Natureza

O que é minério de ferro e para que é utilizado

As atividades de mineração representam um ganho extraordinário na economia de alguns países, o Brasil é um dos territórios que mais se beneficia com a extração do minério de ferro.

Outros minerais também ganham destaque, no Brasil é possível encontrar alguns minerais que são abundantes, como é o caso do nióbio.

Por outro lado, o Brasil também se destaca na produção e exploração do ferro. O ferro é explorado no formato de minério, sendo assim existem alguns tipos que são mais comuns na natureza, como é o caso da hematita e da magnetita.

No entanto, também existem outras formas de encontrar ferro, e graças a isso alguns países utilizam diferentes técnicas para exploração e transformação do minério em ferro bruto.

Aqui vamos destrinchar um pouco mais as possibilidades com minério de ferro e de que forma ele é encontrado na natureza.

O que é minério de ferro

O ferro em si é o material mais utilizado no mundo! Existe o conhecimento desse material há milhares de anos. E graças a todo esse conhecimento acumulado ao longo dos anos, existe uma área da metalurgia que apenas lida com os conhecimentos e possibilidades no uso do ferro.

Além disso, vale destacar que é a partir do ferro que se faz o aço, uma liga metálica com propriedades tão importantes que acaba sendo a mais utilizada em todo o planeta.

  Sustentabilidade empresarial: o que você precisa saber

O Brasil é um dos que mais produzem esse material, representando uma participação até mesmo superior a 70% no valor total da produção de metais do país.

O minério de ferro é a matéria-prima para a produção do ferro, sendo assim sua exploração deve ser bem elaborada e cheia de técnicas para conseguir obter o máximo de produtos desses minérios.

Características do material

Uma interessante característica do ferro é que ele pode ser obtido a partir de reações, uma das mais famosas é a oxirredução. 

Porém, existem diferenças dos outros destaques no uso e na produção desse material.

Além de ser a principal substância metálica produzida no país, ele também representa uma grande facilidade para produção de aço metálico. Também é o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre. É o segundo elemento metálico mais encontrado, ficando atrás apenas do Alumínio.

Outra característica que não pode passar despercebida é que ele é um metal bastante maleável, em outras palavras a, pode ser dobrado, laminado, distorcido ao critério de quem o utiliza. 

E graças às suas características magnéticas, também é possível encontrar esse material em forma de imãs.

Tipos de minérios de ferro

Como já foi dito, o ferro pode ser encontrado de diversas maneiras na natureza, sendo as mais abundantes a hematita e a magnetita. 

A hematita pertence ao grupo dos óxidos, e quando falamos de sua formação química podemos dizer que sua estrutura é feita em forma de hexágono. A hematita é a principal formadora do minério de ferro. 

Suas características físicas são bastante relacionadas ao brilho metálico e alguns traços vermelhos.

  Como lidar com os impactos ambientais da mineração

A magnetita, por sua vez, é um material comum também. É um óxido e apresenta uma estrutura isométrica. A característica mais importante desse material é seu forte magnetismo. 

Sua cor preta também caracteriza bastante o material, sendo este o segundo mais relevante na exploração de minérios de Ferro. 

Para que é utilizado o minério

O minério de ferro, encontrado de forma bruta na natureza, não consegue exercer nenhuma função de peso, mas com a exploração ele se torna o produto mineral mais importante de todo o mundo.

Quase tudo que conhecemos está ligado com ferro, já que o seu uso se torna extremamente importante em diversas indústrias. 

Você deve reconhecer que o ferro pode ser usado na construção de automóveis, por exemplo, mas existem algumas funções que você provavelmente não conhece.

Indústria e aplicação

É claro que o ferro possui uma alta utilização, e graças a isso diversos produtos podem ser gerados também, com o uso correto, a construção civil consegue fazer grandes mudanças na sociedade, com a elaboração de escolas, estradas, casas, ferramentas e muitos outros.

A indústria de automóveis é uma das que mais se beneficia com a utilização de produtos minerais, um exemplo disso é o uso de semicondutores em diversos carros. Também podemos considerar, algo menos tecnológico, como o uso das placas de aço para a construção da carcaça dos carros.

Aplicação dentro da indústria e de fato muito abrangente, ferramentas de ferro podem gerar outras ferramentas de ferro! Esse é um dos pontos que destaca com veemência como a utilização do ferro é abundante no nosso dia a dia.

  Como lidar com os impactos ambientais da mineração

Cada indústria, no entanto, trabalhará com diferentes formas de produção. É necessário técnica e habilidades para extrair todas as qualidades do minério de ferro, do ferro, e de seus derivados.

Ferro e o Brasil

Como já foi dito, o Brasil é um dos maiores produtores de ferro do mundo. Essa situação deve-se, principalmente por conta da grande quantidade de área para exploração de minerais

As jazidas de ferro no Brasil são consideradas um bem valioso no cenário internacional, já que muito do material é encontrado no país. Apesar de ser bastante solicitado, o Brasil não é o único país que consegue oferecer minério de ferro.

Além disso, por não ser um produto muito caro, é muito comum que ele seja negociado por um preço bem abaixo do mercado. Depois de moldado e transformado em outros tipos de materiais, o preço aumenta bastante.

Conclusão

O potencial para a exploração do minério de ferro é realmente algo a se considerar. Existem muitas facilidades na produção e no gerenciamento dos itens que são formados por esse componente.

Tanto a magnetita como a hematita e também diversos outros elementos que geram um minério de ferro podem ser encontrados no Brasil. É por conta dessa possibilidade que diversas empresas escolheram começar no país.

Empresas como a Vale e diversas outras conseguem oferecer todo o conforto na exploração e gerenciamento desse material, já que trabalham diretamente com o setor de mineração do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 10 =