Blog

Conheça os métodos que são tidos como guias para os trabalhos espirituais

Hoje iremos falar sobre o jogo de búzios, uma tradição oracular que teve origem no continente Africano, mas ganhou as américas ao longo dos anos. Essa era mais uma forma de conexão com sua espiritualidade, dentre tantas outras que ficaram conhecidas na atualidade, capaz de prever informações que direcionam quem consulta rumo a melhores decisões e abertura de seus caminhos.

Desde remotos tempos da história, os oráculos são usados por pessoas de diferentes crenças, para se conectar com o divino e consigo mesmas. Ver o futuro, realizar trabalhos espirituais, ou curar doenças, através deles é comum até hoje, e com a evolução do universo digital, atualmente é possível encontrar essa prática até no mundo online.

Entenda mais sobre o jogo de búzios e como ele pode te ajudar a entender melhor o que está passando!

O que é o jogo de búzios? 

O jogo de búzios é uma prática considerada divina pelos praticantes religiosos do Candomblé, mas também de diversas religiões de matriz africana, que utilizam-se desse rito para adivinhação, assim como as práticas de Tarot pelos ciganos, que na atualidade evoluiu junto aos novos mecanismos de interação, que tornaram comum o Tarot Online.

O jogo de búzios, também conhecido pelos seus praticantes de mérìndílógún (que significa dezesseis), é formado por 16 conchas marítimas (búzios), mas também é conhecido vulgarmente como buziomancia. 

Os búzios que constituem o jogo são objetos sagrados, para quem acredita no seu poder, mas muito os utilizam como acessório de moda, já que são belos, ou ainda podem ser usados como amuleto de proteção já que são símbolos de uma Deusa, como iremos falar mais a frente.

Qual a origem do jogo de búzios? 

Na antiga África, quando ocorreu a grande diáspora, ou seja, quando inúmeros filhos daquela nação foram comercializados como escravos para outros continentes, a cultura do jogo de búzios já existia, sendo parte importante da religiosidade africana. 

Advinda da Turquia, a prática foi introduzida na região africana sendo realizada primariamente não com conchas, mas com nozes de cola. As conchas foram introduzidas pelos portugueses como moeda, na prática do escambo realizado no ocidente da África, valendo-se das conchas caçadas nas Ilhas Maldivas.

O motivo, segundo essa teoria, é que as mulheres passaram a usar as conchas, já que a prática com noz de cola, que já era usada como prática adivinhatória, era somente autorizada para uso dos homens, em geral os babalaôs, sacerdotes que podiam se comunicar com criador dos mundos através de Òrúnmìlà ou Ifá, que na África era considerado o Orixá conhecedor dos destinos dos homens, como conta Reginaldo Prandi em seu livro A mitologia dos Orixás.

Qual a história do jogo de búzios?

O mito dos Orixás está intimamente ligado à prática do jogo de búzios, especificamente às entidades Òrúnmìlà, Exu e Oxum. Essa última foi a única que obteve a sabedoria sobre os mistérios do jogo de búzios, os quais foram transmitidos por Òrúnmìlà. 

O deus conselheiro Òrúnmìlà  inicialmente lhe ofereceu um jogo de apenas quatro búzios, o qual está ligado ao jogo de búzios atual, já que era encantado por sua beleza. Mas prometeu apresentar todos os mistérios do Ifá para ela, caso o aceitasse como marido. Assim, Oxum casou-se com o guardião do Ifá e foi a primeira mulher que obteve todos os mistérios das 16 peças que compõem o jogo de búzios. Mas, ainda assim tendo que confirmar os seus jogos com Exú.

Como funciona o jogo de búzios? 

Os ritos sagrados sempre se iniciam com a lavagem do jogo de búzios com ervas imersas em água de riacho, ou cachoeiras, que sejam puras e vindouras da própria natureza. depois isso, a mesa deve ser preparada e o babalaô reza aos Orixás e, então, joga um conjunto de conchas de 8 a 16 búzios, enquanto que faz as perguntas aos Orixás, e, dependendo da organização deles sobre a mesa, interpreta as informações necessárias.

Onde fazer o jogo de búzios? 

O jogo de búzios, assim como o Tarot, são guias espirituais e podem ser usados como preventivos antes de realizar um trabalho espiritual, por exemplo. O mais interessante disso tudo é que esses tipos de consultas espirituais podem ser feitas através da consulta online.

Assim, como já acontece há muito tempo nas consultas de Tarot online, em que o espiritualista é capaz de fazer uma leitura sobre a vida do consulente, o jogo de búzios também mostra importantes informações que trarão esclarecimento sobre os fatos da vida dele. 

Diferente do Tarot online, porém, o jogo de búzios deve ser feito com intuito sagrado e realizado por um profissional espiritualista. É muito importante, tanto no Tarot online, quanto no jogo de búzios, desconfiar de ofertas de atendimentos gratuitos ou mesmo com um valor muito baixo. 

Isso porque esse é um trabalho importante e que leva muitos anos de estudo para sua prática. Além disso, é necessário ter muita fé no processo, independente de qual religião você pertença, ou não, caso seja você agnóstico, ou ateu. 

Atualmente, muitas práticas holísticas com profissionais espiritualistas de gigantesco histórico presencial, estão adotando as formas online de atendimento, assim como as pessoas do Tarot online. Assim, podemos dizer que também é possível adotar o jogo de búzios de forma remota. 

O Tarot online, por exemplo, exige um conhecimento prático, espiritual e técnico muito grande e não será a distância que impedirá a efetividade do processo, ou então, diminuir a carga energética da consulta, já que isso é feito pelo seu eu superior conectado através da tela do seu dispositivo. 

O que faz a diferença na qualidade do jogo de búzios, ou Tarot online, é o profissional envolvido. Portanto, busque sempre Espiritualistas sérios e respeitados, que possam te oferecer a melhor experiência em uma consulta que trará respostas para suas questões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =