Beleza e Saúde

Consumo de café influencia em artérias mais limpas

Você pode ter ouvido falar que o café faz mal ao coração, mas essa informação é, de fato, correta? A resposta é mais difícil do que parece à primeira vista, porque há muitos fatores que precisam ser levados em consideração.

A saúde do coração e a quantidade de café consumida estão entre elas, tanto em relação à quantidade de copos quanto à concentração de cafeína. Pois, grandes quantidades de cafeína aceleram o coração, o que não é ideal para pessoas com hipertensão.

Mas, o café está longe de ser um vilão da saúde! Continue lendo este conteúdo para saber como o café influência em artérias mais limpas e outros benefícios dessa bebida!

Café ajuda a limpar as artérias

A American Heart Association publicou um estudo que revela as vantagens de beber café todos os dias. Pela primeira vez, foi demonstrado que o café ajuda a “limpar” os vasos sanguíneos e ativa a pressão arterial aumentando o fluxo sanguíneo.

Mais de 25 mil pessoas, homens e mulheres, que participaram de exames de saúde de rotina em seus locais de trabalho foram examinados no estudo.

As pessoas que bebiam quantidades moderadas de café (entre três a cinco xícaras por dia) tinham um risco menor de apresentar os primeiros sintomas de doença cardíaca durante os exames médicos.

Segundo os dados apresentados, os participantes que tomaram uma xícara de café por dia tiveram um aumento de 30% no fluxo sanguíneo ao longo de um período de 75 minutos em comparação com aqueles que tomaram café descafeinado.

Três parâmetros – pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de resistência vascular – serviram de base para a análise. Para cada voluntário, os pesquisadores forneceram uma xícara de café de 150 ml, alguns dos quais incluíam cafeína e outros não.

O fluxo de sangue através dos vasos foi então testado usando o sistema não invasivo de laser Doppler, que mede o fluxo sanguíneo em escala microscópica. Dois dias depois, eles repetiram a experiência de modo invertido, com os voluntários consumindo o café que não haviam consumido na fase inicial.

Os resultados exibiram que, se comparado com o café descafeinado, o café normal causou um leve aumento na pressão arterial dos participantes e melhorou a função da parede interna dos vasos sanguíneos.

Os níveis de frequência cardíaca entre os dois grupos foram iguais. A pesquisa acrescenta detalhes a estudos anteriores que demonstraram que o consumo de café está associado a um menor risco de morte por doenças cardíacas e derrames, incluindo ateromatose e AVC.

Efeitos no coração

Os efeitos que o café gera na saúde do coração continuam a levantar questões. Alguns estudos ligam o consumo de cafeína a fatores de risco cardiovascular, como colesterol alto ou pressão arterial. Outros sugerem proteção cardíaca, na realidade.

Neste estudo, exames médicos foram utilizados para avaliar a saúde do coração dos voluntários. Os pesquisadores procuraram qualquer doença nas artérias coronárias, também conhecidas como artérias responsáveis por irrigar o coração.

Essas artérias ficam bloqueadas nas doenças coronárias como resultado do acúmulo progressivo de substâncias gordurosas em suas paredes.

Para ter uma ideia preliminar de como esse processo da doença ocorre, os pesquisadores usaram técnicas para ver os pequenos depósitos de cálcio nas paredes das artérias coronárias.

Nenhum dos incluídos no estudo apresentava sintomas visíveis de doença cardíaca, porém, mais de um em cada 10 apresentava depósitos de cálcio visíveis em seus exames.

Os pesquisadores então compararam os resultados do teste com o consumo diário de café observado por cada funcionário, levando em consideração potenciais fatores de risco cardiovascular adicionais, tais como:

  • Tabagismo;
  • Exercícios físicos;
  • Histórico familiar de problemas cardíacos.

As pessoas que bebiam algumas xícaras de café por dia tinham menor chance de ter depósitos de cálcio nas artérias coronárias do que aquelas que bebiam mais ou simplesmente nenhuma.

Outros benefícios do café

Uma das bebidas mais apreciadas no mundo, o café permeia o dia a dia das pessoas. Essa bebida é ainda mais apreciada no Brasil do que no resto do mundo.

Segundo o Governo Federal, os brasileiros consomem até seis vezes mais café do que o resto do mundo. Mais de 21 milhões de sacas são consumidas todo ano, representando 13% do que é consumido nos outros países.

Confira logo abaixo alguns benefícios dessa bebida!

1. Melhora a memória e concentração

Devido ao seu alto teor de cafeína, que estimula o sistema nervoso central, o café ajuda a melhorar a memória e o estado de alerta, bem como a concentração e a redução do sono.

2. Evita a depressão

O polifenol presente em grande quantidade no café combate os radicais livres e reduz a inflamação no sistema nervoso central, o que reduz a ansiedade e melhora o humor, prevenindo episódios depressivos.

3. Ajuda a combater dores de cabeça

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do café ajudam a diminuir e prevenir dores de cabeça, inclusive enxaquecas.

4. Diminui o diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o consumo de café está ligado a uma menor incidência de diabetes tipo 2.

A maioria das pesquisas sobre o assunto indicou redução no risco de doenças de até 35%. Beber até 6 xícaras de café por dia aumentou os benefícios, enquanto a incidência de doenças diminuiu à medida que o consumo aumentou.

Tudo aponta para a possibilidade de que as propriedades antioxidantes do café possam melhorar o metabolismo da glicose quando consumido com moderação.

5. Protege contra o Alzheimer  

Um estudo da Universidade do Sul da Flórida e da Universidade de Miami acompanhou os processos de memória e pensamento de 124 pessoas com mais de 65 anos e constatou que aqueles que tinham níveis mais altos de cafeína no sangue eram menos propensos a desenvolver a doença de Alzheimer.

Além disso, o café era a principal ou única fonte de cafeína para essas pessoas.

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, o café, quando consumido com moderação, pode gerar uma série de benefícios para a mente, o coração e muitos outros órgãos do nosso corpo!

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Conhece alguém que adora uma xícara de café quentinho? Não esqueça de compartilhar com seus amigos este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezoito =