Tech

e-CPF: o que é, função e tudo sobre

Adquirir um e-CPF A1 ou A3, deixou de ser apenas inovador para se tornar algo necessário em nossas vidas. Atualmente, usamos a tecnologia para quase tudo, como estudar, se comunicar e até fazer compras. Nessa toada, os documentos oficiais também se modernizaram e, com isso, veio o e-CPF. 

A época de enfrentar o trânsito e aguardar por horas em longas filas para resolver um problema já passou. Agora, o e-CPF permite que você seja identificado no mundo digital, sendo possível resolver problemas e executar processos de forma online, o que não é possível com a versão física do CPF. 

Ao longo deste post, veremos o que é o e-CPF, quais as vantagens de solicitá-lo e o que devemos fazer para adquiri-lo. Confira a seguir.

O que é o e-CPF?

Trata-se de um certificado digital, feito para ser a versão eletrônica do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Esse documento é emitido pela Receita Federal e visa identificar os seus contribuintes por meio de uma numeração que contém 11 dígitos.

Logo, o e-CPF serve para identificar o indivíduo no mundo digital, permitindo que diversos processos sejam realizados pela internet com maior praticidade do que se fossem feitos de forma física. 

Dentre os principais serviços do e-CPF está o Centro Virtual de Atendimento ao Cliente (e-CAC), com o qual é possível adquirir informações sobre os seus dados fiscais e tributários como contribuinte da receita federal. 

Além do e-CAC, é possível ter acesso a outros serviços usando o e-CPF, como: 

●     Assinar contratos com validade jurídica;

●     Criar procurações eletrônicas;

●     Declarar imposto de renda;

●     Acesso ao programa de conectividade social;

●     Participar de leilões da receita. 

Todas essas funções podem ser realizadas pelo e-CPF A1 e também pelo e-CPF A3. Algumas pessoas podem acabar confundindo o e-CPF com o e-CNPJ pelo fato de terem nome parecido, mas vamos explorar suas diferenças. 

Como esse se diferencia do e-CNPJ?

Enquanto o e-CPF é a versão eletrônica do CPF, para Pessoas Físicas, o e-CNPJ é uma versão do CNPJ, que visa identificar as empresas e as movimentações financeiras feitas pelas mesmas. Assim, apesar de ambos serem certificados digitais, eles possuem funções diferentes.

Benefícios do e-CPF

O maior benefício que o e-CPF pode trazer é a agilidade. Com ele, processos que normalmente seriam muito burocráticos e levariam horas podem ser feitos rapidamente de forma totalmente online. 

Consequentemente, isso traz outras vantagens, como a redução de custos, já que não será necessário gastar dinheiro e tempo com transportes a fim de se locomover para diferentes locais para validar os seus documentos. 

A sustentabilidade é outro benefício que o e-CPF traz. Já que os processos serão feitos de forma totalmente online, não será necessário usar papel, beneficiando o meio ambiente. Além disso, a segurança dos processos onlines também são superiores aos digitais. 

Fazendo um e-CPF

Para fazer um e-CPF, você precisa de uma Autoridade Certificadora de confiança. Para isso você tem a Valid Certificadora Digital, com a qual você poderá solicitar e fazer a emissão do seu e-CPF A1 ou A3! 

Enquanto o e-CPF A1 possui validade de 1 ano e é armazenado exclusivamente em um computador, o e-CPF A3 é válido por até 3 anos e pode ser armazenado em cartões, tokens ou nuvem. 

Ambos os tipos de certificados digitais possuem a mesma funcionalidade, assim, é só escolher onde você prefere armazená-lo e acessar o site da Valid Certificadora Digital para fazer o seu próprio e-CPF, seja ele A1 ou A3. 

Cuidados com um e-CPF

O e-CPF contém seus dados pessoais, então é fundamental tomar cuidado ao utilizá-lo. Para proteger as suas informações e afastar possíveis ataques cibernéticos, crie uma senha forte com combinação de vários caracteres. 

Também é preciso estar atento ao prazo de validade do seu certificado, já que quando ele atingir o prazo máximo, perderá sua validade e não poderá mais ser utilizado. O ideal é encaminhar a renovação do certificado antes mesmo do prazo acabar. 

Por fim, para realizar a emissão do seu e-CPF, procure uma Autoridade Certificadora que possua credibilidade, como a Valid Certificadora Digital, onde você poderá solicitar o seu e-CPF de forma prática e segura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =