Natureza

Jardinagem para iniciantes: quais as plantas mais fáceis de cuidar?

Jardinagem para iniciantes quais as plantas mais fáceis de cuidar

Existem plantas ideais para quem não tem experiência no assunto ou não dispõe de muito tempo para cuidar do seu jardim

Ter plantas em casa é benéfico de muitas formas. Além de embelezar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante, elas também ajudam a deixar o ar sempre limpo e fresquinho. É um investimento que sempre vale a pena, mas muitas pessoas podem se sentir perdidas na hora de escolher quais espécies cultivar ou como cuidar de cada uma. Apesar de parecer algo muito complexo, é perfeitamente possível que qualquer um tenha seu próprio jardim dentro de casa, mesmo sem nenhuma experiência no assunto!

Independentemente de mantê-las em vasos dentro de casa ou plantá-las em um pequeno jardim do lado de fora, existem espécies ideais para quem não entende muito de plantas ou não tem muito tempo livre para dedicar ao seu cultivo. Abaixo, separamos algumas alternativas. Confira:

Espada-de-são-jorge

Está precisando de plantas para colocar no interior da sua casa, mas não tem tempo para cuidar delas? Então, a espada-de-são-jorge é uma das espécies mais recomendadas para você! Elas são grandes, imponentes e altamente resistentes, precisando de pouquíssima água para se manter saudáveis.

As sansevierias, como também são conhecidas, conseguem armazenar água em suas folhas e se adaptam a praticamente qualquer ambiente. Tudo que você precisa fazer é regar a cada 15 ou 20 dias.

Samambaia

Um clássico dos lares brasileiros, a samambaia também é uma das espécies mais simples de cuidar, bastando deixá-la em um ambiente bem iluminado. Por ter uma folhagem volumosa, o mais recomendado é deixá-las em vasos suspensos, pois assim elas conseguem se espalhar e ficam com um aspecto melhor.

Apenas certifique-se de deixá-las protegidas de grandes correntes de ar, pois suas folhas são frágeis, então procure um espaço com bastante luz natural e pouco vento.

Costela-de-adão

Se destacando pelo tamanho, a costela-de-adão também é uma das prediletas dos lares brasileiros. São fáceis de cuidar e crescem em praticamente qualquer ambiente, então basta deixá-las em um vaso que receba pelo menos um pouco de luz natural todos os dias (sempre de forma indireta, ou seja, a luz não deve bater diretamente no vaso).

Essa é mais uma espécie que também aguenta ficar vários dias sem água, então não precisa se preocupar, caso esqueça de regar por um ou dois dias. Apenas reforce a hidratação da planta pelo menos uma vez por semana.

Todas essas espécies são simples de encontrar, então você pode adquiri-las em uma floricultura em Brasília ou em qualquer outro estado brasileiro. Elas também se adaptam bem em qualquer estação do ano, então são ideais para começar o seu jardim a qualquer hora!