Tech

Entenda como escolher eletrodomésticos com economia de energia

Escolher corretamente os eletrodomésticos para residências e comércios é a forma mais eficiente de gastar menos com energia elétrica

Mobiliar uma casa ou um estabelecimento comercial não é tarefa fácil, especialmente quando a tarefa é comprar um bom equipamento, mas que seja igualmente econômico. Por isso, alguns detalhes fazem total diferença ao escolher eletrodomésticos, como geladeira, freezer horizontal 2 portas, fogão, forno elétrico, ar-condicionado e tantos outros.

É possível notar esses detalhes de diferentes formas: através do selo PROCEL, da etiqueta de consumo de energia de cada eletrodoméstico, do tamanho e da capacidade — aspectos que interferem diretamente no gasto de energia — assim como as tecnologias mais atuais do mercado.

Aqui, separamos algumas informações necessárias que vão te ajudar no momento de selecionar um eletrodoméstico de qualidade, mas que também seja econômico.

Selo PROCEL

A principal forma de saber se um eletrodoméstico possui boa eficiência energética é através do selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o PROCEL. Esse selo é uma classificação que vai de A até G, sendo A, um produto mais eficiente no uso de energia, e o G, o menos eficiente.

Esse selo tem como principal objetivo ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor entender, dentre os equipamentos e eletrodomésticos disponíveis no mercado, quais são os mais eficientes e que consomem menos energia.

Etiqueta de consumo

Junto ao selo PROCEL, é possível ter acesso também à etiqueta de consumo de cada aparelho. Por mais que alguns eletrodomésticos tenham a classificação A, por exemplo, o consumo de energia varia de acordo com as especificações técnicas de cada aparelho.

Nessa etiqueta, você terá acesso à marca do fabricante, ao modelo e à voltagem (110v ou 220v) do aparelho, assim como às informações detalhadas do consumo de energia. Por meio do valor mostrado, é possível entender quanto o eletrodoméstico irá consumir de energia durante o mês, o que possibilita ter uma noção básica da estimativa de consumo.

Tamanho e capacidade

Ao escolher um eletrodoméstico, o tamanho e a capacidade de determinados aparelhos precisam ser levados em consideração. Por exemplo, ao comprar uma geladeira ou um freezer muito grande, mesmo não tendo a necessidade de utilizar todo aquele espaço, fatalmente o gasto de energia será maior.

Além disso, você está gastando energia de maneira desnecessária, já que grande parte desse eletrodoméstico pode ficar vazio. Assim, é ideal considerar a sua necessidade, para que o gasto energético seja de acordo com o seu uso.

Tecnologias

Naturalmente, alguns eletrodomésticos mais recentes contam com tecnologias mais avançadas e eficientes, não só com relação ao seu funcionamento, mas também acerca do consumo de energia elétrica.

Por exemplo, os ares-condicionados que possuem a tecnologia inverter são muito mais econômicos do que os tradicionais. Isso acontece por conta da tecnologia utilizada em sua fabricação, a qual entrega um sistema que consegue operar da forma adequada, sem que o uso de energia seja exacerbado.

Modos econômicos

Alguns eletrodomésticos contam com modos de economia de energia que, como o próprio nome já diz, é capaz de entregar determinados serviços, com a capacidade reduzida e que, consequentemente, gastam menos energia.

Ao escolher esses modelos tenha em mente pesquisar sobre essas funções, pois pode ser uma forma de controlar os gastos com energia e assim garantir um custo menor no final do mês.

Comparação

Além de todas as características que citamos aqui, é sempre interessante que ao pesquisar por eletrodomésticos você faça comparações entre os produtos. Como falamos anteriormente, um mesmo eletrodoméstico, com outras funcionalidades, de modelos semelhantes e marcas distintas, pode entregar uma eficiência energética melhor do que outro. Por isso, realizar essa comparação antes de finalizar a compra é uma forma de garantir um ótimo negócio.

Ademais, tenha em mente que todas essas dicas só irão funcionar se o seu uso também for consciente. Portanto, preste bastante atenção em como está utilizando seus eletrodomésticos e realize as manutenções necessárias com o passar do tempo, pois assim, o aparelho seguirá entregando a eficiência esperada.