Economia

Investimentos em dólar com stablecoins valem a pena? Entenda

Entenda o que são as stablecoins e saiba o que levar em consideração para decidir investir nelas ou não

As criptomoedas foram e continuam sendo uma febre, mas nem todo mundo sabe que existem diferentes opções nesse mercado, que vão muito além do Bitcoin e da Ethereum. O meme coin e as stablecoins são alguns exemplos de moedas que vem ganhando cada vez mais espaço.

Mas será que vale a pena investir na stablecoins? Acompanhe e entenda

O que são stablecoins?

Stablecoins são uma categoria de criptomoedas projetadas para manter um valor estável em relação a uma referência, como uma moeda fiduciária (por exemplo, dólar dos Estados Unidos, ou euro) ou commodities (como ouro).

Isso os torna menos voláteis em comparação com outras criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, que têm valores que podem flutuar significativamente em curtos períodos de tempo.

Elas são usadas para diversas finalidades, incluindo como meio de troca, reserva de valor e facilitação de transações em aplicativos descentralizados (DApps) e em mercados de criptomoedas.

No entanto, é importante observar que, apesar de seu valor ser relativamente estável, as stablecoins não estão isentas de riscos, incluindo riscos regulatórios e de segurança.

Existem diferentes tipos de stablecoins, mas elas geralmente se enquadram em três categorias principais:

  • stablecoins ancoradas em moedas fiduciárias: são as stablecoins mais comuns e são lastreadas em moedas tradicionais, como o dólar dos EUA ou o euro. Cada unidade da stablecoin em circulação corresponde uma unidade da moeda fiduciária mantida em reserva. Alguns exemplos incluem o Tether (USDT), o USD Coin (USDC) e o TrueUSD (TUSD);
  • stablecoins lastreadas em criptomoedas: essas stablecoins são lastreadas em outras criptomoedas, como Ethereum ou Bitcoin. A quantidade de criptomoedas mantida em reserva determina o valor da stablecoin. Exemplos incluem o DAI e o sUSD;
  • stablecoins algorítmicas: ao contrário das anteriores, essas stablecoins não têm um lastro direto em moedas ou ativos físicos. Em vez disso, usam algoritmos complexos para ajustar a oferta de moedas conforme a demanda, com o objetivo de manter um valor estável.

Vale a pena investir em stablecoins? Saiba o que levar em consideração

A decisão de investir em stablecoins depende dos seus objetivos financeiros, do seu apetite por risco e das condições do mercado, assim como outros investimentos. Mas, por ser uma moeda virtual, vale a pena considerar outros pontos de atenção.

Confira o que levar em consideração antes de começar a investir!

Estabilidade

As stablecoins são projetadas para manter um valor relativamente estável, o que pode ser atraente para aqueles que desejam evitar a volatilidade associada a outras criptomoedas, como o Bitcoin. Se a preservação do valor for sua principal preocupação, as stablecoins podem ser uma opção a ser considerada.

Diversificação

Investir em stablecoins pode ser uma estratégia de diversificação em um portfólio de criptomoedas. Isso permite que você mantenha criptomoedas com menor volatilidade, ao mesmo tempo em que mantém exposição ao mercado de criptomoedas como um todo.

Liquidez e facilidade de uso

As stablecoins são amplamente aceitas em várias exchanges de criptomoedas e plataformas financeiras descentralizadas (DeFi). Isso facilita a compra, venda e uso dessas moedas em diferentes aplicativos e transações.

Proteção contra volatilidade do mercado

Se você estiver ativo no mercado de criptomoedas e quiser proteger seus ganhos contra a volatilidade do mercado, pode usar stablecoins como uma opção com maior estabilidade.

Riscos regulatórios e contraparte

Embora as stablecoins sejam projetadas para serem mais estáveis, ainda existem riscos, incluindo riscos regulatórios e de contraparte. Algumas stablecoins podem não ser totalmente lastreadas ou podem enfrentar questões legais e regulatórias em alguns países.

Retorno financeiro limitado

Investir em stablecoins geralmente não gera altos retornos financeiros, uma vez que são projetadas para manter um valor estável. Se você está buscando ganhos significativos, pode considerar outras criptomoedas mais voláteis, mas que também vêm com riscos maiores.