Economia

Negativados seguem como a maioria dos pedidos de empréstimos, mesmo após Desenrola, mostra pesquisa

 Dados da FinanZero apontam que número de pessoas com nome restrito que pedem dinheiro emprestado no mercado segue intacto

Meses após o início do programa Desenrola Brasil, do governo federal, a situação dos inadimplentes não parece ter mudado significativamente. Dados do Índice FinanZero de Empréstimo mostram que o volume de solicitantes de empréstimos que possuem restrições no mercado segue sendo maior do que aqueles com o nome limpo – uma tendência histórica da base de clientes da empresa.

Em setembro, por exemplo, 51% dos clientes da fintech estavam com contas atrasadas. Em julho, mês do início da iniciativa, essa era a situação de 52% deles.

A última vez que o volume de pessoas sem restrições foi maior ocorreu em setembro do ano passado, quando 52% dos usuários que pediram recursos emprestados estavam com o nome limpo.

Os números se tornam ainda mais relevantes quando relacionados com o Desenrola Brasil, nota-se que a maior parte dos pedidos por dinheiro emprestado segue sendo para pagar dívidas atrasadas. Em setembro, essa foi a motivação de 32% dos solicitantes.

Foi uma realidade mais presente em estados como Rio Grande do Sul e São Paulo, onde 46% e 44% dos pedidos, respectivamente, foram feitos para lidar com contas que precisavam ser pagas com urgência.

No entanto, quando analisados os pedidos de empréstimo focados para negócio próprio, nota-se que um terço das solicitações está relacionado a esse propósito (14%) e a reformas domésticas, o que, para Rodrigo Cezaretto, COO da fintech, pode ajudar a entender o fenômeno.

Na percepção dele, a queda da Selic já começou a refletir em menores taxas de juros no crédito. Com isso, muita gente colocou tudo na ponta do lápis e percebeu que é vantajoso buscar crédito para resolver pendências financeiras ao invés de continuar pagando juros de atraso, juros rotativos e cheque especial, além disso a busca por crédito para realizar investimentos e sonhos de consumo volta a ser uma alternativa viável.

Para Cezaretto, ainda é cedo para termos efeitos nas taxas de inadimplência. “A maioria dos brasileiros endividados estava, na verdade, ainda fora do escopo do programa do governo. “A fase do Desenrola que atinge as camadas mais baixas começou há algumas semanas. São elas que sustentam uma quantidade relevante da dívida do consumo, por exemplo. Nossa expectativa é que os impactos, se confirmados, reflitam em melhores ofertas de crédito até  o fim do ano“, analisa.

A segunda fase do Desenrola, que entrou em vigor no começo de outubro, atinge pessoas com renda até 2 salários mínimos e com dívidas até R$5 mil. Elas podem ser quitadas em prazos que chegam a cinco anos e com taxas que não passam de 1,99% ao mês.

“Daqui até dezembro será interessante ver o movimento desses fenômenos em paralelo: pessoas pedindo empréstimos para consumir e até investir, porque a Selic caiu, mas também para pagar dívidas atrasadas e, com isso, organizar a vida financeirar”, explica Cezaretto.

 BUSCAS DE NEGATIVADOS

A FinanZero também mapeou as buscas mais comuns no Google relacionadas a dívidas no Brasil,

Em setembro, subiu muito (200%) a procura por empréstimos para negativados e que aceitem veículos como garantia de pagamento, uma alternativa extremamente vantajosa para consumidores com restrição de crédito. Também aumentaram as buscas pelo termo fintechs “confiáveis” para pegar dinheiro, mostrando o aumento do poder de escolha do consumidor

Considerando que os dados gerais indicam que pelo menos um terço das famílias brasileiras são clientes inadimplentes e hoje, a demanda se torna auto explicativa.

No entanto, é esperado que tanto a queda na taxa Selic como a evolução do programa Desenrola mudem esse cenário e incentivem a economia. O programa deve refletir em breve na melhora das taxas de inadimplência e o crédito mais acessível voltará a ser uma solução para quitar dívidas, investir em um negócio ou para atender outras necessidades financeiras dos brasileiros.

Perguntas Frequentes sobre Negativação e o Prazo de Limpeza do Nome

Ao lidar com situações de negativação, é comum surgirem dúvidas sobre o processo e suas consequências. Uma pergunta recorrente é quanto ao prazo para a remoção do nome dos registros de inadimplência. É importante esclarecer que, de acordo com as normativas brasileiras, o nome do devedor só é automaticamente retirado dos órgãos de proteção ao crédito após cinco anos da data da negativação. Esse período é contado a partir da data de vencimento da dívida ou da última atividade relacionada ao débito. Durante esse tempo, é fundamental buscar regularizar a situação financeira, negociando com os credores e cumprindo acordos para acelerar o processo de reabilitação do crédito.

5 anos são quantos meses?

Cinco anos correspondem a 60 meses. Isso ocorre porque cada ano possui 12 meses. Portanto, para calcular o total de meses em cinco anos, basta multiplicar 5 por 12, resultando em 60 meses.