Negócios e Política

6 formas de diferenciar o seu marketing de conteúdo

O hábito e preferência dos consumidores tem mudado a cada dia que passa e muitos na atualidade estão priorizando toda a sua experiência antes de tomar qualquer decisão em relação a empresa, pensando dessa forma, existe uma estratégia que vem se destacado das demais justamente por gerar engajamento e fazer com que o cliente chegue até o empreendimento: o marketing de conteúdo. 

Para quem não conhece, esse é um conceito que se baseia em produzir conteúdos relevantes com a finalidade de atrair novos consumidores, gerar relevância e autoridade para a marca, aumentar suas vendas e fidelizar os seus clientes. 

Essa é definitivamente, uma das estratégias mais concisas e assertivas que temos no marketing atual, o problema é que ela já não é mais uma novidade, muitos empresas já têm utilizado ela como carro-chefe devido a sua eficiência orgânica e altos resultados com um ótimo custo-benefício, ajudando a ventilar as estratégias mais antigas como um exaustor centrífugo faz em uma indústria. 

Mas como fazer com que o marketing de conteúdo da sua empresa seja diferente dos demais que vemos no mercado? Bom, no texto de hoje, separamos 6 formas de diferenciar seu marketing de conteúdo e fortificá-lo para se destacar dos demais, bora conferir? Então vamos lá!

  • Marketing de conteúdo humanizado

Muitas empresas se preocupam com a quantidade no lugar da qualidade, o que acaba fazendo com que elas produzam uma boa demanda dentro do seu marketing de conteúdo, mas grande parte deles não se aprofunda na qualidade, o que acaba sendo mal-visto por grande parte dos usuários.

Sendo assim, se você quer fazer diferente procure criar conteúdos de alta qualidade acima da produção de uma alta demanda,e  mais do que isso: foque na parte humanizada. 

Por mais que você queira gerar tráfego e aumentar os acessos, lembre-se que está produzindo para seres-humanos, então busque fazer a produção dos conteúdos de forma mais próxima, personalizada, como se estivesse em uma conversa com o seu leitor, tenha empatia, selecione dúvidas relevantes, e sempre trabalhe visando o seu público. 

  • Beyond Search Rankings

Beyond Search Ranking, ou “além da classificação de pesquisas”, é um conceito que vem crescendo dentro do marketing de conteúdo justamente por ir além daquilo que estamos habituados a ver, esqueça um pouco as keywords, e foque na experiência acima disso.

Esse termo significa coletar dados e separar tópicos que tenham valor para os usuários, porém são mais “raros”, às vezes por sua especificidade ou até mesmo sua dificuldade, então faça uma pesquisa e confira alguns desses assuntos para serem replicados.

Isso vai te ajudar a ter uma dimensão maior de assuntos específicos e que te darão um diferencial em comparação aos outros, aumentando as chances de você usar sua bobina de papel e fechar uma transação no final de tudo. 

  • Auditorias periódicas de conteúdos

Se você trabalha com marketing de conteúdo a algum tempo, você provavelmente deve possuir um acervo enorme de conteúdos dentro do seu site, blog, redes sociais ou canal do youtube, certo?

O problema é que grande parte desse conteúdo não obteve o resultado esperado, ou está duplicado, e até mesmo, pode ser explorado de outras formas, para descobrir isso, recomendamos a realização de auditorias periódicas de conteúdos, de 2 até 3 vezes por ano.

Essa ação vai te auxiliar a encontrar conteúdos que podem ser modificados e reaproveitados, além daqueles que devem ser excluídos pelo seu baixo rendimento, procure encontrar e fazer uma filtragem em todos eles, isso pode melhorar o SEO do seu site e otimizar sua página de forma geral. 

  • Diversificação nos formatos com foco no audiovisual

Se você acha que o marketing de conteúdo se resume a textos em blog saiba que está totalmente enganado, assim como rótulos adesivos possuem diferentes cores, aqui temos uma grande variedade de conteúdos que você pode (e deve) explorar. 

Procure diversificar ao máximo o formato dos seus conteúdos tendo como foco principal justamente o mercado audiovisual, conteúdos em vídeo e podcasts estão em alta, então procure abusar dessa tendência.

Infográficos, e-books, posts, entre outros, tudo isso ajuda você a alcançar um público maior e diferente, fazendo com que os resultados sejam mais eficientes e em maior escala. 

  • Conteúdos interativos

Na atualidade, os usuários procuram por algo que se destaque, chame a atenção e mais do que isso: que eles possam ter algum tipo de interação com aquilo, muitos acreditam que uma simples leitura de blog pode ser algo monótono e pouco relevante naquele momento.

Dessa forma, os conteúdos interativos aparecem como uma das melhores opções dentro do mercado, justamente por fornecer essa interação e dinamismo entre a pessoa e a empresa. Esse conceito nada mais é do que um conjunto de materiais no qual os usuários podem realizar interações.

Entre os principais exemplos, podemos destacar o quiz, a planilha, a calculadora, infográfico e o mapa interativo, procure esses diferentes formatos e aplique em suas estratégias para trazer algo novo e diferente ao público. 

  • Parcerias com influenciadores digitais

Que tal divulgar a sua empresa usando o conteúdo de outras pessoas? Esse pode ser um grande diferencial, ainda mais se você conseguir fechar parcerias com influenciadores digitais, eles estão em alta no mercado, possuindo uma base sólida e fiel de fãs que com certeza prestam atenção para aquilo que eles falam. 

Sendo assim, você pode fechar uma parceria rentável com os mais diferentes influenciadores, essa é uma forma de montar um conteúdo porém que será divulgado e publicado por outra pessoa, podendo potencializar seus resultados.

Essa é uma forma flexível, assim como um toldo articulado, de encontrar soluções inteligentes e diferentes de se destacar dentro desse mercado.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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