Blog

Vale a pena se tornar uma trancista? Por onde começar?

Você já pensou em se tornar uma trancista, mas está indeciso se vale a pena? Neste post, vamos explorar essa questão e fornecer informações valiosas para quem está considerando entrar nesse ramo da estética capilar. Se você tem dúvidas sobre investimento, áreas de atuação e por onde começar, continue lendo para obter insights importantes.

1. O Início da Jornada: Da Desempregada à Trancista Profissional

Ao iniciar minha jornada como trancista, eu me encontrava desempregada e em busca de uma saída. As tranças se tornaram não apenas um escape, mas também uma fonte de renda. Inicialmente, eu não tinha formação específica, apenas a vontade de aprender. Assim, recorri a vídeos no YouTube, praticando e aprimorando minhas habilidades ao longo do tempo. Hoje, com alguns anos de experiência, posso afirmar que valeu a pena.

2. Investimento Inicial e Retorno Financeiro

Diferentemente de outras áreas da estética, as tranças demandam um investimento inicial bastante acessível. Enquanto trabalhar com cílios, unhas de gel ou outras técnicas exige um significativo aporte financeiro em materiais, o início como trancista requer um investimento mínimo. Um pente, presilhas, bico de pato e acessórios são suficientes para começar. Além disso, se você puder investir, o curso de trancista profissional é uma ótima opção para quem está começando.

3. Atendimento Domiciliar: Uma Vantagem Financeira Inicial

Muitos trancistas iniciantes optam por atender a domicílio, eliminando custos com aluguel de espaço, espelho, cadeira e demais equipamentos. Essa abordagem é um diferencial para quem está começando, permitindo cobrar apenas pelos serviços prestados e pelos deslocamentos, sem a necessidade de investir em infraestrutura própria.

4. Escolhendo a Área de Atuação: Trança Nagô ou Box Braids?

Com mais de 1.500 tipos de tranças possíveis, a escolha pode parecer desafiadora. Recomendo começar pela trança nagô ou box braids. São técnicas mais rápidas, proporcionando um retorno financeiro mais imediato. Conforme você ganha experiência e fideliza clientes, pode explorar outras áreas mais complexas e demoradas.

5. A Importância da Prática e da Fidelização de Clientes

Iniciar pela trança nagô ou box braids permite que você atenda um maior número de clientes diariamente, ganhando prática e construindo uma clientela fiel. É comum, no início, levar mais tempo em uma única cabeça, mas com a experiência, você aprenderá a otimizar o processo e reduzir o tempo necessário para cada cliente.

Conclusão: Vale a Pena se Tornar uma Trancista?

Em resumo, a resposta é sim. Se você procura uma opção de empreendimento com baixo investimento inicial, flexibilidade e potencial de retorno financeiro, a trancista pode ser a escolha certa. Comece aos poucos, foque na prática e na fidelização de clientes, e você verá que o retorno vem de forma gradativa, mas consistente.

Espero que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre se vale a pena se tornar uma trancista e por onde começar. Compartilhe com quem possa se interessar e deixe seu comentário se tiver mais dúvidas ou sugestões. Boa sorte na sua jornada como trancista!