Natureza

Energia solar fotovoltaica X termossolar: descubra as diferenças e qual a melhor opção para você

energia solar e fotovoltaica

Energia solar, como o próprio nome sugere, é a energia proveniente da luz e do calor do sol. Trata-se de uma fonte que pode ser aproveitada por meio de placas fotovoltaicas ou térmicas, gerando energia elétrica e térmica.

É considerada uma fonte de energia limpa, além de uma das principais alternativas para obter eletricidade, sem prejudicar o planeta e o meio ambiente.

A captação dessa fonte pode ser feita por meio de painéis fotovoltaicos, aquecedores solares ou usinas heliotérmicas. Ao ser captada, a luz do sol é convertida em energia.

No caso dos painéis fotovoltaicos e das usinas heliotérmicas, a luz é convertida em energia elétrica e térmica, enquanto no caso do aquecimento solar, é transformada em energia térmica.

Com os custos da eletricidade no Brasil cada vez maiores e com a conscientização a respeito da sustentabilidade, as pessoas começaram a procurar alternativas para gerar eletricidade.

Diante das possibilidades, algumas dúvidas podem surgir, por isso este artigo vai explicar as diferenças entre a fonte solar fotovoltaica e a termossolar, além de explicar como escolher a melhor opção entre elas.

Também vai falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo, o custo de instalação de cada sistema e os fatores que devem ser considerados ao decidir entre eles.

Diferenças entre energia fotovoltaica e termossolar

A principal diferença entre a fotovoltaica e a termossolar é que na segunda existe um sistema de aquecimento que esquenta apenas a água, e na primeira ocorre a produção de energia elétrica.

A fonte solar térmica é focada exclusivamente no aquecimento de água, enquanto a fotovoltaica tem como propósito produzir eletricidade para alimentar todos os equipamentos que precisam de eletricidade.

Até mesmo uma fábrica de pão de queijo pode usar um sistema de aquecimento solar, utilizando a captação de sol por meio de coletores, ou gerar energia fotovoltaica, por meio de módulos fotovoltaicos que produzem eletricidade.

Como escolher a melhor opção?

Como falado anteriormente, a fonte solar térmica serve para aquecer fluidos, enquanto a energia fotovoltaica tem como objetivo fornecer energia elétrica. O ponto em comum é que ambas utilizam o sol como fonte primária.

  O que é minério de ferro e para que é utilizado

O aquecedor de água solar é uma boa opção para quem quer economizar eletricidade, uma vez que alguns equipamentos, como no caso do chuveiro, costumam consumir muita eletricidade.

Por outro lado, implementar um sistema de energia solar fotovoltaica é interessante para compensar a eletricidade e economizar na conta de luz, mas ela não vai aquecer a água do chuveiro, das torneiras, da piscina e por aí vai.

Tanto para uma pessoa quanto para uma empresa de locação multifuncional, ambos os recursos são muito benéficos, mas para escolher entre eles, basta analisar as necessidades reais.

Vantagens e desvantagens de cada energia

A fonte solar tem suas vantagens e desvantagens, e tanto a fotovoltaica quanto a térmica possuem essas características em comum. Entre as vantagens de cada um estão:

  • Energia sustentável;
  • Sem ruídos e poluição;
  • Fácil de instalar;
  • Baixa manutenção.

A primeira grande vantagem, de ambas as fontes, é a sustentabilidade e o fato de aproveitar a fonte abundante do sol. O Brasil é um país tropical, por isso dificilmente os usuários de energia solar têm problemas.

Além disso, esse sistema não emite qualquer tipo de ruído ou poluição. Isso acontece porque utiliza um processo fotoquímico e não mecânico para produzir eletricidade, algo que acontece silenciosamente nas células de cada módulo.

O processo de instalação também é muito rápido, levando em torno de dois a três dias. As placas são fixadas em estruturas existentes nos imóveis e, caso seja necessário, é possível realizar algumas adaptações para seu melhor funcionamento.

Os usuários poderão utilizar normalmente qualquer tipo de equipamento elétrico, como ferro de passar para lavanderia, e tudo isso com um sistema de manutenção praticamente inexistente.

Entretanto, também existem algumas desvantagens em relação ao uso de energia fotovoltaica e térmica. A maior delas é o valor do investimento, algo que acaba impedindo algumas pessoas de fazer a instalação.

