{"id":1097,"date":"2022-07-25T19:43:14","date_gmt":"2022-07-25T19:43:14","guid":{"rendered":"https:\/\/jnews.dev.br\/?p=1097"},"modified":"2022-07-25T19:43:16","modified_gmt":"2022-07-25T19:43:16","slug":"depressao-e-ansiedade-no-home-office-como-evitar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/jnews.dev.br\/depressao-e-ansiedade-no-home-office-como-evitar\/","title":{"rendered":"Depress\u00e3o e ansiedade no home office: como evitar?"},"content":{"rendered":"\n
Durante a pandemia, muitas empresas adotaram um modelo de trabalho remoto, e isso nos mostrou que essa \u00e9 uma tend\u00eancia cont\u00ednua. No entanto, \u00e9 importante dizer que, cuidar da sa\u00fade mental e do bem-estar dos colaboradores \u00e9 imprescind\u00edvel para evitar a depress\u00e3o e a ansiedade no home office.<\/strong><\/p>\n\n\n\n De acordo com um estudo recente da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS), a depress\u00e3o e os transtornos de ansiedade custam \u00e0 economia global US$1 trilh\u00e3o em perda de produtividade a cada ano.<\/p>\n\n\n\n Mesmo nesse contexto, ainda estamos vendo um progresso lento no planejamento da sa\u00fade mental e do bem-estar dos funcion\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n Por outro lado, as empresas que fazem parte do or\u00e7amento de uma organiza\u00e7\u00e3o pela import\u00e2ncia do tema j\u00e1 come\u00e7am a sentir os benef\u00edcios dessa nova prioridade.<\/p>\n\n\n\n Recentemente, a OMS publicou pesquisas demonstrando um retorno 4x maior do investimento em a\u00e7\u00f5es preventivas de sa\u00fade mental.<\/p>\n\n\n\n Note que estamos falando de investimento e n\u00e3o de custo. As empresas que passaram por essa mudan\u00e7a de mentalidade e da gest\u00e3o de recursos humanos<\/strong><\/a> <\/strong>estar\u00e3o liderando o caminho e se concentrar\u00e3o na sa\u00fade mental de seus funcion\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea deseja iniciar o processo de melhoria do trabalho em equipe em casa, continue lendo!<\/p>\n\n\n\n O primeiro passo nesse processo \u00e9 entender como essa forma de trabalho afeta a vida das pessoas.<\/p>\n\n\n\n Como vimos recentemente, trabalhar em casa por longos per\u00edodos pode prejudicar a sa\u00fade mental dos funcion\u00e1rios, pois gerenciar a vida pessoal e profissional no mesmo espa\u00e7o est\u00e1 se tornando mais complexo.<\/p>\n\n\n\n Para evitar que o atrito piore, os gerentes e profissionais especializados em gest\u00e3o de recursos humanos ead<\/strong><\/a> <\/strong>(ou presencial), precisam estar cientes dos sintomas mais comuns dos trabalhadores remotos:<\/p>\n\n\n\n Para mapear esses sintomas, as organiza\u00e7\u00f5es precisam entender como os funcion\u00e1rios est\u00e3o se sentindo.<\/p>\n\n\n\n Por isso, \u00e9 importante ter uma cultura de feedback (a comunica\u00e7\u00e3o cont\u00ednua \u00e9 essencial) e aplicar pesquisas de clima organizacional e de sentimento (s\u00e3o ferramentas importantes para avaliar os sentimentos da equipe).<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, pesquisar sobre curso de gest\u00e3o de pessoas online<\/strong><\/a> <\/strong>pode ser uma \u00f3tima maneira de aprender a gerenciar os colaboradores \u00e0 dist\u00e2ncia neste novo modelo de trabalho.<\/p>\n\n\n\n Priorizar a felicidade e a sa\u00fade mental em um home office n\u00e3o \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil, pois requer planejamento, an\u00e1lise comportamental e planejamento de a\u00e7\u00f5es constantes.<\/p>\n\n\n\n Fatores como a dist\u00e2ncia entre todos e o aumento da influ\u00eancia de fatores externos ao trabalho tornam essa tarefa ainda mais complicada.<\/p>\n\n\n\n Pensando nisso para te ajudar, trouxemos algumas dicas para potencializar a sa\u00fade mental do seu home office e manter a mente e o corpo dos seus colaboradores saud\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s mapear os sentimentos de sua equipe e analisar a realidade de sua empresa, \u00e9 necess\u00e1rio desenvolver um plano de a\u00e7\u00e3o com o objetivo de melhorar os problemas identificados. Em outras palavras, um programa de sa\u00fade mental.<\/p>\n\n\n\n Se bem estruturado, trar\u00e1 alguns benef\u00edcios para a empresa, como clima organizacional mais harmonioso, maior produtividade e, consequentemente, melhor desempenho organizacional.<\/p>\n\n\n\n Uma estrat\u00e9gia que os gerentes e o RH podem implementar, como indicado em diversos cursos de gest\u00e3o de pessoas em startups<\/strong><\/a>, \u00e9 apontar v\u00e1rias maneiras de trabalhar em casa para ajudar os funcion\u00e1rios a se manterem saud\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n Portanto, compartilhar uma aula de medita\u00e7\u00e3o online gratuita ou uma aula de dan\u00e7a perto de seus colegas pode ajudar a motivar os funcion\u00e1rios a encontrar solu\u00e7\u00f5es quando encontrarem problemas.<\/p>\n\n\n\n Oferecer hor\u00e1rios de trabalho flex\u00edveis significa dar aos funcion\u00e1rios a capacidade de definir quando terminam seu dia de trabalho.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o \u00e9 uma m\u00e9trica f\u00e1cil, pois a flexibilidade geralmente vem com muitos problemas relacionados \u00e0 produtividade, pois n\u00e3o \u00e9 uma m\u00e9trica compat\u00edvel com todos os perfis de empresas e funcion\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n No entanto, dado o ambiente atual do home office, \u00e9 importante ressaltar que seguir um cronograma r\u00edgido pode gerar infinitas preocupa\u00e7\u00f5es e problemas para todos.<\/p>\n\n\n\n Ao ter que dividir entre tarefas profissionais e tarefas dom\u00e9sticas, os processos precisam ser adaptados com muita rigidez, e os funcion\u00e1rios se sentem cada vez mais estressados, estressados \u200b\u200be menos produtivos.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o basta apenas falar de sa\u00fade mental e bem-estar. As organiza\u00e7\u00f5es precisam praticar isso de forma positiva todos os dias para que funcion\u00e1rios entendam seus limites e possam priorizar sua sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 comum ver l\u00edderes falarem sobre o bem-estar de seus subordinados, mas ficam se perguntando o que conseguem superar, esquecendo que a sa\u00fade mental tamb\u00e9m se aplica a eles.<\/p>\n\n\n\nManeiras de mapear o desgaste da equipe<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
5 dicas para evitar a ansiedade e a depress\u00e3o no Home Office<\/strong><\/h2>\n\n\n\n