Educação

TCC: modelos prontos e dicas

No post de hoje vamos te mostrar mais de 25 modelos de TCC já prontos de diversas áreas de graduação, para você se inspirar.

Por isso, se você está desenvolvendo o seu TCC ou ainda vai começar, já confira o post e veja os exemplos. Saiba mais!

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, metodologia, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho. 

É importante também aprender as seguir as normas ABNT, bem como fazer as citações direta e indireta no TCC. Esta compreensão de quais normas utilizar, quais os elementos obrigatórios e como fazer as referências são essenciais para que não cometa erros durante o desenvolvimento da pesquisa.

Modelos de TCC prontos para se inspirar

Para iniciar o TCC, você precisará definir algumas coisas logo no começo:

  1. Definição do tema da pesquisa
  2. Escolha da área específica
  3. Formulação do problema da pesquisa
  4. Elaboração dos objetivos e tipo de estudo

Com tudo já definido, você precisa começar a escrever seu Trabalho de conclusão de curso!

No site do TCC Tranquilo temos diversos materiais e ferramentas para te ajudar em todas as etapas:

  • Mapa mental dos cursos
  • Checklist do TCC
  • Planilha da Revisão de Literatura
  • Bases de dados de artigos
  • Software anti-plágio
  • Ferramentas da escrita do TCC
  • Serviços de Mentoria e Formatação

No decorrer da elaboração de toda a sua pesquisa, você vai precisar buscar artigos para compor o trabalho. Assim, nesse passo nós vamos abordar sobre isso. Como buscar artigos, onde buscar, e como escolher.

Há várias bases de dados e bibliotecas para encontrar artigos. As principais são:

  • Google Acadêmico
  • SciELO
  • Periódicos CAPES
  • Pubmed
  • Web of Science

Modelos de TCC prontos

Os modelos de TCC irão te ajudar na inspiração para o desenvolvimento da sua pesquisa. Não como cópia, até porque se configura plágio, mas sim como uma ideia e incentivo para a construção da sua pesquisa. 

É importante destacar há diversos modelos de diferentes áreas da graduação, tanto em formato de artigos como de monografias. 

Por isso, separamos mais de 25 modelos dos cursos mais populares do Brasil. 

Para mais informações, acesse: 25 Modelos de TCC completos e grátis