Tech

Descubra qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp business

diferença entre WhatsApp

Muitos empreendedores ficam interessados em aprender qual a diferença entre whatsapp e whatsapp business, considerando que o segundo promete uma série de recursos especiais para os profissionais. 

É claro que ambos são feitos pela Meta e podem ser localizados nas lojas de aplicativo, mas existem mesmo algumas coisas diferentes entre eles. 

Mesmo que o Business já tenha sido disponibilizado aos usuários há muito tempo, ainda há quem não saiba qual a diferença entre whatsapp e whatsapp business e, por causa disso, ainda relute em instalar. 

Se você está entre essas pessoas e quer agora aprender o que há de diferente entre esses dois aplicativos de mensagens instantâneas, leia aqui!

Ambos permitem conversas instantâneas

Ao falar sobre qual a diferença entre whatsapp e o business, é importante salientar que os dois têm a mesma base de funcionamento, ou seja, os dois servem para permitir que as pessoas enviem mensagens.

Inclusive, há empreendedores que usam o Business de forma bem semelhante ao WhatsApp gb atualizado 2023 comum, apenas para conversar com as pessoas, sem um foco específico em negociar. 

Contudo, para quem deseja fazer do WhatsApp Business uma ferramenta para ampliar seus negócios, é importante salientar que ele proporciona mesmo os recursos para isso.

O que o Business tem de especial?

Para falar sobre qual a diferença entre whatsapp e o business, é importante mencionar as funcionalidades que há no Business.

Na realidade, qualquer pessoa que tenha usado o WhatsApp comum e passe a conhecer o Business percebe logo que existem funcionalidades específicas para quem decide instalar essa versão do app:

  • Catálogo de produtos

Considerando que o whatsapp business web é usado por muitas lojas, por exemplo, que precisam que os seus produtos sejam apresentados aos eventuais clientes, além de restaurantes e muito mais, esse app permite que se crie um catálogo. 

Assim, o consumidor pode ver esse catálogo antes mesmo de mandar qualquer mensagem para a empresa, o que faz com que seja bem mais prático negociar. 

  • Respostas rápidas

Nem sempre a empresa está à disposição para conversar com os clientes, lembrando que eles podem estar fora do expediente. Nesses casos, o Business permite que os empreendedores deixem algumas respostas rápidas já prontas. 

Inclusive, elas podem ser usadas até quando o empreendedor está em expediente como uma forma de “filtro”. Muitas vezes, a informação que o cliente quer é justamente a que já está na resposta automática.

  • Saber estatísticas

Ao aprender qual a diferença entre whatsapp e o business, uma das coisas que agradam aos empreendedores é conseguir verificar se o cliente recebeu mesmo aquela mensagem e, se ele não tiver recebido, é possível agir de maneira mais ostensiva em seu contato.

  • Localização da empresa

Outra coisa interessante quando se aprende qual a diferença entre whatsapp e whatsapp business é que esse app deixa que as lojas coloquem um mapa no qual esteja contida a sua localização.

Com isso, fica mais fácil de qualquer consumidor interessado saber onde a unidade da empresa está situada.

  • Saudação

Um dos melhores diferenciais quando se fala sobre qual a diferença entre whatsapp e o business é o fato de haver a chance de se colocar uma saudação. Essa boa recepção aos clientes, mesmo que seja virtual, faz com que os clientes se sintam mais acolhidos.

Hoje em dia, as pessoas dão muito valor quando são bem tratadas pelas companhias e uma saudação na qual se possa perceber carinho e que traga até alguns emojis acaba fazendo com que o cliente dê preferência àquela empresa. 

  • Organização

Não existe a menor dúvida de que, ao se aprender qual a diferença entre whatsapp e whatsapp business, a possibilidade de separar as conversas com indicação de cores, oferecendo maior organização.

Inclusive, com essa etiquetação, fica mais fácil identificar, por exemplo, quais são as pessoas que se tornaram clientes há pouco tempo, quais são aqueles que ainda não fizeram pagamento, aqueles que costumam fazer pedidos maiores, etc. 

O Business, inclusive, garante aos empreendedores um número grande de etiquetas para que eles possam garantir que haja segmentação para todas as categorias que são importantes para eles. 

Tudo isso com a adição de que se pode usar o o Business até para fazer ligações, com o comum.