Economia

O impacto das mudanças econômicas globais nas transações de compra e venda de empresas

Ambiente inflacionário, elevação das taxas de juros, guerra, recessão global e os efeitos de um cenário pós-pandêmico são alguns dos desafios que empreendedores podem encontrar no momento de comprar empresa.

Todos esses temas impactam diretamente os negócios, e por isso, é preciso ficar atento para entender quais as oportunidades no âmbito de fusões e aquisições, já que muitas empresas fecharam as portas em 2023. 

Segundo dados do Mapa de Empresas, no primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil registrou 736.977 encerramentos, representando um aumento de 34,3% em relação ao quadrimestre anterior e 34,7% em comparação com o mesmo período em 2022. 

Diante desse cenário econômico desafiador, muitas empresas ainda devem enfrentar falências, custos crescentes e queda nas receitas. Para ser resiliente a esse momento, é crucial se adaptar e modernizar, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

No momento de compra de uma empresa, é importante, portanto, observar quais setores são mais apropriados para uma aquisição, e quais podem gerar mais desafios ainda.

Como evitar cair em armadilhas

No momento de adquirir uma empresa, uma devida diligência é necessária para evitar riscos, considerando as mudanças nas tendências dos consumidores e a crescente concorrência das startups, que prometem aumentar a competitividade em 2023. 

É importante ficar atento também ao aumento da inadimplência. Por isso, empresários podem uma abordagem inovadora na gestão de custos, controle de dívidas e a busca por novos modelos de negócios para garantir a sustentabilidade em um ambiente econômico desafiador.

Além disso, o passo a passo para uma compra de empresas seguras sempre deve ser seguido, de preferência com o auxílio de uma assessoria especializada nesse tipo de transação. 

Passo a Passo para comprar uma empresa

1. Definição do Alvo:

   – Identifique o setor de interesse da empresa a ser adquirida, considerando as oportunidades presentes.

   – Compreenda os motivos pelos quais a empresa está à venda, alinhando as motivações do vendedor com as intenções do comprador.

   – Avalie a reputação das empresas em consideração para reduzir riscos desde o início.

2. Análise de Sinergias:

   – Meça as sinergias que a compra e venda proporcionarão, abrangendo aspectos financeiros, comerciais, administrativos, operacionais e estratégicos.

– Avalie o alinhamento estratégico e cultural das empresas, facilitando a implementação das sinergias após a transação.

   – A correta avaliação das sinergias impactará diretamente no lucro proveniente do negócio.

3. Estabelecimento de Valor:

   – Determine um valor justo para o negócio por meio do método de valuation, que pode envolver a avaliação por fluxos de caixas descontados, múltiplos de mercado ou avaliação por ativos da empresa.

   – Esse cálculo, realizado por assessores financeiros especializados, proporcionará maior conhecimento sobre a empresa, facilitando uma negociação justa.

4. Oferta e Due Diligence:

   – Após estimar os valores e sinergias, apresente uma oferta não vinculante.

   – Inicie o processo de due diligence para analisar dados financeiros, legais e operacionais, reduzindo os riscos associados à aquisição.

   – Com os dados avaliados e confirmados, formalize uma oferta vinculante, representando a oferta final para aquisição do negócio.

5. Assinatura de Contrato e Integração:

   – A assinatura do contrato é crucial para determinar os termos finais da negociação.

   – Após o fechamento do negócio, inicie o processo de integração da empresa adquirida, visando obter todas as sinergias identificadas durante as fases anteriores.

   – O sucesso da compra será determinado pela eficácia da integração, garantindo que a incorporação do negócio gere lucro para a empresa compradora.

Lembrando que comprar empresas frequentemente possui três desafios principais: a escolha inadequada do alvo, que não se alinha adequadamente ao perfil do negócio; a aquisição da empresa por um valor excessivo; e a dificuldade na implementação das sinergias. Para evitar esses equívocos, é crucial contar com a orientação de uma assessoria especializada em processos de M&A.

A Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A do Brasil, apoia empresas nacionais e estrangeiras nas suas operações de compra e venda de empresas no Brasil, focando na obtenção dos melhores resultados, com menor risco.