Negócios e Política

Cadeia de valor: saiba quais são as suas 4 etapas 

cadeia de valor

Há uma série de desafios que podem surgir dentro dos mais diversos segmentos de mercado e, por conta disso, é preciso considerá-los de forma mais ampla. Desta forma, a Cadeia de valor acaba sendo um dos processos mais importantes nesse sentido.

A busca por uma impressão de mercado que consiga justificar o consumo e a compra de um determinado produto ou serviço pode ser um fator importante e é por essa razão que as empresas investem sempre em inovações que podem dialogar com isso.

Logicamente, há uma série de processos que podem ser pensados a partir dessas estruturas, mas, de uma forma geral, todos eles estão conectados de forma bastante elaborada com a produção de valor.

Para entender a respeito dessa grandeza de mercado, é fundamental saber quais são os mecanismos que fizeram com que o valor passasse a ser um ponto estratégico dentro d e uma perspectiva com essa.

O valor, via de regra, surgiu de forma definitiva para o mercado a partir de alguns elementos importantes, o que nesse caso pode ser considerado a partir do surgimento da mercadoria como elemento central.

Essa categoria tem a ver com a perspectiva de produção que pudesse gerar uma valor de troca que, por vezes, tivesse uma dependência das perspectivas do valor de uso que aquele item estabeleceu.

Apesar de parecer complexo, é possível pensar que a mercadoria tem a ver com o momento que a produção passou de um valor apenas utilitário para uma lógica de mercado, onde a troca se tornaria um ponto central.

Esse é um fator que existe desde o desenvolvimento dos processos agrícolas e suas consequências cada vez mais sólidas em elementos como o artesanato e outros processos importantes para a criação de valor.

O valor e o mercado

Com o passar dos anos, a palavra valor passou a fazer parte do vocabulário das pessoas de uma forma bastante constante e isso tem a ver com o grande sucesso desse contexto dentro do próprio mercado.

De um ponto de vista de consumo, o cliente só vai entender algum tipo de produto como algo que consegue equalizar os custos com seus benefícios a partir de uma percepção de valor de troca e valor de uso.

  Tendências de construção: quais são as principais tendências na construção de casas para venda atualmente?

Desta maneira, o marketing acaba sendo um dos elementos mais importantes para criar uma noção cada vez maior a respeito daquele produto, o que pode fazer com que seu valor de troca se eleve.

Na realidade, a busca pela elevação de preços, ou seja, a agregação de valor em um produto, é um fator bastante antigo e que pode ser observado dentro dos mais diversos momentos históricos.

Por exemplo, alguns quilos de palha seca podem não chegar ao valor mínimo de um cesto feito a partir dela dentro de uma lógica artesanal, o que já evidencia que há um valor bastante grande dentro desse processo.

A manufatura de matéria-prima, a primeiro momento, foi o que forneceu bastante insumos para que o mercado conseguisse gerar valor, mas há uma série de outros padrões que podem ser levados em consideração.

Hoje em dia, por exemplo, é muito comum que os países exportem matérias-primas e comprem coberturas metálicas para garagem, o que demonstra uma balança comercial deficitária  de uma forma geral.

Por esse motivo, um dos grandes debates que são colocados em pauta do ponto de vista econômico é o desenvolvimento da indústria, uma vez que ela é o ponto que consegue gerar valor de forma mais ampla.

Há, também, outros pontos que podem justificar o valor de algum tipo de processo, como é o caso de uma pedagogia mais humanizada para creches e pré escolas, o que poderá elevar a demanda daquele serviço.

Essa é uma das regras mais importantes dentro da economia moderna, também: quanto mais a oferta, menores são os preços e o contrário também se realiza.

Portanto, torna-se fundamental para as empresas elevarem suas demandas para que, assim, haja uma percepção cada vez mais qualificada a respeito do valor a ser estabelecido por um produto.

O que é cadeia de valor?

Baseando-se em todos esses elementos, é possível perceber que a cadeia de valor é um conceito que surgiu como uma forma de qualificar a visão a respeito dos processos que podem fazer com que um produto se valorize em um mercado.

A perspectiva  de cadeia que é aplicada a esse aspecto de produção de valor acaba sendo fundamental para que haja uma percepção a respeito de alguns processos que podem ajudar a elevar o valor de um tecido digital páscoa dentro de uma sazonalidade.

A consideração desses processos pode ser muito importante, uma vez que ele vai desde as operações de infraestrutura da empresa até elementos que envolvem os processos de vendas e outros fatores que são essenciais.

