Negócios e Política

Como converter vendas no WhatsApp?

vendas no WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens bem popular no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Ele permite que você se comunique com seus clientes de forma rápida, fácil e personalizada, o que pode aumentar suas chances de conversão.

Mas como aproveitar todo o potencial do WhatsApp para vender mais? Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como usar essa ferramenta para impulsionar suas vendas e fidelizar seus clientes.

Use um chatbot para automatizar o atendimento

Um chatbot whatsapp é um software que simula uma conversa humana, usando inteligência artificial ou regras pré-definidas. Ele pode ser integrado ao WhatsApp para responder às dúvidas e solicitações dos seus clientes de forma automática, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Um chatbot pode ajudar você a:

Captar leads

Você pode usar um chatbot para oferecer um conteúdo gratuito, como um e-book ou um webinar, em troca do contato do seu cliente. Assim, você cria uma lista de potenciais compradores que podem ser nutridos com mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Qualificar leads

Você pode usar um chatbot para fazer perguntas ao seu cliente e identificar o seu perfil, necessidades e interesses. Assim, você pode segmentar os seus leads e enviar ofertas mais personalizadas e relevantes.

Fechar vendas

Você pode usar um chatbot para apresentar os benefícios do seu produto ou serviço, responder às objeções e incentivar a compra. Você também pode integrar o chatbot com um sistema de pagamento online, para facilitar a transação.

Pós-venda

Você pode usar um chatbot para enviar uma mensagem de agradecimento pela compra, solicitar feedback, oferecer suporte e recomendar outros produtos ou serviços complementares.

Crie uma lista de transmissão

Uma lista de transmissão é uma forma de enviar uma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo, sem criar um grupo. Ela é ideal para enviar conteúdos informativos e educativos, como dicas, novidades, promoções e lançamentos.

Para criar uma lista de transmissão, você precisa ter o número de telefone dos seus clientes salvo na sua agenda. Além disso, eles precisam ter o seu número salvo também, caso contrário não receberão as suas mensagens.

Para criar uma lista de transmissão no WhatsApp, siga os passos abaixo:

  • Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
  • Toque em “Nova transmissão”.
  • Selecione os contatos que deseja adicionar à lista e toque em “Criar”.
  • Digite a sua mensagem e envie.

Crie um catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma funcionalidade do WhatsApp Business que permite que você mostre os seus produtos ou serviços aos seus clientes dentro do aplicativo. Ele funciona como uma vitrine virtual, onde você pode adicionar fotos, preços, descrições e links dos seus itens.

Para criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business, siga os passos abaixo:

  • Abra o WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
  • Toque em “Configurações” e depois em “Configurações da empresa”.
  • Toque em “Catálogo” e depois em “Adicionar produto ou serviço”.
  • Adicione as informações do seu produto ou serviço e toque em “Salvar”.
  • Repita o processo para adicionar mais itens ao seu catálogo.

Use o WhatsApp Web

O WhatsApp Web é a versão do aplicativo que pode ser acessada pelo navegador do seu computador. Ele permite que você use o WhatsApp com mais conforto e praticidade, usando o teclado e o mouse.

Para usar o WhatsApp Web, siga os passos abaixo:

  • Abra o navegador do seu computador e acesse https://web.whatsapp.com/.
  • Abra o WhatsApp no seu celular e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
  • Toque em “WhatsApp Web” e depois em “Escanear código QR”.
  • Aponte a câmera do seu celular para o código QR que aparece na tela do seu computador.
  • Pronto! Agora você pode usar o WhatsApp pelo seu computador.

Conclusão

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para converter vendas, se usado da forma correta. Com as dicas que te demos neste artigo, você pode melhorar o seu relacionamento com os seus clientes, oferecer um atendimento de qualidade e aumentar as suas vendas.

Lembre-se de usar um chatbot para automatizar o atendimento, criar uma lista de transmissão para enviar conteúdos relevantes, criar um catálogo de produtos para mostrar os seus itens e usar o WhatsApp Web para facilitar o uso do aplicativo.