Tech

Benefícios da inteligência artificial: 7 vantagens para seu negócio

Entre os benefícios da inteligência artificial temos a automatização de processos, análise de dados, otimização da tomada de decisão, personalização de serviços e muito mais. Isso significa que essa tecnologia contribui de diversas maneiras para aumentar a performance de uma empresa, tornando-a mais competitiva e lucrativa.

Segundo o relatório Zendesk CX Trends 2023, as experiências de IA estão cada vez mais evoluídas e perfeitas. Consoante a isso, 65% dos líderes de empresas acreditam que elas estão se tornando mais naturais e semelhantes aos humanos, o que também tem sido percebido por 72% dos consumidores.

A sua companhia está alinhada às novas tendências do mercado ou ficará para trás? Nós podemos te ajudar a descobrir!

Neste post, você vai conhecer os principais tipos de inteligência artificial, os benefícios que essa tecnologia pode gerar para os negócios e sua importância nos dias de hoje, além de exemplos práticos de uso na área de atendimento ao cliente.

Quais são os principais tipos de inteligência artificial? 5 exemplos

O uso de inteligência artificial (IA) vem gerando vários benefícios para as empresas, tornando-as mais eficientes e competitivas. Contudo, é importante ter em mente que essa tecnologia possui diversas variações, voltadas para objetivos específicos.

Ou seja, existem diversos tipos de inteligência artificial, entre os quais, se destacam:

1. Inteligência artificial baseada em machine learning

Uma das IAs mais comuns, é caracterizada por aprender e evoluir a partir de dados. Pode ser dividida em três diferentes tipos:

  1. aprendizado supervisionado: quando o sistema aprende com base em dados rotulados, isto é, que especificam qual é a resposta correta;
  2. aprendizado não-supervisionado: o sistema é alimentado com um grande conjunto de dados não-rotulados e sua função é identificar padrões e agrupar informações semelhantes;
  3. aprendizado por reforço: o sistema aprende a partir das consequências de suas ações, por exemplo, avançando na tarefa sempre que acertar uma resposta ou agir de acordo com o esperado.

2. Inteligência artificial reativa ou baseada em regras

São sistemas que tomam decisões com base em um conjunto de regras predefinidas em sua programação. Por exemplo, ele pode ser instruído a, sempre diante de um estímulo “A”, responder com a ação “B”.

3. Inteligência artificial baseada em redes neurais

Inspiradas no funcionamento do cérebro humano, as redes neurais são um tipo de IA que aprende a partir de processos de deep learning. Elas são capazes de reconhecer padrões complexos, classificá-los, agrupá-los e até fazer previsões.

4. Inteligência artificial baseada em processamento de linguagem natural (PLN)

A área de PLN usa machine learning para criar mecanismos capazes de processar, interpretar e gerar linguagem humana. Esse tipo de IA é encontrado em chatbots e ferramentas voltadas para análise de sentimento, tradução e resumo de textos.

5. Inteligência artificial generativa

A IA Generativa está muito em alta atualmente por conta de ferramentas como ChatGPT e Midjourney. Trata-se de um sistema que se beneficia da inteligência artificial para gerar conteúdos de vários tipos, como textos, imagens, áudio e vídeo.

Qual a importância da inteligência artificial para os negócios?

A importância da inteligência artificial para os negócios está, principalmente, em seu potencial de automatização, que permite otimizar processos, tornando-os mais ágeis e eficientes. Ademais, sua capacidade de análise de dados contribui para uma tomada de decisão mais assertiva, além de fomentar o crescimento e a inovação.

Sendo assim, seu uso estratégico possibilita eliminar tarefas repetitivas, auxiliando na economia de tempo e recursos, e ainda gera vantagens competitivas, devido ao ganho de eficiência e produtividade. Tudo isso contribui para que a empresa possa oferecer serviços de melhor qualidade a seus clientes, sua razão de existir.

7 benefícios da inteligência artificial para os negócios

Quando o assunto é IA, o que não faltam são vantagens. Para tornar isso mais palpável e te ajudar a compreender como essa tecnologia pode mudar o mundo, listamos abaixo os principais benefícios da inteligência artificial para os negócios:

