Natureza News Tech

Descubra o futuro das usinas de energia renovável no mundo

Imagem de Reprodução

A demanda por energia renovável é impulsionada por várias megatendências globais, como a urbanização, propulsão elétrica e transformação digital, que através da sua aplicação tendem a ter um impacto mundial totalmente positivo.

Consequentemente, tecnologias mais sustentáveis ​​e favoráveis ​​ao clima são necessárias para atender ao aumento da demanda, continuando a perseguir as metas do acordo climático de Paris.

A energia hidrelétrica é a única energia renovável capaz de gerar eletricidade em larga escala. Provando ser uma fonte confiável e limpa por séculos. Hoje, representa 16% da geração global de eletricidade e dois terços da geração renovável.

Ou seja, diante desse cenário e dos dados destacados, fica claro que a energia renovável está se tornando cada vez mais importante e poderá figurar metade da eletricidade distribuída no mundo até 2050.

Sendo assim, investir em energia renovável é uma ação necessária desde a sociedade e o mundo em si até uma empresa que trabalha com engrenagens para correntes de rolos.

A demanda de eletricidade nas próximas três décadas pode ser 60% maior do que hoje e, de acordo com um relatório da Bloomberg NEW, espera-se que mais de US$ 13 trilhões sejam investidos em novos projetos em todo o mundo.

Este processo deve ocorrer tanto por razões econômicas quanto ambientais, por isso estar por dentro das características em relação à energia renovável e realizar a sua aplicação é algo necessário diante da importância desse meio de energia e de toda a sua proporção.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente a energia renovável, fazendo com que você entenda a sua significação e relação com o mundo, suas principais vantagens, por que o investimento nesse tipo de energia tem crescido e quem está investindo nesse tipo de energia.

O que é energia renovável?

A energia renovável é a energia obtida a partir de recursos renováveis, ou seja, recursos que não se esgotam. Mas afinal, o que é um recurso que não vai acabar?

Dois exemplos desse tipo de recurso são o sol e a água da chuva, atos da natureza que não requerem intervenção humana para existir e possuem um ciclo contínuo e que se replica sem interferência humana.

  Principais dicas de web design para utilizar em 2022

Poucos recursos são finíssimos, como os derivados de nafta. Então a ideia da energia renovável é escolher fontes naturais que sejam incessantemente renováveis.

Ou seja, quando uma empresa de rolamentos agrícolas utiliza da energia renovável e da sua aplicação, a sua existência não está em risco e de fato essa pessoa está explorando um recurso totalmente positivo.

Alguns exemplos de energia renovável incluem hidro (água), solar (sol), eólica (vento), biomassa (matéria orgânica), marés (marés e ondas) e energia geotérmica (calor vindo do centro da Terra).

Embora essas fontes sejam renováveis, elas dependem de ciclos naturais, que podem levar algum tempo para serem restabelecidas. Um exemplo é durante a estação seca que afeta a geração de energia hidrelétrica.

Por isso, por mais que essa energia seja positiva e até mesmo uma das mais recomendadas a se utilizar, é necessário ter cautela e saber exatamente em como aplicar e explorar esse recurso de uma forma precisa.

Principais vantagens da energia renovável

Cada vez mais tem ficado claro o quanto a energia renovável é algo necessário e o futuro do planeta, pois através da sua aplicação se tem benefícios que tendem a impactar diversos âmbitos da sociedade.

Logo, para que você, diante da sua empresa de instalação de sprinklers, entenda o quanto o investimento nesse tipo de energia é necessário, confira algumas das suas vantagens e fique por dentro desse tipo de energia essencial para todo o mundo.

1 – Capacidade de armazenamento

O armazenamento bombeado é realmente vital para o fornecimento seguro, sustentável e econômico de energia renovável, pois eles representam os únicos sistemas capazes de armazenar energia em escala industrial, como as baterias.

Isso permite complementar a energia eólica e solar, dependendo das condições climáticas, tornando a ideia ainda mais eficaz para compensar as variações entre excesso e escassez.

Na verdade, o armazenamento bombeado oferece capacidade de resposta comprovada a essas variações na demanda com sistemas modernos que podem entrar em operação em apenas 30 segundos após o desligamento de uma usina eólica ou solar.

Portanto eles podem dar uma contribuição significativa para a regulação e estabilização da rede elétrica. A combinação especial de armazenamento, energia de backup e flexibilidade torna as usinas hidrelétricas reversíveis verdadeiras usinas multifuncionais para garantir a adequação do sistema.

Ou seja, ao considerar sua empresa, por exemplo, que trabalha com fluido de corte para usinagem, a capacidade de armazenamento da energia renovável pode fazer toda a diferença em relação ao futuro do planeta e a forma como lidamos com essa questão. 

