Cultura

The African Pride e FIRJAN destacam parceria Brasil-Nigéria na International Business and EXPO 2024

Durante o evento, representantes discutiram avanços comerciais e futuros eventos estratégicos, enfatizando o papel crucial das relações econômicas entre os dois países

A The African Pride Company Brazil, representada pelo founder Ajoyemi Olabisi Osunleye, juntamente com Mauro Varejão, diretor  da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) participaram ativamente da International Business and EXPO 2024, realizada em Lagos nos dias 27 e 28 de agosto. O evento, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria de Lagos (LCCI), serviu como plataforma para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Nigéria.

Durante um painel focado no Brasil, Ajoyemi Osunleye mencionou a próxima cimeira do G20 em novembro e anunciou que a The African Pride Company, em colaboração com a FIRJAN, organiza agenda para receber o Presidente da Nigéria, representantes da LCCI e outros líderes empresariais.

Já Mauro Varejão, também destacou o compromisso do Brasil em aprofundar os laços econômicos com a Nigéria, ressaltando os avanços nos últimos cinco anos, particularmente nos setores de petróleo, agronegócio e comércio internacional, abordando ainda as oportunidades de colaboração na indústria da construção e a importância de uma parceria estratégica para o desenvolvimento industrial na Nigéria com suporte brasileiro.

Além disso, Gabriel Idahosa, Presidente da LCCI, endossou a relevância de fortalecer as relações econômicas entre Brasil e Nigéria e a relevância da visita da FIRJAN, facilitada através da comunicação contínua com o governo brasileiro.

Já Giuseppe, Presidente do Conselho de Administração da Nigéria, enfatizou o papel crucial das semelhanças culturais entre os dois países na promoção de um novo momento de crescimento econômico. Além disso, foi ressaltada uma vantagem logística significativa: um navio de carga do Brasil pode realizar uma viagem de ida e volta para a Nigéria em menos tempo do que um navio da China, evidenciando o potencial para otimizar a relação comercial entre as nações.

O evento contou também com a presença do Ministro Federal da Marinha e da Economia Azul, Adegboyega Oyetola, do Governador do Estado de Lagos, Babajide Sanwo-Olu, do Cônsul Geral do Brasil em Lagos, e de representantes de diversas embaixadas estrangeiras e empresas privadas.