Blog

Calculadora de concreto: qual é a importância para a sua obra?

Calculadora de concreto

O concreto é um dos materiais mais consumidos em qualquer obra. Ele é matéria-prima obrigatória para pequenas, médias ou grandes empreendimentos. Estima-se que são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto por ano. Sabe o que isso significa? Uma média de consumo de 1,9 tonelada de concreto por habitante/ano.

Assim, o concreto é uma das matérias-primas com maior impacto no orçamento de uma obra. Por isso, usar uma calculadora de concreto para estimar a quantidade necessária deste insumo de maneira precisa é fundamental.

Calculadora de concreto: a importância de calcular o uso do concreto em uma obra

Antes de explicar sobre como funciona a calculadora de concreto, é necessário padronizar qual será a unidade de medida utilizada.

No geral, utiliza-se o padrão do Sistema Internacional de Unidades. Assim, a unidade de medida do volume usado na calculadora de concreto é m³, ou seja, metros cúbicos.

Grande parte das obras, seja para ter mais eficiência ou pela qualidade, optam pelo concreto pronto, também conhecido como concreto usinado. O concreto usinado é aquele preparado em concreteiras e é  transportado até o canteiro por caminhões betoneiras, sendo que os seus requisitos técnicos estão definidos na NBR 7212.

Desta forma, quando se fala em concreto usinado ou concreto pronto, ele é comprado por m³, ou seja, para saber quanto comprar no total é necessário calcular o volume das peças que serão construídas na obra. As principais peças que servirão como base para a calculadora de concreto são:

  • Sapatas;
  • Viga baldrame;
  • Colunas;
  • Vigas;
  • Lajes.

Além disso, é importante destacar que há formas diferentes de métodos que serão usados na calculadora de concreto de acordo com volumes planos e volumes cilíndricos.

Calculadora de concreto para volumes planos

Quando se trata de calculadora de concreto para volumes planos em m³, é muito fácil: utiliza-se a largura multiplicada pelo comprimento e altura. Exemplo: caso a laje que será construída tiver 18m de largura, 10m de comprimento e 10cm de altura (aqui, é necessário transformar cm para m), a conta fica da seguinte forma:

  • V = 18,00 x 10,00 x 0,10 = 18m³

Calcular concreto para volumes cilíndricos

Já no caso de volumes cilíndricos como, por exemplo, estacas, a fórmula para o cálculo de volume do concreto é um pouco mais complexa. Ela passa a ser:

  • V = Pi x R² x H.

Onde:

  • V = volume;
  • Pi = 3,1416;
  • R² = raio ao quadrado (cuidado: aqui é quadrado e não multiplicar por 2);
  • H = altura.

Como calcular concreto: o funcionamento da calculadora de concreto

Obviamente que fazer todos esses cálculos individuais para uma obra será muito trabalhoso. Por isso, utilizar uma calculadora de concreto irá facilitar esta estimativa, assim como evitar desperdícios.

Depois de usar a calculadora de concreto, o importante é seguir alguns passos antes de comprar concreto usinado com o fornecedor. O que é preciso levar em consideração antes de comprar concreto pronto:

  • Informações precisas: fornecer as informações com exatidão. As usinas de concreto necessitam de alguns parâmetros para poderem orçar o concreto usinado.
  • Planejamento do cronograma da obra: quando falamos de obra, independentemente do tamanho e da complexidade, o planejamento é fundamental, pois há diversas variáveis que podem impactar no cronograma e no orçamento.
  • Organização do dia da concretagem: É necessário preparar toda a equipe para o dia da concretagem.
  • Verificação da estrutura: É fundamental verificar se toda a estrutura que irá receber o concreto usinado está apta para a chegada do caminhão.
  • Pesquisar e comparar os fornecedores de concreto usinado: Existem várias empresas que fornecem concreto usinado. Por isso, é importante observar a qualidade do concreto usinado, a disponibilidade do fornecedor, a localização e os preços.

Depois de tomar esses cuidados, e usar a calculadora de concreto, basta seguir à risca o projeto da obra para que todas as fases ocorram de maneira segura e o resultado seja de qualidade. É importante destacar que a qualidade do concreto, assim como a correta execução do projeto, são fundamentais para garantir a segurança dos funcionários da obra, dos fornecedores, demais transeuntes e, com a finalização do empreendimento, os seus usuários ou moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 3 =