  Conheça quatro dicas para economizar na compra de um carro

2 – Previne emissões desnecessárias

Essa capacidade de armazenamento, aliada a baixas emissões de carbono, torna a energia hidrelétrica um recurso valioso para atender às metas governamentais de redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Ao gerar eletricidade a partir da hidrelétrica em vez do carvão em 2017, o mundo evitou até 4 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa, o equivalente ao total de emissões da associação Europeia naquele ano.

Além disso, as usinas hidrelétricas tradicionais, conhecidas como usinas run-of-the-mill, também podem contribuir para a expansão da produção de hidrogênio verde, proporcionando mais de 6.000 horas de operação por ano em plena carga a baixo custo.

Sendo assim, diante desse alerta destacado, a energia renovável deve fazer parte de diversos processos estando presente através da criação de um motor de corrente alternada até aparelhos tecnológicos.

3 – Potencial a ser explorado

A capacidade instalada atual das usinas hidrelétricas varia de menos de 100 kW a mais de 20 GW. No entanto, na maioria dos países desenvolvidos, o potencial tecnológico da energia hidrelétrica ainda não foi esgotado.

Os principais países produtores de hidrelétricas são:

  • China;
  • Brasil;
  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Índia.

Juntos, a China e o Brasil operam as maiores usinas do mundo: a barragem das Três gargantas, Itaipu e Xiluodu, cada uma com capacidade instalada de mais de 10 GW a mais de 20 GW.

Usinas de energia como essas demonstram claramente como a energia hidrelétrica tem sido capaz de fornecer eletricidade de forma viável para incontáveis ​​milhões de pessoas por décadas.

Mas o enorme potencial de produção de energia em países emergentes e de menor escala ainda não foi maximizado. Tem um efeito muito positivo em usinas hidrelétricas de até 30 MW.

Em algumas áreas remotas e montanhosas, usinas hidrelétricas de pequena escala garantem um fornecimento de energia local estável, levando eletricidade a milhares de pessoas.

As sociedades rurais com pequenas manufaturas podem se beneficiar imensamente de redes de usinas hidrelétricas bem associadas.

Assim, eles são frequentemente um precursor do desenvolvimento econômico e social e mantêm sua posição como uma das fontes de energia renovável mais confiáveis ​​e econômicas.

É também porque dezenas de milhares de represas existentes, pequenas represas e eclusas podem ser imediatamente postas para geração de energia hidrelétrica.

  17 dicas para reformar uma casa antiga

Além disso, a modernização das instalações existentes é de extrema importância para garantir a segurança da base instalada ou mesmo atualizar com tecnologia de ponta que permita uma produção de energia mais eficiente.

Por isso, diante do potencial a ser explorado em relação às energias renováveis, é necessário que esse tipo de energia seja aplicado desde uma empresa que trabalha com relé de segurança a empresas que já são referência no mercado.

Por que cresce o investimento em energia renovável?

Para cumprir os requisitos do acordo de Paris, do qual o Brasil também participa, é fundamental reduzir o uso de combustíveis fósseis e investir em energia eólica, solar, entre outras, a partir de processos limpos e que não agridem o meio ambiente.

Outro fator importante é o mercado de combustíveis fósseis, dominado por poucos agentes, que controlam o preço e a distribuição do petróleo ao redor do mundo, inclusive com efeitos geopolíticos avassaladores nas últimas décadas.

Além disso, o custo de instalação e operação de sistemas de energia eólica foi reduzido em 49% e o de energia solar em 85% desde 2010, o que também está impulsionando o investimento nessas fontes de energia renováveis.

Por serem opções limpas e baratas, as energias renováveis ​​estão conquistando espaço em projetos de governos, em uma empresa de calibração de instrumentos e até mesmo nas residências.

Quem está investindo em energias renováveis?

A Europa é um grande investidor em energia renovável e já se espera que quase 100% de sua produção de energia venha de fontes renováveis ​​até 2050.

Outras grandes nações do mundo, como China, Índia e Estados Unidos, também estão investindo pesadamente em fontes renováveis.

Mesmo sendo um dos países com maior potencial de produção de energia solar, o Brasil ainda tem muito a melhorar em sua matriz energética, parques eólicos e solares.

Painéis solares flutuantes em uma represa hidrelétrica estão atualmente em construção em todo o país, mas ainda não há incentivo para fazer essa mudança. No entanto, já existem alguns mecanismos na lei que fornecem incentivos para empresas e indivíduos investirem em energia solar.

Uma das líderes no mercado de energia renovável no Brasil, a Setentrional Solar, oferece sistemas de energia solar fotovoltaica para quem deseja levar energia limpa e acessível para sua empresa, por exemplo, de relé falta de fase ou até mesmo sua residência.