O Whatsapp é considerado a rede social mais popular e utilizada do Brasil, de acordo com pesquisas realizadas em 2021, a plataforma conta com mais de 120 milhões de usuários, sendo o segundo país no mundo com mais pessoas usufruindo dela, ficando atrás apenas da Índia, além disso, 99% das pessoas que possuem smartphones em território nacional possuem o aplicativo.
Os números podem até surpreender, mas já era de se esperar por se tratar de uma plataforma fundada em 2009 e que se popularizou rapidamente dentro do país, e todo esse sucesso fez com que o Whatsapp se expandisse criando uma nova versão exclusiva para o ambiente corporativo, o chamado Business.
Essa versão foi lançada em 2018, e para quem não sabe, o Whatsapp business se trata de um app de troca de mensagens, assim como o padrão que estamos acostumados, as suas diferenças ficam por conta dele ser desenvolvido exclusivamente para as empresas, possuindo alguns recursos diferentes como a resposta automática, perfil comercial, análise de alcance e organização no fluxo de conversas, para conseguir melhorar a comunicação com o cliente e não deixar tudo confuso e misturado como se estivesse em uma batedeira industrial.
E é claro que com tantas funcionalidades, o whatsapp business se tornou um verdadeiro sucesso, pensando nisso, que tal replicá-lo dentro de suas estratégias corporativas? Quer saber como? No texto de hoje, separamos 6 formas assertivas de usar o app ao seu favor, bora conferir? Vamos lá!
- Invista nas respostas automáticas
A primeira forma assertiva de usar o whatsapp business ao seu favor é investindo nas chamadas respostas automáticas, para quem não sabe, elas nada mais são do que respostas pré-programadas que são enviadas automaticamente falando sobre um determinado assunto, podendo ser um texto de boas-vindas ou até mesmo um aviso sobre o horário para contato.
Elas ajudam bastante a otimizar o bate-papo e fazem com que nenhum usuário precise ficar esperando o que, cá entre nós, pode gerar um certo desinteresse e fazer com que as pessoas até mesmo desistam do seu negócio.
Procure ser amigável e cordial, separe algumas mensagens para os momentos necessários e invista nesse recurso para economizar tempo e trazer uma resposta ao cliente.
- Configure respostas rápidas
Além das automáticas nós também temos as chamadas respostas rápidas, mas não confunda com a que falamos acima, assim como a luva de vaqueta e luva de raspa são parecidas, elas não são iguais e isso também acontece neste caso.
As mensagens rápidas são textos pré-definidos no qual você pode enviá-los com apenas um clique, elas não funcionam de forma automática, precisando de alguém para fazer o envio, porém agilizam muito o atendimento e deixam tudo mais dinâmico já que você pode deixar tudo pronto e apenas apertar um botão para confirmar o envio.
É possível produzir até 50 respostas rápidas, como informações sobre rastreio de pedidos, formas de pagamento, cardápio, dados bancários e por aí vai, veja o que você mais envia e faça com que ele já fique engatilhado para melhorar o seu atendimento.
- Use etiquetas para organizar suas conversas
As etiquetas estão entre as ferramentas mais atrativas do app e podem ajudar e muito você a organizar todos os seus leads e deixar tudo muito mais alinhado, com elas, você tem a opção de 20 etiquetas personalizadas no qual você pode organizar suas mensagens determinando uma cor em cada categoria.
É possível, por exemplo, distinguir clientes novos dos antigos, separar aquele consumidor frequente, anotar o pedido ainda em aberto, entre outros. Todas as informações relevantes podem ser separadas e utilizadas nesse formato de etiqueta, deixando tudo colorido como uma rótulos adesivos dentro do carrinho do sorveteiro.
O recurso é muito bem utilizado principalmente para empresas grandes ou que querem separar tudo da forma correta, facilitando e deixando a funcionalidade muito mais visual.
- Crie seu perfil com informações completas
No whatsapp business é possível criar um perfil completo falando sobre a sua empresa, isso ajuda a mostrar profissionalismo e faz com que as pessoas se atraiam mais pelo seu negócio, passando credibilidade e confiança.
Então procure preencher todas as informações como horário de funcionamento, e-mail, horário de atendimento, cardápio caso tenha, outro telefone para contato, redes sociais, site e por aí vai.
- Divulgue seu número e incentive os clientes a te adicionarem na agenda
Para que seu whatsapp business seja produtivo, é necessário fazer com que as pessoas cheguem até você e mantenham contato com a sua empresa, sendo assim, recomendamos que você faça a divulgação dele de maneira frequente.
Poste em suas redes sociais, crie anúncios para divulgá-lo e não se esqueça de sempre, fazer o envio do seu número profissional, mas além de chamar, é necessário que os clientes te adicionem nas suas agendas.
Com o contato salvo, você consegue enviar listas de transmissões e aproveitar melhor o seu Status, o que pode ser um grande diferencial, então incentive para que você seja adicionado e consiga aproveitar totalmente do app.
- Mensure seus resultados com frequência
Por fim, é sempre importante ficar de olho em como está o desempenho do seu app e das mensagens que você está enviando, a própria plataforma te fornece dados importantes como mensagens enviadas, mensagens recebidas e mensagens lidas e até mesmo, mensagens que chegaram até a sua conta.
Isso te ajuda a entender melhor o resultado de uma campanha de marketing e até mesmo a sua abordagem como está sendo recebida, o que pode fazer com que você ligue seus alarmes de incêndio caso necessite de alguma mudança.
Lembre-se, é sempre importante mensurar e acompanhar de perto todos os resultados, quanto maior controle sobre eles, mais eficiente será o seu desempenho geral.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.