Beleza e Saúde

Clareamento à laser: entenda como é feito o procedimento

Quer aprender a como remover aquelas manchas ou a aparência de dentes mais escuros além do uso das facetas odontológicas? O clareamento à laser é a sua solução!

Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias sobre os tratamentos de clareamento dental a laser.

Vamos explicar como funciona o processo, quem pode fazer, o que fazer e o que não fazer para manter os resultados, e quais as vantagens sobre o método caseiro, então fique atento!

O que é o clareamento dental a laser?

O clareamento dental é um procedimento realizado para restaurar a cor natural dos dentes que podem ter escurecido ao longo do tempo devido aos efeitos do tempo ou a certos problemas bucais como a cárie, que se muito avançada, pode ser preciso a utilização de uma prótese dentaria.

O tratamento utiliza um produto específico em forma de gel aplicado diretamente nos dentes para remover o pigmento que causa manchas e escurece o sorriso. 

Esses pigmentos são geralmente causados ​​pela alimentação e pelo tempo, mas também podem ser resultado de certos hábitos (como fumar) ou doenças genéticas.

Os pigmentos penetram no esmalte até atingirem a dentina e ali se acumulam, escurecendo os dentes ou causando manchas.

Para tratar esse problema e restaurar uma aparência mais natural, os géis clareadores contêm um agente que destrói essas moléculas e devolve a brancura aos dentes: o peróxido de hidrogênio. 

Como o clareamento à laser funciona?

O clareamento dental a laser também é feito com um gel clareador, mas no processo o produto é utilizado em maior concentração. Para estimular o gel, os dentistas tratam com luzes LED, responsáveis ​​por ativar substâncias capazes de destruir as moléculas de pigmento presentes nos dentes.

Para realizar o procedimento, o dentista protege os lábios e gengivas para evitar o contato com o gel clareador. Em seguida, aplique o produto diretamente nos dentes e deixe agir por aproximadamente 15 a 45 minutos (o tempo pode variar de acordo com o paciente).

Antes de esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o tratamento, vale ressaltar que o laser utilizado é de baixa potência e esse método de clareamento só pode ser feito em consultório odontológico supervisionado por profissional.

Também é importante afirmar que o procedimento não irá enfraquecer ou deixar os dentes sensíveis, então você pode ficar tranquilo.

Com essas informações preliminares em mente, é hora de respondermos a algumas das perguntas mais quentes sobre clareamento dental a laser para você:

  1. Quantas sessões são necessárias?

Os tratamentos de clareamento a laser são feitos em uma ou mais sessões, mas somente seu dentista pode definir a duração adequada para o seu caso e o valor clareamento dental.

A quantidade varia de pessoa para pessoa e depende de quão escurecidos os dentes estão.

Em média, o clareamento a laser geralmente não leva mais de três sessões de cerca de uma hora cada.

  1. Quem pode fazê-lo?

De modo geral, qualquer pessoa com boa saúde bucal pode se submeter ao clareamento dental a laser.

Não há contraindicações e efeitos colaterais, mas é sempre importante consultar um dentista profissional para confirmar que você pode realmente receber esse tipo de tratamento sem problemas.

Isso porque, às vezes é melhor finalizar um tratamento para depois clarear seus dentes. Por exemplo, se você utiliza um aparelho de porcelana, é melhor fazer o procedimento só após a retirada dos braquetes.

A única ressalva aqui são os implantes dentários: por serem dentaduras, os procedimentos de clareamento dental não podem branqueá-los.

O clareamento só tem sua realização possível em dentições naturais, pois os pigmentos. No caso de facetas, o recomendado é a manutenção e troca delas.

  1. Quais são as vantagens?

Existem diversos tipos de clareamento dental. Logo, é importante ter em mente que o clareamento a laser não é o único método disponível para pessoas que desejam restaurar a cor dos dentes.

Com isso em mente, é comum se perguntar por que o tratamento a laser deve ser sua escolha, certo? Veja alguns dos benefícios do clareamento dental a laser:

  • Agilidade;
  • Ótimo para Condições Sensíveis;
  • Realce;
  • Mais Confortável.

Vale lembrar aqui que a escolha do tratamento deve ser feita com o seu dentista. Somente um profissional pode te indicar o método mais vantajoso e todos os detalhes do procedimento para alcançar o resultado desejado de forma segura e tranquila.

  1. O efeito clareador é para sempre?

O mesmo pigmento que fazia os dentes escurecerem antes do tratamento continua fazendo parte da rotina, assim como os efeitos do tempo continuam afetando a cor do esmalte dos dentes, o desgaste é um processo natural.

Ainda assim, os resultados duram anos e você sempre pode repetir o processo se achar necessário.

A duração do clareamento dental varia entre um e três anos, dependendo dos cuidados que você toma durante esse período.

  1. Como manter os resultados?

O primeiro passo para manter os dentes mais brancos por mais tempo é cuidar da saúde bucal.

Isso significa manter uma higiene adequada diariamente, escovar e usar fio dental pelo menos 3 vezes ao dia, além de visitas regulares ao dentista para verificar seu sorriso.

Outras ações importantes incluem dar atenção especial à sua dieta: evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas com alto teor de corantes, como café, chá e refrigerantes, pode ajudar bastante.

A progressão e as indicações para o tratamento podem variar de acordo com suas necessidades, por isso a avaliação e o acompanhamento profissional são essenciais para garantir um processo seguro e um resultado bem-sucedido. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − três =