Negócios e Política

O que é diferencial competitivo?

O que é diferencial competitivo?

Ter diferencial competitivo é algo que todo empreendedor procura para seus negócios, independentemente de seu segmento de atuação. Mas antes de procurar maneiras de criar esse diferencial, é necessário compreender sua importância.

Ele reúne características únicas que destacam a empresa e evitam que ela seja apenas mais uma dentro do mercado. Construir o diferencial competitivo coloca o negócio em posição de destaque e o insere na mente do consumidor.

É assim que as pessoas se lembram da marca nos momentos de compra e ela se torna a preferida entre os clientes. Quando isso acontece, a organização consegue vender mais produtos e serviços do que seus concorrentes.

O mercado está muito competitivo porque as pessoas podem comprar as mesmas soluções com marcas diferentes, além de todas as mudanças no comportamento do consumidor moderno.

As pessoas estão cada vez mais exigentes justamente porque podem comprar o que precisam com qualquer empresa. Nesse cenário, procuram marcas que valorizam o relacionamento com o consumidor, prezam pela qualidade e oferecem um bom atendimento.

Este artigo, por sua vez, pretende mostrar o conceito de diferencial competitivo, quais são as vantagens de construí-lo e de que maneira aplicar o método.

O que é ter diferencial competitivo?

Diferencial competitivo é um conjunto de características que diferenciam a empresa de seus concorrentes, mesmo daquelas que fazem parte do mesmo segmento de atuação.

Em outras palavras, é uma característica da companhia que faz com que ela seja diferente de todas as outras. Ter essa distinção chama a atenção dos consumidores, cria uma reputação e desperta o interesse das pessoas.

Para uma lavanderia por perto, seu diferencial competitivo é um verdadeiro argumento de venda que consegue ser mais poderoso do que a qualidade da solução que oferece.

Fazer essa construção é importante para gerar lucro e reconhecimento, mas não é algo que precisa estar atrelado às competências técnicas do produto ou serviço comercializado.

De fato, o diferencial competitivo costuma estar relacionado a isso, mas existem outras maneiras de construí-lo, por meio de elementos como:

  • Formas de entrega;
  • Características do produto;
  • Modelo de vendas;
  • Atendimento ao cliente.

O diferencial competitivo apresenta como característica a capacidade de gerar valor para as pessoas, tendo em vista que não basta apenas ser diferente da concorrência se isso não for gerar valor verdadeiro para os consumidores.

O diferencial competitivo também precisa ser único e difícil de ser copiado, caso contrário, não fará diferença para o desempenho da corporação.

Ele também precisa ser escalável para se manter em longo prazo, continuar dando lucros e se mostrar eficiente para os clientes.

Para muitos gestores e empreendedores, compreender o conceito de diferencial competitivo não é algo simples, mesmo assim, é crucial desenvolvê-lo dentro da empresa.

Para descobrir qual é o ideal para uma empresa de manutenção de extintores nível 1 2 e 3 deve refletir o que tem de diferente de seus concorrentes.

Vantagens do diferencial competitivo

Sustentar e fazer um negócio crescer são alguns dos resultados trazidos pelo diferencial competitivo e isso por si só mostra a importância dessa prática e da necessidade de se destacar em meio aos concorrentes.

Mas existem muitas outras razões para que uma empresa busque esse diferencial, principalmente tendo em vista cenários cada vez mais desafiadores e uma concorrência vasta.

Os negócios precisam procurar maneiras de inovar sua forma de trabalhar e não apenas seguir uma cópia de outras companhias de um mesmo segmento.

É importante dizer que desenvolver o diferencial competitivo é assumir riscos de falhas, principalmente quando algo novo é apresentado pela primeira vez. Depois de um tempo, é possível desenvolver algo sólido que dificilmente será copiado.

Os consumidores estão em meio a diversas ofertas de produtos iguais, por essa razão, saber se diferenciar é imprescindível em uma forma de driblar a competitividade do mercado.

Empresas dos mais variados setores, como uma especializada em impermeabilização de fachadas exteriores, sabem que não existe um mercado que não seja competitivo.

É necessário desenvolver ideias que sejam capazes de tornar o negócio praticamente algo único, oferecendo uma proposta de valor digna da atenção dos clientes.

Existem diversas vantagens em desenvolver o diferencial competitivo, como o aumento das vendas, uma vez que esse processo tende a gerar mais lucro.

