhar com segurança e eficiência, esta etapa não pode ser saltada.

Sendo assim, ao considerar o processo de terraplanagem e realizá-lo com eficiência já comece a pensar até mesmo em uma plataforma elevatória tesoura, pois seu projeto tende a ser um sucesso e totalmente positivo.

Afinal de contas, ao preparar o solo e demonstrar atenção desde os primeiros detalhes é bem provável que o projeto seja um sucesso e que de fato, os resultados sejam muito maiores do que se imagina.