Blog

Confira o que não pode faltar no seu roteiro de viagem

Além de planejar o passeio, é importante saber o que não pode ficar de fora das malas

Todo mundo fica ansioso para viajar. Esse é o momento de fugir da rotina de trabalho e estudos, relaxar e esquecer um pouco os problemas. Ao mesmo tempo, é a situação perfeita para aproveitar um tempo só ou ao lado da família e/ou dos amigos, explorando novos lugares e culturas.

Para desfrutar de uma viagem segura e tranquila, o segredo está em se preparar para ela e saber o que levar para o passeio. Muito se fala sobre a arrumação das malas, mas um bom roteiro de viagens deve levar em conta outras questões e preparativos. Entenda melhor no texto abaixo.

Passagens e reserva de hospedagem

A viagem é para ser um momento de tranquilidade e diversão, para que você possa aproveitar o descanso enquanto passeia em um novo lugar. Então, é importante procurar evitar dores de cabeça desnecessárias na preparação dela. E isso começa com um bom planejamento, não deixando para providenciar o que é necessário de última hora.

E isso não se refere apenas à arrumação das malas! O ideal é providenciar as passagens e a reserva de hospedagem com boa antecedência. Fazer isso bem antes da data da viagem é vantajoso porque você encontra tanto passagens com preços mais baratos quanto mais opções de hospedagem. Além disso, a antecedência permite que você considere as suas alternativas com mais tranquilidade, sem precisar tomar uma decisão apressada — e que pode ser mais custosa para o bolso.

Documentos

Tanto viagens nacionais quanto internacionais demandam que o viajante tenha em mãos uma série de documentos. No caso de passeios feitos no Brasil, um documento de identificação, como carteira de identidade ou de motorista, é indispensável no bolso.

Já no caso de uma viagem internacional, é preciso portar ainda outros documentos. O mais importante deles é o passaporte, que costuma ser solicitado em diversos países do mundo. Outro documento primordial é o visto, que também é obrigatório em alguns países. Nesse caso, é vital pesquisar com antecedência sobre quais são as regras para visitar o país que deseja, checando se existe essa obrigatoriedade.

Também existem destinos que exigem o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP). Caso seja preciso apresentá-lo e você não o tenha, não deixe para providenciá-lo em cima da hora. Isso porque, além de tomar as vacinas exigidas com antecedência, também é preciso solicitá-lo no site do Governo Federal.

Seguro de viagem

Malas feitas, passagens e reserva de hospedagem em mãos, documentos bem guardados no bolso. Tudo pronto para viajar? Ainda não. Um item que não deve faltar é o seguro de viagem, um aliado indispensável caso você precise lidar com imprevistos no seu passeio. Ninguém deseja passar por essas situações, mas o seguro serve justamente para proteger o viajante, além de evitar que a viagem se torne ainda mais cara.

A ideia do seguro é resguardar o viajante de possíveis despesas médicas, sobretudo quando ele viaja para o exterior. O seguro consegue cobrir despesas médicas que envolvam acidentes (até os mais graves) e doenças. Inclusive, o seguro costuma ser um item exigido para a entrada em certos países.

Roteiro de viagem

Bem, o que não pode faltar no roteiro de viagem é… o roteiro de viagem! Para aproveitar ainda mais o passeio, é melhor já ter em mente quais lugares você deseja visitar durante a viagem. No planejamento, liste praças, museus, parques, pontos turísticos, locais históricos e naturais que deseja conhecer no seu destino.

Veja quais os dias de funcionamento de algumas atrações e se existe preço de entrada, já deixando esse valor separado no seu orçamento. Aproveite para planejar quais locais irá visitar em cada dia, dando prioridade para conhecer aqueles que ficam próximos uns dos outros.

Outra vantagem de ter o roteiro de viagem definido é já pesquisar e escolher onde fará as refeições. Essa é outra dica para economizar dinheiro, evitando assim ter gastos maiores para comer em um lugar mais caro.

Roupas adequadas

Por fim, claro, estão as roupas. Elas precisam ser compatíveis com o clima do seu destino, para que você não enfrente nenhum desconforto. Viagem para a praia? Já separe as roupas de banho. Vai para um lugar mais frio? Não se esqueça de luvas, casacos e gorros. A ideia é fazer uma trilha nas montanhas? Tênis de caminhada e roupas de fácil transpiração são obrigatórias. Pesquise sobre o clima do seu destino na época do ano em que você irá viajar e cheque a estação do local para guiar suas escolhas.