Blog

7 formas de incluir o minimalismo em sua casa

7 formas de incluir o minimalismo em sua casa

Estilo não envolve se livrar de tudo, mas sim adaptar o ambiente para a ideia do menos é mais

O minimalismo já conquistou seus adeptos há um tempo. Envolve desenvolver ambientes com a menor quantidade possível de itens, porém, totalmente funcionais e aconchegantes.

Ainda assim, não são apenas os móveis, eletrodomésticos e a decoração em geral que entram aqui. Um projeto de iluminação minimalista também é uma maneira de trabalhar o estilo. Simpatiza e quer se arriscar? Confira as dicas.

1.  Se desfaça do que não usa mais

Você tem itens parados em casa? Podem ser roupas, decoração e até móveis. Se está sem uso, é um sinal de que pode ser passado adiante. Verifique o que está em boas condições para revenda e o que pode ir para doação.

Feito isso, analise o que ficou na casa e comece a pensar em uma nova organização. Você também pode reaproveitar algo sem uso, dando uma função diferenciada para o objeto ou móvel.

2.  Aposte nos espelhos pela casa

Os espelhos são ótimos para dar a sensação de amplitude. Então, se você vai aplicar a decoração minimalista em uma casa ou apartamento pequeno, aposte neles sem pensar duas vezes.

Você pode colocá-los na sala ou nos quartos, para dar a sensação de um espaço amplo e acolhedor, mesmo com menos móveis e itens decorativos.

3.  Invista nos projetos de iluminação

Os projetos de iluminação também são parte do minimalismo. A ideia, em geral, é aproveitar ao máximo a luz natural, mas você pode criar ambientes incríveis mesmo trazendo a luz artificial.

Espelhos iluminados, arandelas e luminárias customizáveis ganham espaço e chamam a atenção. No banheiro e no closet o espelho iluminado é muito bem-vindo, mas a aplicação de uma arandela logo acima da mesa de cabeceira dos quartos também dá um toque minimalista.

4.  Prefira as cores mais neutras

Na hora de pintar ou aplicar papéis de parede, a aposta deve ser nas cores mais neutras. O branco e o gelo são os preferidos, pois trabalham também no projeto de iluminação.

Como são cores mais claras, contribuem para aproveitar melhor a iluminação natural ou destacar alguns pontos de cada ambiente. No caso do papel de parede, vale trazer também a estampa de listras, muito comum no estilo.

5.  Mantenha tudo organizado

A organização é parte da construção de um ambiente minimalista. Com isso, você deve cuidar para que tudo tenha seu lugar e nada fique perdido pela casa. Nos quartos, vale ter guarda-roupas com mais prateleiras, e gaveteiros com divisórias.

Além disso, evite itens perdidos, sem um local para serem guardados. A casa ou apartamento também deve ser mantida limpa, para ter uma melhor visão do que pode ser doado ou vendido, por exemplo.

6.  Opte por móveis e eletrodomésticos funcionais

Móveis funcionais são aqueles com mais de uma função que podem ser facilmente aproveitados em diferentes cômodos. Um exemplo é o sofá-cama, deixe na sala e, quando receber convidados, alguém pode dormir ali tranquilamente.

Outra dica são as mesinhas de canto com gavetas, elas servem para apoiar itens como controles remotos e revistas, mas guardam outros objetos da casa, não ignore também as banquetas que viram baús, pois, ajudam muito. Por último, dentre os eletrodomésticos, prefira os 3 em 1 ou 4 em 1, como o multiprocessador.

7.  Mantenha o que é importante

Há quem confunda o minimalismo com se desfazer de tudo o que você possui, porém, não é bem isso. A ideia é do “menos é mais”, mas não significa abrir mão do que você gosta.

Para definir se um objeto deve ficar, basta observar se ele ainda faz sentido na sua vida e na decoração do ambiente. Se questione muito sobre isso e se a resposta for não, é hora de desapegar e seguir em frente.