Auto e Moto

Airbag: entenda como funciona e veja os diferentes tipos

Airbag: entenda como funciona e veja os diferentes tipos

Entre os itens obrigatórios que os carros novos precisam apresentar está o airbag. Afinal, eles têm o objetivo de proteger os motoristas e passageiros contra o impacto de acidentes, diminuindo a gravidade de lesões, por exemplo.

Existem diferentes fatores a serem analisados antes de comprar um carro novo, e um deles é a segurança. Por isso, além de consultar renavam pela placa para averiguar a situação do veículo é essencial verificar as condições do airbag e segurança do veículo. 

Por isso, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa para entender o funcionamento do airbag em um carro. Além disso, apresentamos os 9 diferentes tipos de airbag que as montadoras podem oferecer em seus veículos.

O que é airbag?

Antes de conhecer sobre o funcionamento é importante entender o que é o airbag. Apesar de ser um termo bastante comum entre as pessoas, principalmente as que têm o hábito de dirigir, poucas pessoas têm o conhecimento profundo sobre o que ele é.

De modo geral, o airbag é uma espécie de almofada desenvolvida de nylon que é colocada no veículo em diferentes lugares com um explosivo.

Através de uma reação química e o impacto de uma batida, é gerado um gás que infla o airbag e protege os passageiros.

Entre os componentes mais comuns encontrados na produção dos airbags está a azida de sódio e o nitrato de guanidina. Com os avanços tecnológicos, o airbag tem se tornado cada vez mais eficaz e presente em mais locais dentro do veículo. 

Por que o airbag é importante?

É importante destacar que o airbag funciona como proteção contra acidentes de grande impacto, por isso o uso do cinto de segurança é indispensável. Com isso, quanto mais airbags seu carro tiver mais seguro você tende a ficar caso ocorra uma grave acidente.

Portanto, o airbag é fundamental para tornar os acidentes de alto impacto em menos fatais, além de provocar menos danos aos motoristas e passageiros. Ele não tem a função de prevenir acidentes, mas sim amenizar as consequências das batidas.

Por isso, assim como o uso de cinto de segurança, a presença de airbags, ao menos na parte frontal do carro, é item obrigatório para todos os veículos 0km. Logo, se você vai comprar um carro seminovo é importante atestar a manutenção dos airbags.

Como funciona o airbag?

Embora tenha diferentes componentes, como sensores de impacto, substâncias químicas, gerador de gás e outros, o processo de acionamento é extremamente rápido. Por isso, ao ter um impacto suficiente para o funcionamento, o airbag infla em poucos segundos. 

Com isso, a força do impacto é o principal fator para fazer o airbag funcionar, após o acionamento as bolsas de ar são acionadas e explodem até inflarem. Vale destacar que depois de inflados, os airbags começam a esvaziar.

Essa estratégia tem a função de facilitar a fuga ou retirada dos feridos, portanto ele funciona exclusivamente durante o impacto. Seu funcionamento é através de uma combinação de sensores e reações químicas, essenciais para a proteção dos ocupantes.

9 tipos de airbag

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o airbag é possível conhecer 9 tipos de airbag que você pode encontrar no seu carro. Vale destacar que a quantidade varia de acordo com cada veículo e principalmente com o preço de cada carro. 

1- Airbag frontal

O airbag frontal é obrigatório em todos os veículos 0km desde 2014, até por isso é o tipo mais comum de ser encontrado. 

Como você já deve imaginar, ele fica localizado na parte frontal do veículo, no volante do motorista e no painel a frente do banco de carona. Com isso, ele tem o objetivo de, após acionado, proteger o rosto e o peitoral dos ocupantes. 

2- Airbag cortina

O modelo de cortina é encontrado nas laterais superiores do carro, descendo até a altura das janelas. Sua função é amenizar os impactos na cabeça dos passageiros durante acidentes com colisões laterais.

3- Airbag lateral

O airbag lateral é outro bastante comum e o mais utilizado quanto o veículo oferece dois tipos de airbags. Ele tem o objetivo de proteger a coluna e parte lateral do corpo, com isso seu acionamento fica na parte lateral do carro abaixo das janelas.

4- Airbag de joelho

Embora ainda não seja muito utilizado no Brasil, o airbag de joelho tem a função de proteger as pernas do motorista contra grande impacto na coluna de direção.

5- Airbag de cinto

O airbag de cinto funciona como um aprimoramento de um dos itens de segurança mais importantes de carros, o cinto. Ele proporciona ao cinto que ele encha e amenize ainda mais o impacto dos acidentes.

6- Airbag central

O airbag central fica localizado entre os bancos da frente e tem o objetivo de evitar que motorista e carona se choquem durante o impacto. De modo geral, também é outro tipo pouco usual e mais encontrado em carros de luxo.

7- Airbag de teto

O airbag de teto teve sua primeira aparição através da montadora Hyundai. Esse modelo tem o objetivo de proteger passageiros que tenham carros com teto solar de não serem arremessados ou se cortarem com cacos de vidro durante um capotamento, por exemplo.

8- Airbag traseiro

Já o airbag traseiro tem a função de proteger os ocupantes da parte de trás do carro. De modo geral, ele costuma ser acionado em impactos traseiros, mas dependendo da força podem funcionar em impactos frontais.

Com isso, ele protege a cabeça dos ocupantes, ou seja, ele sai diretamente dos contornos dos encostos dos bancos.

9- Airbag de capô

Outro airbag pouco conhecido é o airbag de capô. Ele fica localizado na base do para-brisa e é acionado quando acontecem acidentes de atropelamento. Com isso, ele impede da vítima se chocar com o motor e principalmente com o vidro dianteiro.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é e como funciona o acionamento do airbag. Além disso, fica clara sua importância para a proteção dos passageiros, principalmente por conta da quantidade de tipos de airbags disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + treze =