  1. otimização do atendimento ao cliente: por meio de chatbots de inteligência artificial, é possível oferecer um atendimento mais ágil e eficaz, 24/7, contribuindo ativamente para elevar seu nível de satisfação;
  2. automatização de tarefas: um dos grandes atrativos dessa tecnologia, que permite eliminar atividades repetitivas e reduzir erros, otimizando o uso do tempo e elevando o grau de eficiência operacional através da IA. Ao mesmo tempo, libera os colaboradores para que realizem ações de maior impacto;
  3. insights valiosos a partir da análise de dados: considerando a capacidade de identificar padrões em meio a um grande volume de dados, os sistemas de IA possibilitam encontrar boas oportunidades antes da concorrência;
  4. aprimoramento da tomada de decisões: com os insights obtidos, líderes e gestores têm acesso a informações confiáveis para embasar decisões estratégicas, otimizando o uso de recursos e gerando mais resultado;
  5. impulsiona a inovação: uma vez que essa tecnologia permite ampliar o potencial humano e ir além do óbvio, abrindo espaço para novas ideias que, sem o apoio dessas ferramentas, jamais poderíamos sequer imaginar;
  6. alto grau de personalização: viabiliza a entrega de experiências altamente personalizadas, atendendo às necessidades e preferências do consumidor, o que gera um grande impacto em sua satisfação e fidelização;
  7. melhora da experiência do consumidor: com um atendimento mais ágil, eficiente e personalizado, é possível construir uma jornada diferenciada para o cliente, influenciando, também, a forma como ele percebe a empresa;

5 exemplos de uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente

Para te ajudar a vislumbrar todo o potencial dessa tecnologia, listamos a seguir exemplos de aplicações práticas da inteligência artificial no atendimento ao cliente que foram apresentados no relatório Zendesk CX Trends 2023. Confira:

1. Análise do sentimento do consumidor

A pesquisa da Zendesk verificou que 60% dos consumidores dizem basear suas decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber. Isso já é motivo suficiente para que sua empresa se preocupe em oferecer uma experiência excepcional em todos os pontos de sua jornada de compra, concorda?

Pois saiba que a IA é capaz de analisar o sentimento do consumidor pela forma como ele se expressa. Ou seja, antes mesmo de iniciar o suporte, o atendente consegue saber se o cliente está calmo ou prestes a cancelar sua assinatura/pedido.

Isso permite que ele se prepare, moldando a sua comunicação e, até mesmo, priorize esse ticket, evitando que o cliente fique ainda mais impaciente e irritado.

2. Personalização com IA

A personalização é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Não à toa, a pesquisa da Zendesk constatou que 62% dos consumidores preferem as recomendações personalizadas às genéricas. E é claro que isso também se aplica ao atendimento e ao relacionamento com o cliente de modo geral.

Isso não é uma novidade, afinal, todos nós gostamos de nos sentir especiais. As empresas que se deram conta da importância disso estão tomando a dianteira na disputa pela atenção do cliente, mas ainda dá tempo de correr atrás e se destacar.

3. Experiências de IA

Não é de hoje que as experiências de IA estão revolucionando o atendimento ao cliente. Isso porque a inteligência artificial viabiliza a criação de chatbots personalizados, que fornecem as informações que os clientes precisam de forma rápida, em uma interação fluida, natural e satisfatória.

Inclusive, essa tecnologia já está mais do que aprovada pelos clientes. De acordo com o estudo da Zendesk, 77% deles relatam que os bots são bons ao responder perguntas simples, 71% perceberam que as IAs são mais rápidas nas respostas que os agentes humanos e 67% consideram que elas fornecem informações confiáveis.

4. Integração

A experiência do cliente é resultado da soma de todas as interações que ele tem com a empresa. Considerando que a jornada do consumidor envolve diferentes setores, é preciso que eles trabalhem em conjunto e, para isso, a informação deve circular livremente pela empresa, permitindo que as equipes colaborem entre si.

Logo, é necessário investir em ferramentas de integração, a fim de viabilizar que diferentes áreas da empresa operem de forma coordenada, o que é vital para a criação de uma jornada imersiva, diferenciada e satisfatória para o consumidor.

5. Experiências conversacionais

O conceito de experiências conversacionais se refere ao empoderamento do cliente, conferindo-lhe autonomia para decidir quando, onde e como quer ser atendido.

Aliás, uma experiência satisfatória precisa ir além, permitindo que o consumidor transite entre canais, interrompa e retome o atendimento sempre que necessário.

Isso só é possível quando entendemos suas necessidades e preferências e, é claro, por meio do uso de ferramentas que viabilizem a integração entre os canais, proporcionando uma experiência de atendimento mais consistente, fluida e natural.

Como usar a IA para alavancar a sua companhia?

A importância da inteligência artificial para os negócios já está mais do que clara. Do aprendizado personalizado com IA ao incremento na eficiência operacional, essa tecnologia tem potencializado — e muito — a performance em todas as áreas.

Diante disso, fica evidente que as organizações que não se atualizarem para oferecer a qualidade de atendimento que seus clientes esperam, serão facilmente ultrapassadas pelos concorrentes.

Contudo, ainda há tempo para quem deseja aproveitar essa oportunidade e liderar o processo de inovação. Com a ferramenta certa, sua empresa tem tudo para brilhar!

Faça uma avaliação gratuita do software Zendesk e aproveite todos os benefícios que a inteligência artificial pode proporcionar para o seu negócio!