  Entenda o que é marketing de realidade virtual

Processos primários

Os processos primários são aqueles que interferem diretamente no desenvolvimento do valor do produto, indo de aspectos que residem no marketing até as estratégias de vendas.

Esse é um fator que pode gerar uma série de custos, mas que, via de regra, pode trazer um retorno muito maior do que o aporte feito.

Nesse caso, é possível pensar em elementos como logística interna de fornecedores e externa do ponto de vista das entregas, operações de produção, marketing e outros fatores que podem interagir com perspectivas primárias de geração de valores.

Esses são pontos que precisam ser considerados, inclusive, dentro de uma perspectiva de serviços, como é o caso de uma escola que trabalha com musicalização infantil 4 anos e consegue investir em processos importantes de geração de valor.

Processos de apoio

Esses são elementos que todas as empresas acabam tendo que passar, uma vez que são os processos que fazem com que ela funcione.

Isso vai desde elementos como a infraestrutura empresarial até a gestão de recursos humanos e todos os custos que se possa ter.

Não há uma influência direta do ponto de vista da produção de valor, mas, de fato, se não houver um investimento nesse sentido, essa estratégia não para em pé.

Análise de margem

A margem diz respeito aos resultados gerados do ponto de vista de valor, uma vez que ela irá considerar todos os custos acima e os retornos a respeito dos investimentos.7

Uma loja de itens de construção que conseguiu vender mais janela de esquadria de alumínio a partir dessas estratégias pode considerar esses balanços como algo positivo.

Benefícios da cadeia de valor

Com base em todos esses elementos, é possível pensar que a cadeia de valor é um recurso que pode trazer uma visibilidade bastante sólida a respeito de alguns elementos que podem beneficiar uma empresa. Algumas dessas vantagens são:

  • Geração de valor;
  • Acompanhamento de processos;
  • Otimização de processos;
  • Competitividade no mercado.

Desta maneira, uma empresa que trabalha com fornecimento de rótulo de shampoo personalizado pode compreender como elaborar uma perspectiva mais qualitativa em seu mercado, além, claro, de influenciar na produção de valor de outras empresas.

4 passos para utilizar a cadeia de valor

A cadeia de valor, como é possível notar, é um elemento fundamental para que as empresas consigam elevar as possibilidades de mercado e, portanto, é fundamental entender suas etapas.

  Os benefícios do marketing de bem-estar no trabalho para a produtividade e satisfação dos funcionários

Passo 1: gestão primária e de apoio

Esse é o primeiro passo para que haja uma percepção bastante sólida a respeito de todos os custos que uma empresa possui para que, assim, haja uma compreensão de como que isso pode interagir com uma cadeia de valores.

Seja de um ponto de vista de marketing para uma empresa especializada em recreação para festa do pijama ou para um carro novo, é fundamental entender quais são os processos primários e de apoio.

Passo 2: mapear processos

O mapeamento de processos aparece como uma forma de destrinchar ainda mais as perspectivas primárias e de apoio, ajudando a identificar quais são os elementos que podem contribuir para a geração de valor.

Esse é um ponto essencial que, via de regra, pode fazer com que haja uma otimização, inclusive, na produção de uma camiseta com silk na frente.

Passo 3: identificar oportunidades

Saber quais são os mecanismos de cada mercado pode ser um fator determinante para qualquer empresa e, por conta disso, é fundamental entender como elaborar uma percepção nesse sentido.

Desta forma, é possível entender quais são as oportunidades e, assim, torna-se mais fácil entender quais são os objetivos a serem realizados nesse processo.

Passo 4: ações estratégicas

Até o momento, as estampas estavam se debruçando sobre uma lógica de qualificação de análise e, por conta disso, é preciso entender como agir para melhorar cada um dos processos.

Esse é um fator importante que pode ser percebido desde uma implementação para aumentar a lucratividade ou atuar em outras instâncias de mercado.

Considerações finais

O valor de mercado é, de fato, um dos pontos mais importantes para qualquer empresa que pretende crescer.

Por esse motivo, é fundamental entender como uma cadeia de valor pode ajudar na hora de elaborar novos processos nesse sentido.

Desta maneira, há uma série de ações que podem ser percebidas como úteis para esse tipo de manutenção.

Para que isso ocorra de forma bem elaborada, é essencial que haja uma percepção que consiga lidar com suas etapas de implementação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.