Beleza e Saúde

Yoga: saiba tudo sobre a prática oriental

A partir da década de 1950 e 1960 ocorreu um fenômeno chamado orientalismo, que foi a influência crescente do Oriente sobre o Ocidente. Um dos maiores sinais desse intercâmbio foi o yoga, que despertou um interesse crescente entre nós.

De fato, não havia na medicina ou na fisioterapia ocidental nenhuma prática que fosse capaz de unir a proposta fisioterapêutica com as disposições da psique de modo tão completo e abrangente. Ou ao menos que fosse tão tradicional quanto o yoga.

A própria palavra yoga já ajuda a vislumbrar isso. Ela tem origem no sânscrito, uma das línguas mais antigas do mundo, cuja raiz é yuj, o que por sua vez significa “unir” ou “integrar”, também em sentido espiritual e religioso.

Claro que hoje você não precisa ter uma religião ou seguir algum rito específico para poder aproveitar o yoga em sua rotina. Ou mesmo para poder assistir uma aula de aromaterapia e se beneficiar de outros costumes igualmente orientais.

Na verdade, um dos principais motivos para a difusão e popularização do yoga é o fato de que nós, ocidentais, vivemos uma vida cada vez mais agitada. Dos idos de 1950 para cá isso mudou muito, mas em geral foi para pior, se considerarmos as metrópoles.

Temos o problema do trânsito e do engarrafamento excessivos, também da falta de espaço que obriga as pessoas a se espremerem no transporte público ou morar em apartamentos minúsculos, sem falar da poluição do ar, dos rios e até mesmo da poluição sonora.

Tudo isso acaba gerando outro problema que é, naturalmente, o desgaste psicológico e humano. Com o tempo, isso cria outras crises, como as de conflito entre pessoas, estresse geral, falta de empatia, ansiedade extrema, desânimo e até depressão.

Tanto que cada vez mais as grandes empresas tentam mitigar esse tipo de problema. Como alguém da área de fabricação de ar condicionado central industrial, que pode desenhar uma cadeia produtiva mais humana e mais estimulante para os funcionários.

Inclusive, há várias empresas investindo também no que se convencionou chamar de fisioterapia do trabalho. Alguns trazem especialistas uma vez por semana, para instruir o pessoal que sofre mais desgaste e mais estresse na rotina.

As dicas podem ir desde uma melhor alimentação e uma maior qualidade de sono, até práticas como a de pilates ou do próprio yoga. Por tudo isso é que decidimos escrever este artigo sobre o assunto, aprofundando o que merece mais atenção.

Além de mostrar o que é preciso saber antes de praticar, trazendo conceitos e características fundamentais, também vamos enumerar os principais motivos pelos quais o yoga deve ou pode ser inserido em sua rotina.

Até porque, uma prática tão antiga e já testada pelo tempo, pode ser conciliada com qualquer tipo de vida ou de correria, seja quem trabalha em casa ou quem dá aulas em escola particular fundamental 1 o dia todo, em regime puxado de trabalho.

Ou seja, só o que importa é que haja de fato um interesse sincero por parte da pessoa, no sentido de saber que vai ser preciso mudar hábitos e quebrar paradigmas. Contudo, essa saída da zona de conforto também tem suas razões de ser.

O que é e como começar?

O yoga, enquanto esforço por “integrar” a pessoa, como vimos lá no começo, é muito mais do que uma fisioterapia ou uma mera meditação. É, na verdade, uma filosofia de vida, pois vai acabar extrapolando a academia onde você o pratica.

Isso quer dizer que, com o tempo, as sessões já não vão se limitar a um preparo de 10 minutos que você faz antes de começar. Na verdade, é preciso pensar diferente desde o começo do dia, ou mesmo pensar assim o tempo todo.

É deste modo que o yoga acaba ganhando uma centralidade em sua psique, de modo a realmente reformar toda a personalidade da sua pessoa. Por isso é uma filosofia de vida, e não apenas uma prática.

Comparativamente, quando uma empresa que lida com infraestrutura de rede cabeada desenha sua filosofia de trabalho, também chamada de cultura organizacional, ela não está definindo apenas questões práticas como marketing, mas muito mais.

Assim, aquela filosofia vai precisar direcionar os esforços de todos, desde a diretoria até a recepção da empresa. Ao mesmo tempo, a filosofia do yoga vai precisar conduzir todos os esforços do indivíduo, desde a vida pessoal e íntima, até a familiar e a profissional.