Outra desvantagem é a geração intermitente de energia, pois os módulos fotovoltaicos precisam da luz do sol para gerar eletricidade. Isso significa que nuvens e chuvas podem influenciar na quantidade de luz que chega até aos painéis.

Além do mais, pode ser necessário fazer algumas mudanças estéticas no imóvel, principalmente nos telhados por causa da instalação das placas.

Custo de instalação de cada sistema

Para fazer a instalação de placas solares com um gerador de 150 kWp, é necessário desembolsar um valor, mas tudo vai depender das necessidades de cada imóvel.

  Sustentabilidade empresarial: o que você precisa saber

Por exemplo, um estabelecimento comercial precisa de mais eletricidade do que uma residência, pois precisa garantir o funcionamento de letra caixa com lampadas na fachada, iluminação de todos os ambientes, entre outras necessidades.

Em uma residência, principalmente no caso de pessoas que não ficam muito tempo em casa, o custo de instalação pode ser menor. Os valores médios para consumidores finais vão depender de sua realidade.

A boa notícia é que desde janeiro de 2023 houve uma redução de 21% dos custos em relação a janeiro de 2022, o que significa que o recurso fica cada vez mais acessível ao longo do tempo.

O que considerar na hora de se decidir?

Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração na hora de se decidir entre ambas as opções.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que se trata de uma fonte renovável de energia, além de ser inesgotável. Para imóveis menores com sala planejada pequena apartamento, a energia solar é muito vantajosa porque não é poluente.

Também não precisa de muita manutenção na central de produção e os painéis solares estão cada vez mais eficientes e com custos baixos.

É importante lembrar que se trata de uma fonte viável para locais mais afastados e de difícil acesso, como no caso das residências rurais. Por causa disso, o proprietário não precisa fazer grandes investimentos em manutenção de equipamentos.

Também se trata de uma ótima fonte em países como o Brasil, tendo em vista que a radiação solar por aqui é mais intensa ao longo de praticamente todo ano.

Além do mais, a fonte solar requer áreas menos extensas para que possa ser produzida. Mesmo diante desses benefícios, é crucial lembrar que para que o painel solar seja fabricado, é necessário usar muita eletricidade.

Sendo assim, um fabricante de painel de LED externo outdoor também precisa estar preparado porque os preços de instalação costumam ser elevados em relação à produção de eletricidade por meio de fontes não renováveis.

A produção de eletricidade é variável, dependendo das condições atmosféricas. Em certos países e regiões, não é uma alternativa viável durante as épocas mais frias do ano, devido à ausência de luz em boa parte do tempo.

  Sustentabilidade empresarial: o que você precisa saber

Aliás, durante a noite, não é possível produzir eletricidade por causa da ausência da luz do sol. Em regiões localizadas em latitudes médias ou altas, a produção de energia é muito baixa durante o inverno.

Outro fator que deve ser considerado é o fato de que o armazenamento dessa opção é pouco eficiente quando se compara à geração por hidrelétrica, biomassa e combustíveis fósseis.

Por fim, para que um condomínio possa utilizar essa opção dentro dos apartamentos, na portaria virtual, áreas externas e outros ambientes, é necessário contar com um sistema eficiente de armazenamento.

De qualquer forma, o uso desse recurso é cada vez mais popular no Brasil, inclusive, o país foi o primeiro entre os subdesenvolvidos a fabricar células fotovoltaicas.

Pelo fato de estar próximo a linha do Equador, o Brasil apresenta um cenário favorável para a geração desse tipo de energia. Também é muito rico em silício, justamente a matéria-prima usada para fabricar as placas fotovoltaicas.

Isso torna o recurso mais acessível para pessoas e empresas, como no caso de uma autorizada Philips TV. De acordo com a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), existem 500 mil coletores residenciais.

A previsão é de que esse número cresça constantemente, pois embora o sistema tenha suas desvantagens, as vantagens são muito maiores e compensam os riscos.

Considerações finais

O ser humano é totalmente dependente da eletricidade, mas a geração de energia elétrica contínua no mundo todo traz muitos prejuízos para o meio ambiente.

Como alternativa para essa questão, surgiu a energia solar, que pode ser usada tanto para gerar eletricidade quanto para aquecer a água.

Por usar a fonte de luz inesgotável do sol, se mostra como um recurso sustentável e que ainda ajuda a economizar na conta de energia.

Para escolher um tipo de instalação ou até mesmo para obter as duas formas, é fundamental entender um pouco mais sobre elas e fazer uma escolha consciente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.