Astrologia pode dar informações sobre como a característica pode ser benéfica para cada pessoa.
Estudo realizado pelo Instituto GFK, da Alemanha, constatou que os brasileiros gastam, em média, mais de quatro horas por semana com cuidados com o próprio corpo. Hábitos vaidosos são comuns no Brasil e podem contribuir para o bem-estar e a saúde, conforme revela a pesquisa “O poder da vaidade e do autocuidado na qualidade de vida”, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Além da ciência, outros campos de estudo também reforçam que a vaidade, apesar de ser considerada um dos sete pecados capitais, pode trazer benefícios para os indivíduos. Segundo a professora do curso de astrologia online “Astrologia Luz e Sombra”, Cláudia Lisboa, a vaidade está associada ao Sol, a estrela máxima, que traz vitalidade e alegria.
A astróloga explica que a vaidade pode ajudar a pessoa a se reconectar com a autoestima. Elementos posicionados no mapa astral permitem entender a forma como cada pessoa lida com essa questão, auxiliando a encará-la de forma mais positiva.
Para ter acesso a essas informações, é necessário fazer o documento base da astrologia. O mapa astrológico gratuito pode ser obtido em sites e aplicativos ligados. Para isso, é necessário fornecer a data, o horário e o local de nascimento.
Signo solar tem relação direta com a vaidade
Segundo a astróloga Cláudia Lisboa, o primeiro ponto que se relaciona com a vaidade no mapa astral é o signo solar, definido pela data de aniversário e o posicionamento do Sol no momento do nascimento de uma pessoa.
Ela explica que o Sol no mapa astral é aquele que fala sobre a individualidade, a autoafirmação, o amor-próprio, o potencial criativo, a autoconfiança e indica onde uma pessoa se sente forte, segura e confiante.
Cláudia destaca que o signo solar é o ego, a razão, a essência e, também, onde está a vaidade de uma pessoa. Quando o Sol está posicionado em um signo relacionado ao trabalho, como Touro, isso significa que a vitalidade daquela pessoa será atividade pelo processo de produzir, concretizar e realizar.
Em casos em que o Sol está posicionado em um signo ligado ao intelecto, como Gêmeos, a energia vital daquele nativo irá girar em torno da sua comunicação, do raciocínio lógico e da curiosidade.
Já em um posicionamento hipotético no qual o Sol está posicionado em um signo mais emotivo, como Peixes, a esfera afetiva precisa funcionar bem para que aquela pessoa se sinta confiante e segura.
Há, ainda, casos em que o Sol estará posicionado em um signo associado à liderança, como Leão. Esse posicionamento, de acordo com Cláudia, indicará uma força de vontade, uma luminosidade e um amor-próprio em tudo o que se relaciona com a vaidade,
“No signo solar, conseguimos encontrar uma medida justa do nosso ego, que é necessário. Sem ego, a gente não está aqui. Assim como o Sol é o centro de todo o nosso sistema solar agora, o ego deveria funcionar como uma espécie de veículo que transporta. Mas podemos ter um veículo altamente poluente ou um que não seja poluente e que não prejudique os outros”, teoriza a astróloga.
A frase da astróloga se refere ao aspecto de que a vaidade nem sempre é algo negativo. Quando os indivíduos usam a energia de seus signos solares para potencializar essa característica de forma sábia, podem atingir locais interessantes em sua jornada, desde que não causem mal aqueles que estão a sua volta.
Além do signo, Cláudia também explica que a casa onde o Sol está posicionado também pode ajudar a compreender questões de vaidade, autoestima e ego. Cada casa astrológica trata sobre uma área da vida e saber em qual delas está o Sol mostra em qual aspecto da vida se pode exercer uma soberba e, assim, regular o ego.