O bacana é que, assim como o esforço é completo, os benefícios também são, de modo que eles tocam as nossas principais dimensões, que são:

  • A dimensão física;
  • A dimensão emocional;
  • A dimensão mental;
  • A dimensão espiritual.

Em termos de início de prática, o que qualquer um precisa saber é que ele envolve não apenas a meditação, como pode parecer em um primeiro momento.

Também vai ser preciso restaurar sua postura e reabilitar sua respiração. Além de tempo na agenda, você ainda vai precisar de roupas confortáveis e um tapete antiderrapante.

Uma dica de ouro, que às vezes passa batido, é você fazer um check up e verificar se está tudo bem com a sua saúde. Essa avaliação deve ser feita por todos, mas sobretudo se você já tiver alguma doença ou dores preexistentes.

Isso funciona mais ou menos como uma empresa que conta com placa de sinalização personalizada, informando os funcionários dos riscos que determinada atividade pode implicar.

Afinal, as baterias de exercícios, meditações e alongamento vão acabar exigindo bastante dos seus músculos, ossos, do pulmão e até da sua coluna, que vai “chacoalhar” um pouco.

Ou seja, você vai quebrar o sedentarismo, o que sempre precisa ser acompanhado de um fisioterapeuta ou um clínico geral, que então encaminha para a especialização certa.

Por fim, as aulas costumam acabar com relaxamento, o que já costuma valer a pena por si só. Além de que hoje há várias soluções de yoga a distância, ou seja, feitas por plataformas digitais que você acompanha do computador, do celular ou da televisão.

1. O corpo agradece

As posturas que o yoga exige são tão abrangentes e importantes que têm um nome à parte, que é “asana”. No caso, elas foram pensadas justamente para impactarem todos os músculos do corpo, nem um a menos.

As principais atuam especialmente sobre os braços, pernas e abdômen. Além de fortalecer os músculos e dar um bem-estar em função disso, as asanas também tornam os membros mais flexíveis, gerando um grande efeito complementar.

Mais ou menos como quando fazemos uma lavagem de cortinas rolo ou um simples reparo em parte de um cômodo, e aquilo melhora o ambiente todo. Assim são as asanas, que focam na musculatura, mas beneficiam muito mais.

Por exemplo, também as articulações vão ser trabalhadas e até mesmo os tendões. O que é importante tanto para manter a forma quanto para evitar lesões, luxações, cãibras e afins.

Inclusive, quem sofre de artrose, artrite, artralgia, osteoartrite e similares, também vai sentir um alívio e um verdadeiro tratamento graças ao yoga.

Outras vantagens para o corpo passam por disposição e energia revitalizada, maior equilíbrio para o dia a dia, vantagens ao sistema cardiovascular, ao sistema respiratório, ao imunológico e até benefícios na digestão e na ajuda com perda de peso.

2. Impactos na saúde mental

De modo geral, o yoga é capaz de reduzir a tensão da nossa mente e ajudar em uma verdadeira administração de nosso autocontrole.

Ou seja, não é que ele ajuda apenas na atenção, na concentração e nas demais faculdades pontuais, mas ainda fortalece o piloto de tudo isso, que é a nossa voz interior.

Então, se a pessoa trabalha com design em uma agência que faz caneca personalizada, ela pode voltar esse benefício para a criatividade, a inovação e os processos criativos que beneficiem seu esforço.

Além da vida pessoal e profissional, nossas relações também melhoram, pois ganhamos mais domínio e capacidade de diálogo, em vez de reprimir ou externar coisas em excesso.

3. Outras vantagens

Por fim, não deixa de ser notável que o yoga pode ser utilizado para benefícios e alívios que vão muito além das vantagens corporais e mentais mais óbvias.

Logo, pessoas que estão tentando parar de fumar, ganham com ele na linha do autocontrole já referido. Até mesmo os sintomas da menopausa podem ser mitigados.

Se uma trabalhadora que usa uniforme feminino social moderno deseja perder peso ou controlar melhor a ansiedade, também pode recorrer ao yoga.

A verdade é que perdemos o costume de nos concentrar. Então, conforme vamos fazendo alongamentos, relaxamento e meditação, também vamos retomando isso e os impactos incríveis que vêm junto.

Considerações finais

O yoga tem se disseminado cada vez mais no Brasil e nos países ocidentais como um todo, embora tenha origem tradicional no Oriente.

Acima mostramos não apenas o que levar em conta antes de começar a praticar, mas também os benefícios que ele pode trazer no corpo, na mente e até nas emoções.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 7 =