Natureza

A importância dos ingredientes naturais na dieta do seu pet

   Para melhorar a saúde do seu pet, é preciso estar atento a fatores como a alimentação

A alimentação é um dos pilares básicos de uma boa saúde, além de fornecer os nutrientes básicos ao organismo, garantir o funcionamento do sistema imunológico, entre outros benefícios.

O mesmo é válido para os animais. Por isso, nos últimos anos, tem crescido a busca por ração natural para cachorro e outros pets. Conheça a importância dessa tendência e saiba como ela pode beneficiar o seu bichinho.

O que é ração natural

A ração natural para pets é uma tendência em expansão nos últimos anos. Esse tipo de alimento é minimamente processado para manter o organismo do animal mais saudável. É importante diferenciar ração natural e restos de refeições humanas: a primeira é produzida a partir de avaliações sobre qual é o tipo e a proporção de cada nutriente para determinado pet.

A segunda, por outro lado, não considera as necessidades nutricionais e o equilíbrio entre componentes. Restos de alimentos consumidos por humanos podem ser ricos em gordura e sódio, o que prejudica a saúde dos pets.

Para que a alimentação atenda às necessidades nutricionais do seu pet, é fundamental consultar um veterinário, que pode avaliar as condições físicas do seu bichinho e sugerir a dieta mais adequada para ele. Pode ser preciso receitar suplementos minerais mesmo mantendo uma alimentação natural, dependendo do estado de saúde do pet.

Importância da ração natural

Esse tipo de ração proporciona vários benefícios ao seu bichinho. Primeiramente, ela garante os nutrientes essenciais, como vegetais, carnes e frutas, na forma que o pet prefere (alimentos crus ou cozidos, por exemplo). Outro fator relevante é o impacto sobre o sistema digestório, ajudando-o a funcionar regularmente.

A dieta natural também fortalece o sistema imunológico e deixa o pet menos suscetível a doenças e infecções. Esse tipo de alimentação também reduz alergias, pois não possui conservantes, corantes e outros componentes prejudiciais encontrados nas rações comerciais.

A ração natural também ajuda a prevenir doenças como diabete, pressão alta, problemas renais e cardíacos e mantém o seu bichinho com um aspecto mais saudável (no caso de cachorros, com pelos mais brilhante e bonitos, sem mau hálito e com fezes menos fedidas, por exemplo). Por fim, essa dieta ajuda a manter o peso e a consumir os tipos de ingredientes adequados, reduzindo gorduras não saudáveis.

Dieta natural para cães

Uma alimentação natural é fundamental para garantir mais disposição e qualidade de vida ao seu pet. Na prática, isso ajuda a aumentar a expectativa de vida dele, garantindo saúde e a chance de ele vivenciar ótimos momentos com seus tutores.

Os cães são animais naturalmente carnívoros que, ao longo de sua evolução, passaram a consumir mais carboidratos ao conviver com humanos. A dieta natural visa o equilíbrio entre proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e água.

Tipos de ingredientes

São muitos os ingredientes que compõem a ração natural. Um deles são as fibras alimentares, responsáveis por fornecer energia adequada e promover um bom funcionamento do organismo. Além de serem ótimas fontes de vitaminas, cálcio, fibras, minerais, proteínas e gorduras boas.

As proteínas também são essenciais, já que garantem o desenvolvimento e a boa formação do bichinho, sendo fontes  de aminoácidos, vitaminas e minerais. Frutas e vegetais também são importantes, especialmente para cães, já que evitam constipação intestinal, além de fornecerem fitonutrientes, vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Por fim, as boas gorduras são fontes de vitaminas lipossolúveis.

Não deixe de buscar ajuda profissional para revisar a alimentação do seu bichinho. Antes de sugerir o tipo de alimentação adequada, o veterinário solicita alguns exames para constatar com detalhes qual é o estado de saúde do seu bichinho a fim de sugerir opções mais personalizadas.