Blog

Como organizar um chá bar de casamento

Comes e bebes, local ideal, lista de presentes: conheça dicas essenciais para o seu chá bar ser um sucesso

https://br.freepik.com/fotos-gratis/noiva-com-champanhe-rindo-na-despedida-de-solteira_26671406.htm#query=cha%20de%20panela&position=3&from_view=search&track=sph

Organizar um chá bar de casamento pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de planejamento e criatividade, você pode ter um evento inesquecível, sem se preocupar tanto.

Neste artigo, traremos dicas que irão facilitar a vida dos noivos na hora de organizar o chá bar, como o local ideal, a opção de cardápios de comida e bebidas, tipos de presentes para lista, dentre outros tópicos.

Como funciona um chá bar de casamento

O chá bar tem se tornado cada vez mais popular entre os noivos antes do casamento. O evento que é similar ao chá de panela, porém em versão repaginada, tem como principal intuito angariar itens de copa e cozinha que ainda estão faltando, para a casa nova. 

Geralmente ocorre como uma comemoração pré-nupcial, cerca de 1 mês antes do casório, envolvendo amigos e familiares, além do casal, e costuma ser bem divertido, regado a brincadeiras, músicas, drinks e petiscos.

Dicas para fazer um chá bar perfeito

Abaixo, você irá conferir dicas imprescindíveis para realizar seu evento de forma simples, organizada e sem se estressar. 

Comes e bebes

Geralmente, o cardápio é uma das principais preocupações dos anfitriões. O mais importante é adequar as comidas e bebidas ao gosto dos noivos.

Em relação às comidas, as principais dicas para não errar na escolha são:

  • Churrasco, caso seu evento seja realizado durante o dia;


  • Salgadinhos, petiscos e/ou comidas típicas de boteco, caso sua confraternização seja durante a noite;
  • Os jantares também são válidos, apesar de tirar um pouco da essência do conceito do chá bar.

Apostando em qualquer uma dessas dicas, o sucesso é garantido.

Já em relação às bebidas, as sugestões são as seguintes:

  • Drinks que estão em alta como: Gin tônica, Moscow Mule, Aperol Spritz, Negroni e o tradicional Mojito;
  • Cervejas e chopp (alugar uma chopeira pode ser mais econômico e ainda deixa o ambiente mais descontraído);
  • E por fim, bebidas não alcoólicas como: refrigerantes em geral, coquetel de frutas sem álcool, suco natural com frutas da estação e água.

Ao contrário das comidas, as bebidas podem ser as mesmas, independentemente do horário do evento. 

Local ideal

O local ideal precisará comportar o número de convidados e o tipo do evento desejado. 

Nossa sugestão é: caso realize seu evento durante o dia, opte por um ambiente aberto (se as condições climáticas estiverem favoráveis) e se for à noite, um salão de festas de pequeno porte é o ideal.

Convidados

A lista de convidados para esse momento especial costuma ser mais intimista, contando apenas com a presença de amigos e familiares próximos do casal. 

Lista de presentes

A lista de presentes do chá bar é composta geralmente por itens que ainda não foram adquiridos através da lista de casamento, porém, com uma ressalva: os objetos devem ser de menor valor, como, por exemplo: itens de cozinha, toalhas e utensílios em geral.

Não por acaso, o evento é realizado quase que às vésperas do casamento (cerca de 1 mês antes), tendo em vista que sua função é complementar a lista matrimonial. Além de incluir itens tidos como essenciais para os noivos, mas que ainda não foram comprados.

Há ainda a possibilidade de cadastrar a lista em sites que os noivos recebem os valores dos itens e podem optar por gastar da forma que desejarem.

De fato, organizar um chá bar de casamento pode ser um pouco diferente de planejar outros tipos de eventos pré-nupciais, mas com um pouco de planejamento, você pode ter um chá bar que será lembrado por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − quatro =