Blog

Máquina de lavar 12 kg: conheça as vantagens e saiba como escolher

Máquina de lavar 12 kg

A máquina de lavar 12 kg oferece capacidade para lavar muitas roupas de uma só vez. Confira todas as vantagens do modelo e veja como escolher a sua!

A máquina de lavar 12 kg oferece capacidade para lavar uma grande quantidade de peças de uma só vez, atendendo às necessidades de diversos lares. E tudo isso com uma ampla variedade de modelos com funcionalidades que facilitam ainda mais a sua rotina!

Vantagens da máquina de lavar 12kg

A máquina de lavar 12 kg permite fazer a lavagem de até 12 kg de roupas a cada uso. Por isso, é ideal para casais ou mesmo para famílias maiores, de até quatro pessoas. Além de roupas de uso pessoal, ela também permite lavar outras peças mais pesadas, como edredons e roupas de cama e banho, até queen size, sem esforço e com agilidade.

Outra vantagem é que, mesmo com a grande capacidade para lavar muitas peças de uma só vez, há modelos compactos, que podem ser instalados até mesmo em áreas de serviço pequenas. Com isso, você tem toda a funcionalidade que precisa no dia a dia e otimiza o aproveitamento do espaço na sua lavanderia.

Como escolher uma máquina de lavar roupas

Há uma grande variedade de lavadoras de roupas, o que facilita a escolha do modelo ideal para as necessidades da sua casa. Veja o que avaliar ao escolher esse eletrodoméstico:

Capacidade da lavadora

Enquanto a máquina de lavar roupa 12 kg é indicada para casais e famílias de até quatro pessoas, também há lavadoras com outras capacidades para atender às necessidades de casas com mais ou menos moradores e, assim, a uma quantidade diferente de roupas.

A máquina de lavar 8,5 kg, por exemplo, é uma boa opção para quem mora sozinho, pois é suficiente para as roupas de uma pessoa, além de ser compacta. Já a máquina de lavar 10 kg é um pouco maior, mas também é indicada para quem mora sozinho ou para casais.

Há, ainda, modelos maiores, como as máquinas de lavar de 13 a 18 kg. Além de lavar uma quantidade ainda maior de roupas por vez, essas lavadoras robustas também permitem a lavagem de tênis, edredons até king size, nos modelos de 17kg, e outras peças maiores e mais pesadas com facilidade.

Material do cesto

O cesto da máquina de lavar é o compartimento em que são colocadas as roupas. Ele pode ser fabricado em polipropileno ou em inox, o que varia entre os modelos.

O cesto de polipropileno é bastante resistente, tanto que muitas marcas oferecem até dez anos de garantia para essa peça. O cesto de inox também é durável e contribui para evitar a proliferação de bactérias e a formação de mofo.

Tipo de abertura

A lavadora de roupas pode apresentar dois tipos de abertura: frontal ou superior. Cada uma funciona a partir de um sistema de lavagem diferente e a escolha deve levar em conta, ainda, as suas preferências e o espaço disponível na área de serviço.

A máquina de lavar com abertura frontal apresenta abertura na parte da frente. O método de lavagem é o tombamento, em um movimento de cima para baixo que se assemelha à lavagem com as mãos. 

Essa máquina otimiza o aproveitamento do espaço pois, além de compacta, pode ser empilhada com uma secadora, por exemplo.

A máquina de lavar com abertura superior, por sua vez, funciona com abertura na parte de cima e pode atuar com método de agitação ou turbilhonamento. 

Entre suas vantagens, está a possibilidade de abrir a tampa para adicionar mais roupas ou produtos em qualquer momento da lavagem sem o risco de a água transbordar.

Classificação energética

A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos mais usados da casa e impacta no consumo de luz e de água, o que interfere na sua economia e também em relação à sustentabilidade. Por isso, é interessante priorizar equipamentos com mais eficiência energética.

Ao escolher sua lavadora, confira se ela conta com o selo do Procel e qual é a classificação do modelo. As máquinas de lavar classificadas com a letra A são as mais eficientes no consumo de água e eletricidade, o que representa mais economia.

Aliás, você também pode verificar se o produto conta com recursos extras que contribuem para economizar. Alguns exemplos são o sistema de reutilização de água, que permite fazer o reuso da água para outra tarefa, e o motor inverter, que é mais eficiente.

Funcionalidades e recursos

Uma máquina de lavar roupa pode ser ainda mais eficiente com funções extras, que ajudam a promover mais facilidade e uma lavagem sem esforço. Por isso, confira quais recursos os modelos oferecem e como eles podem ser úteis para a sua rotina.

Um diferencial é a Tecnologia Silent Control, que proporciona uma lavagem silenciosa para quem precisa usar a máquina à noite ou com bebês em casa, por exemplo. Já a diluição inteligente adiciona os produtos de limpeza pelas laterais do cesto, evitando manchas.

Ciclos e programas específicos também proporcionam mais comodidade, como o programa para tênis e edredom, que permite lavar essas peças com eficiência, e os ciclos rápidos, que promovem uma lavagem perfeita com agilidade.

Também há modelos com sensores inteligentes, que detectam o nível da sujeira das peças e otimizam a lavagem conforme a necessidade. Outro diferencial são as lavadoras com Wi-Fi, que podem ser controladas a distância, por um aplicativo no seu celular.

A máquina de lavar 12 kg permite a lavagem de uma grande quantidade de roupas de uma só vez, sem esforço! Os melhores modelos de máquina de lavar ainda oferecem recursos para promover muito mais facilidade, economia e agilidade para o seu dia a dia. Confira as opções e escolha sua nova lavadora!