O assédio moral é um tipo de conduta que fere os direitos de um trabalhador. São atitudes que vão contra a dignidade, saúde psicológica e física de uma pessoa. É importante saber mais sobre esse assunto, para que você possa entender como assegurar os seus direitos.
Uma empresa deve constantemente observar as condutas dos seus colaboradores, pois casos de assédios podem implicar em prejuízos financeiros ao negócio, além de ferir a reputação da companhia diante do mercado e da sociedade.
Acesso rápido aos tópicos deste conteúdo
O que é assédio moral?
O assédio moral é uma conduta abusiva e repetitiva, que fere o físico ou psicológico de uma pessoa. Isso pode incluir palavras que ferem a dignidade, gestos, atitudes ou mensagens. O assediador age de forma repetida, e sempre se dirige a uma pessoa ou grupo específico.
Dentro das empresas existem muitas ocorrências desse tipo de conduta negativa, que impactam na produtividade de um funcionário ou de uma equipe. Alguns exemplos de assédio à moral da pessoa são:
- Atribuir apelidos maldosos;
- Espalhar rumores ou boatos ofensivos;
- Sobrecarregar um trabalhador com funções impossível de fazer;
- Gritar ou xingar de forma desrespeitosa;
- Expor o trabalhador a tarefas consideradas humilhantes;
- Ignorar a presença do indivíduo;
- Criticar e expor a vida particular da pessoa.
Um assédio pode ser representado por meio de várias condutas negativas, que deixam a vítima depressiva em âmbito pessoal e desmotivada em termos de trabalho. É um tipo de situação passível de ações trabalhistas.
Como identificar o assédio moral no trabalho?
Algumas atitudes ajudam a identificar a prática de assédio moral em um ambiente de trabalho. Entre elas, quando o agressor delega para a vítima mais funções do que ela é capaz de suportar, ou quando faz chantagens para obter benefícios próprios.
Outra atitude que indica que uma pessoa é vítima de assédio é retirar o seu instrumento de trabalho, dificultando suas atividades. Em outras palavras, quando um superior ou alguém do mesmo nível hierárquico faz com que uma pessoa se sinta constrangida e humilhada, é um sinal de assédio.
Quais são os meus direitos como vítima de assédio moral?
A vítima tem o direito de abrir um processo para denunciar empresa e o agressor responsável. Além disso, quem sofre com assédios morais pode ter o direito à rescisão indireta do contrato de trabalho, com indenização por danos moral e intelectual.
A legislação tem como objetivo preservar a dignidade, a integridade física e psíquica da pessoa. O direito do trabalho prevê o assédio contra a moral do indivíduo. Este é o ramo do direito que regula as relações entre empregados e empregadores.
Como o assédio moral prejudica a carreira e a saúde do colaborador?
O assédio pode prejudicar a carreira e a saúde do trabalhador de várias maneiras, como causar depressão, ansiedade, transtornos, diminuir a produtividade; além de criar o desinteresse do colaborador em aprender novas coisas e em exercer suas atividades com qualidade.
Tudo isso gera impactos negativos também para a empresa, pois cria-se um ambiente desagradável, que causa medo nos colaboradores; além de a produtividade e qualidade dos serviços serem afetados.
Como denunciar o assédio moral à empresa?
A vítima deve procurar o canal de denúncias da empresa para relatar o seu caso. Se não houver canais específicos, o recomendado é se dirigir ao recursos humanos para fazer a reclamação ou denúncia. Advogados disponibilizados por sindicatos também podem ajudar nesse processo.
É importante coletar o máximo de provas e testemunhas que for possível, para comprovar a violência praticada pelo assediador contra a vítima. São válidos como provas mensagens de textos, e-mails, áudios e relatos de testemunhas.
Para uma empresa se resguardar e evitar prejuízos é válido adotar um canal de denúncias, isso pode ser feito por meio da Contato Seguro, onde o empregador pode cadastrar o seu negócio e criar o meio para que funcionários realizem suas denúncias.
A Contato Seguro traz mais informações sobre os tipos de assédios dentro de um ambiente de trabalho. Assim você pode identificar se sofre com esse tipo de conduta. Além disso, a empresa disponibiliza um canal de denúncias para registrar problemas com as organizações cadastradas na sua plataforma.