Também ajuda a fidelizar os clientes porque as pessoas ficam empolgadas com a proposta de valor e deixam de procurar outras marcas.

A companhia consegue se tornar uma referência de mercado e passa a fazer parte do dia a dia das pessoas no momento da compra.

Por fim, o diferencial competitivo traz mais previsibilidade de vendas, uma vez que o fluxo de caixa é mais previsível por conta do reconhecimento da marca.

A inovação, juntamente com o diferencial competitivo, é indispensável para o sucesso dos produtos e serviços, seja para um fabricante de máquina de cortar couro ou qualquer outro segmento.

Como implementar o diferencial competitivo

Para implementar o diferencial competitivo do negócio, a empresa precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:

Conhecer a persona

A primeira coisa que precisa ser feita é conhecer a persona da marca, um personagem semi-fictício que representa todas as características de quem realmente compraria com a empresa.

Elaborá-la é necessário porque é assim que a organização vai compreender o que o público deseja, quais são suas necessidades, dores, interesses e comportamentos.

São informações que junto com os dados demográficos contribuem para concentrar a busca de um diferencial competitivo que realmente atenda às necessidades e corresponda às expectativas do público.

É um exercício que vai direcionar a busca e quando a empresa criar seu diferencial competitivo, precisa se certificar de que ele gera valor para a persona.

Entender o mercado e os concorrentes

Um fabricante de rede protetora para piscina precisa compreender seu mercado e os concorrentes para descobrir o que é praticado por eles. É assim que vai identificar gargalos e oportunidades que ainda não foram aproveitadas.

A organização identifica o quão fácil ou difícil será para a concorrência copiar seu diferencial, se eles possuem a expertise necessária e se suas capacidades de investimento são suficientes.

Criar algo escalável

O diferencial competitivo é algo que precisa se manter ao longo prazo e ser lucrativo para a companhia, além de muito eficiente para os clientes, inclusive se for replicado muitas vezes.

É importante pensar se esse diferencial pode ser replicado conforme a organização cresce, se ele está sendo desenvolvido por um profissional e se é muito caro desenvolver esse diferencial para um mercado maior.

É necessário estar atento para não dedicar muita energia a soluções que não vão se manter muito tempo no mercado e não conseguem acompanhar o crescimento da organização.

No caso de uma loja de impressora evolis pebble, seu diferencial não está nas mãos de um colaborador ou apenas na capacidade das pessoas que fundaram a empresa.

Ela investe em muitas outras questões, como infraestrutura, atendimento ao cliente e a qualidade dos produtos que oferece.

Identificar oportunidades

Os indicadores estratégicos são muito úteis para obter informações que vão embasar as tomadas de decisões dentro da companhia, inclusive, são ótimos para definir o diferencial competitivo do negócio.

Business intelligence big data são dois exemplos de recursos que ajudam a fazer uma análise de dados para coletar, processar e utilizar essas informações que trazem boas soluções para o negócio.

Uma empresa de montador de armário de cozinha pode inovar com a ajuda do embasamento estratégico de dados e indicadores, visto que trazem mais assertividade para as decisões organizacionais e ajudam a identificar lacunas e oportunidades.

Investir em inovação

Pensar como o restante pensa não vai trazer diferenciais competitivos eficientes, só que ao mesmo tempo não é fácil ser inovador o tempo todo. Mas é justamente por isso que a inovação é por si só um grande diferencial.

A companhia deve desenvolver uma cultura organizacional baseada nesse propósito e permitir que todos os colaboradores participem dessa busca, afinal, boas ideias podem surgir de qualquer pessoa.

Criar um bom plano de comunicação

Um fabricante de piso uretano argamassado precisa de um bom planejamento de comunicação para divulgar as características que tornam o negócio especial.

Mesmo depois de divulgar o diferencial competitivo e aplicá-lo no dia a dia, é necessário acompanhar dados e métricas para verificar a evolução do mercado.

Considerações finais

Ter um diferencial competitivo é a melhor forma de se destacar entre os concorrentes, chamar a atenção dos consumidores, conquistar sua confiança, vender, aumentar os lucros e tornar a receita previsível.

Com tantas vantagens e resultados positivos fica claro que construir esse diferencial é algo que precisa fazer parte do planejamento de qualquer negócio, independentemente de seu segmento ou do tamanho da empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =