Beleza e Saúde

Veja Algumas Doenças Causadas Pelas Drogas e Como Tratar

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) aponta que no ano de 2021, 275 milhões de pessoas usaram drogas. Aproximadamente 25 milhões de pessoas no mundo são viciadas em narcóticos e 36 milhões sofrem de algum transtorno psíquico em decorrer a dependência química. Os jovens da atualidade são mais conscientes sobre o uso de drogas e suas consequências, aumentando uma taxa de 40%. Todavia, pesquisas descrevem que nos últimos 24 anos, o aumento de produtos químicos adquiridos por usuário de drogas cresceu gradativamente. As políticas de todo o Estado acreditam que tais barreiras podem ser vencidas por meio da educação. Contudo, como educar se não há exemplo entre famílias? O ciclo familiar é fundamental em todo o processo de formação da personalidade entre crianças e adolescentes.  

Profissionais da área da saúde apontam que o uso de substâncias químicas aumentou 42% durante o período de pandemia. Em 2020 jovens de 15 e 64 anos fizeram o uso de substância química, equivalente à 5,5% de toda a população mundial. Além do mais, 11 milhões de pessoas fazem o uso de drogas injetáveis, desencadeando doenças como por exemplo a Hepatite C. O narcotráfico com o auxílio da internet é um novo instrumento perante a sociedade, mas que alcança um número exorbitante de pessoas. A pandemia influenciou para que a tecnologia ajudasse a economia do país, seja de forma positiva como negativa. A venda com o auxílio da internet iniciou-se em 2011, e atualmente o meio é considerado uma ferramenta importante para adquirir a substância química.  

Sabemos que a dependência química é considerada uma doença, e a medida em que uma pessoa aumenta as dosagens, sua situação se tornará mais delicada. Há uma lista de doenças em que as substâncias químicas podem causar ao corpo, não apenas física como psíquica. Todo consumo em exagero pode causar destruição, uma pessoa viciada em narcóticos vive pelo uso de drogas. Suas ações impulsivas se tornam incontroláveis, e por mais que uma pessoa deseja se livrar das drogas, não consegue sair sozinha. A dependência crônica faz com que uma pessoa tenha atitudes incontroláveis, se um dependente químico cessar o uso de drogas no organismo dentre algumas horas pode iniciar uma crise de abstinência, levando pessoas a morte. E como procurar por ajuda? Acompanhe a leitura! 

Quais são as doenças causadas pela droga? Conheça as principais!

Endocardite infecciosa  

A doença endocardite é frequente entre usuários de drogas, basicamente a doença é provocada por bactérias no coração, causando um mal funcionamento na região. As substâncias químicas são corrosivas, e quando o produto é ingerido no organismo isso pode acarretar uma série de preocupações. A endocardite pode provocar febre, dores no corpo, falta de ar, fadiga, perda de peso, pele pálida, manchas no corpo. A doença exige tratamento e em determinados casos é realizado cirurgia. 

Doenças respiratórias 

Doenças como enfisema pulmonar, DPOC, tuberculose e dentre outros. Doenças respiratórias podem afetar a área pulmonar, causando debilidade a saúde física. Substâncias químicas podem provocar a doença, pois como foi descrito, o produto químico é prejudicial à saúde física. Doenças pulmonares estão ligados ao bloqueio na respiração, levando a uma dificuldade respiratória. 

Insuficiência renal e hepática  

A insuficiência renal é o mal funcionamento dos rins, quando o organismo é afetado há o surgimento do problema, o rim não filtra de forma correta o sangue. A desidratação ideal ao corpo é afetada, que significa uma lesão ao rim que não consegue trabalhar de forma adequada em decorrer ao uso de substância química.  E a insuficiência hepática é deterioração do fígado, perda da sua função e em determinados casos um transplante de fígado será necessário fazer.  

  Hidragloss: conheça o tratamento que faz sucesso para hidratação e rejuvenescimento labial

Comprometimento Cerebral 

As substâncias químicas afetam o Sistema Nervoso Central (SNC), o uso frequente e exagerado causa destruição aos neurônios, podendo fazer com que sua capacidade de pensar seja afetada gravemente. A destruição dos neurônios pode trazer sequelas ao resto da vida, podendo interferir no processo de recuperação de um dependente químico.  

Desnutrição 

A desnutrição é uma das características mais visíveis quando uma pessoa faz o uso de substância química exageradamente. Uma pessoa usuária de drogas pode perder tudo o que tem, inclusive a própria casa indo viver nas ruas. Quando o uso de drogas está exageradamente fora de controle, uma pessoa não faz alimentação de forma correta tendo uma aparência esquelética, e vive em decorrer as drogas e bebidas alcoólicas.  

Doenças psíquicas  

De acordo com a pesquisa descrita acima, 36 milhões de pessoas em 2021 sofreram de consequências envolvendo problemas psíquicos, mas quais seriam tais problemas? Depressão, ansiedade a até esquizofrenia pode ser desenvolvido ao uso de substância química. A depressão pode se tornar crônica, e durante o período de tratamento a pessoa que possuí tal transtorno pode provocar o suicídio. O problema exigirá o acompanhamento de profissionais da saúde, para que atitudes inconsequentes não venham a ser tomadas por um usuário de drogas, pois como foi apontado acima, a sua capacidade de raciocinar está afetada. 

Cânceres 

Substâncias químicas potencialmente altas podem provocar o câncer, além de necrose em algumas partes do corpo. É de conhecimento geral que apenas drogas ilícitas podem causar efeitos devastadores. Todavia, drogas lícitas também podem causar efeitos inesperados como as doenças citadas acima e o câncer. O câncer são células destrutivas ao organismo, podendo se expandir ou até levar a morte de um indivíduo se não for tratada.  

  Hidragloss: conheça o tratamento que faz sucesso para hidratação e rejuvenescimento labial

Como tratar a dependência química?

A dependência química quando não tratada pode levar uma pessoa a sofrer de overdose, que é o excesso de substância química no organismo. A overdose é uma condição grave que pode levar um indivíduo a ter complicações no organismo, além de provocar a morte, o problema exige atendimento médico com urgência antes que seja tarde demais. Sintomas de náusea, convulsão, vômitos, perda da consciência, confusão mental, paranoia, febre, alucinação, dor de cabeça e dentre outros são alguns sintomas provocados pelo excesso de drogas no corpo. Além do mais, a dependência química pode colocar a sua vida e a vida de outras pessoas em risco, além de todas as doenças provocadas, uma pessoa terá que viver o resto de sua vida com os efeitos colaterais do vício. Aceitar o uso de drogas é uma falsa ilusão de bem-estar e fuga dos problemas, há outras formas mais favoráveis para encontrar a felicidade e enfrentar momentos difíceis, não fazendo o uso de substâncias químicas.

A forma adequada e recomendada por especialistas da área da saúde, é realizando uma internação involuntária em uma clínica de recuperação em São Paulo. O local é responsável por realizar um acompanhamento médico com supervisão de uma equipe multiprofissional. Se você procura por ajuda, o Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar a encontrar um lugar ideal e qualificado com base nas necessidades do adicto e dos familiares. O uso de drogas é estimulante ao cérebro, fazendo com que um dependente entre em um círculo vicioso, tornando suas ações impulsivas e inconsequentes.

Não é impossível que uma pessoa consiga sair do mundo das drogas, todavia, será fundamental que aprenda a viver em sociedade sem o uso de substância química. Sem cura, a luta será diária e apenas dentro de um centro clínico o adicto aprenderá a conter seus impulsos e vontades. Procure por ajuda! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 2 =