Auto e Moto

10 dicas para quem vai começar a dirigir

Saiba aqui como dirigir com segurança e tranquilidade!

Precisa enfrentar o trânsito caótico das cidades, mas ainda é inexperiente? Então, saiba aqui algumas dicas importantes para quem vai começar a dirigir e assim ter mais segurança e tranquilidade.

Afinal, o trânsito nas cidades e estradas está cada vez mais movimentado e é normal ficar inseguro e nervoso se ainda não tem experiência. No entanto, se você tomar alguns cuidados e precauções vai poder sair por aí dirigindo sem problemas e preocupações. Então, acompanhe!

10 dicas para quem vai começar a dirigir

Listamos aqui algumas dicas importantes para você começar a dirigir. Confira e fique mais tranquilo e despreocupado ao volante!

1 – Só dirija com habilitação

Pois bem, seja com carro ou moto, é essencial que você tire sua habilitação antes de dirigir por aí. Aliás, muita gente comete o erro de não se habilitar e acaba colocando a própria vida e das outras pessoas em risco.

Afinal, ter a CNH é obrigatório por lei para quem dirige e, sem ela, o motorista está sujeito a multas e apreensão do veículo.

Então, antes de começar a dirigir, é preciso fazer as aulas teóricas e práticas e o exame do DETRAN para obter a sua CNH.

2 – Conheça o carro antes de sair dirigindo

Uma dica legal é que você deve ficar mais íntimo do carro antes de começar a dirigir. Ou seja, com o carro parado, faça um treino prévio utilizando os equipamentos que estão à sua disposição.

Assim, ligue e desligue o veículo, troque de marchas e acione o freio de mão. E ainda, saiba onde ficam todos os controles e botões que acionam os faróis, as setas e os ajustes automáticos dos retrovisores.

Além disso, verifique no porta-malas como estão dispostos o pneu sobressalente e o macaco para você não se atrapalhar se precisar trocar um pneu furado.

3 – Peça ajuda a um motorista experiente

Ao sair pela primeira vez, não se acanhe e peça ajuda a algum parente ou amigo que já dirija a mais tempo para que ele te oriente. Desse modo, ele pode indicar o momento certo de mudança de faixa, como fazer curvas com segurança e como subir ladeiras, por exemplo.

4 – Não use o celular

Muito bem, esse é um dos maiores erros que os motoristas cometem enquanto estão dirigindo. E, além de ser proibido, é uma prática bastante perigosa.

Pois, ao usar o celular enquanto dirige, o motorista perde a concentração e o total controle do volante, e o risco de causar um acidente é muito grande.

Portanto, não caia na tentação de ficar olhando as mensagens que chegam. E, se for realmente necessário, pare o carro para utilizar o celular e somente depois continue seu trajeto.

5 – Cuidado com a sua postura

Pois bem, é importante que mantenha uma postura correta e confortável, principalmente se for dirigir por períodos prolongados.

Desse modo, procure se manter com a coluna reta e os braços esticados, posição que dá maior agilidade e firmeza para manejar o volante.

E ainda, procure não manter o banco em uma posição em que fique com o corpo muito próximo ao volante, pois isto dificulta o controle do veículo.

6 – Dirija com calma bastante atenção

No trânsito pesado das cidades, é fundamental que você dirija sempre com calma e muita atenção em tudo que está à sua volta.

Assim, evite fazer manobras bruscas, utilize sempre os espelhos retrovisores e observe os outros veículos que vão à frente e atrás do seu.

E tome atenção redobrada com a movimentação de motos, pois é comum acidentes com elas.

Portanto, fique atento ao fazer curvas, evite frenagens bruscas, não faça ultrapassagens arriscadas e cuidado ao desviar de obstáculos e buracos.

7 – Mantenha uma distância segura dos outros veículos

Pois bem, dirigir colado ao veículo que vai à sua frente é uma prática comum entre os motoristas, mas que causa muitos acidentes.

A qualquer freada brusca do outro veículo, a possibilidade de haver uma colisão é muito grande, pois não haverá a distância necessária para que ocorra a parada do carro.

Desse modo, procure sempre manter uma distância segura durante todo o tempo do seu trajeto para garantir a sua segurança.

8 – Situações de risco

Acidentes são imprevisíveis e podem ocorrer a qualquer descuido do motorista. Por isso, evitar algumas situações de risco pode prevenir que você sofra algum sinistro indesejável.

Assim, se for dirigir à noite, tenha cuidado redobrado ao volante. O mesmo se aplica em dias de chuva quando as pistas ficam escorregadias e por isso é preciso dirigir com muita atenção.

E, sempre que for possível, evite transitar em ruas alagadas, pois nunca se sabe se vai acabar ficando preso em algum local de risco.

9 – Mantenha o veículo com os equipamentos em ordem

Para uma direção tranquila e segura, uma das dicas mais importantes para quem vai começar a dirigir é manter os equipamentos do seu veículo sempre em bom funcionamento para evitar problemas desnecessários.

Um dos itens mais importantes de um veículo é o cinto de segurança, portanto é essencial que todos estejam bem posicionados e apresentem um bom funcionamento.

Afinal, o uso de cinto de segurança pelos ocupantes do veículo reduz drasticamente o risco de danos pessoais mais sérios em caso de acidentes.

Além do cinto, outro item muito importante são os pneus do veículo. Desse modo, mantenha os pneus sempre com a calibragem correta indicada pelo fabricante e troque-os regularmente devido ao seu desgaste.

E ainda, mantenha os espelhos retrovisores na posição ideal para que possa visualizar rapidamente os outros veículos.

Pois, de maneira geral, os automóveis apresentam os chamados “pontos cegos”, onde não se pode ver o veículo mais próximo ao fazer alguma manobra.

E também, verifique regularmente o funcionamento das luzes dianteiras e traseiras e de todas as setas indicativas de mudança de direção, luzes de freio e de ré.

Afinal, esses procedimentos garantem a você mais segurança e tranquilidade enquanto está dirigindo.

10 – Não carregue pesos desnecessários

Por fim, trafegar com o porta-malas cheio de materiais desnecessários que só fazem peso pode comprometer a estabilidade e dirigibilidade do veículo. Portanto, evite levar muito peso.

Além disso, respeite o número máximo de passageiros que o veículo comporta. Principalmente para que todos estejam usando o seu cinto de segurança para evitar maiores danos em casos de acidentes.

Muito bem, agora que você já ficou sabendo algumas dicas para começar a dirigir, pode sair com mais confiança e tranquilidade ao volante. Assim, tome todos os cuidados necessários e aproveite a direção!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 2 =