Turismo cultural e literário: roteiros para fãs de literatura brasileira
Conheça lugares que foram cenários e inspiraram grandes artistas brasileiros
Abrir um livro é uma forma de fazer a mente viajar e conhecer realidades e universos fantásticos. Mas você já pensou que é possível combinar o passeio da imaginação com uma viagem de verdade? Afinal, alguns dos lugares descritos pelos autores em suas obras são reais. E realmente é uma experiência única e diferente visitar aquele local presencialmente.
Assim, você pode aproveitar a próxima oportunidade que encontrar passagens aéreas baratas para programar um passeio diferente. Dessa vez, que tal conhecer os locais e cenários que inspiraram alguns dos grandes autores da literatura brasileira? Conheça alguns lugares que você pode visitar e se sentir dentro das obras do seu escritor favorito.
Casa de José de Alencar
José de Alencar é um dos mais célebres autores brasileiros, com “Iracema” sendo um dos seus trabalhos mais conhecidos. A obra relata o romance entre o europeu Martim, responsável por colonizar a área — atualmente o Ceará, e a moça indígena Iracema e. No livro, Alencar apresenta uma explicação poética para as origens do estado, que também é o seu estado-natal. Inclusive, a “virgem dos lábios de mel”, Iracema, é hoje um símbolo muitíssimo importante do estado.
Como homenagem, a Casa de José de Alencar, que fica em Fortaleza, foi um lugar tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN. Além de exposições ligadas às obras do autor, o espaço conta com outras atividades artísticas, assim como com ruínas arqueológicas e edificação histórica.
Museu de Território Caminhos Drummondianos
O poeta Carlos Drummond de Andrade é outro nome renomado e celebrado pelos fãs da literatura brasileira. Por isso, um dos roteiros indicados é visitar a “Cidade da Poesia”, em Itabira, no interior de Minas Gerais, onde ele nasceu.
É na cidade que fica o Museu de Território Caminhos Drummondianos, que resgata a própria história de Itabira, utilizando as referências literárias das obras do autor. Visitar a cidade também permite que o visitante possa conhecer melhor o contexto poético que inspirou Drummond, por meio de lugares como a Fazenda do Pontal, a Casa de Drummond, a Casa do Brás e o Memorial Carlos Drummond de Andrade.
São Miguel das Missões
São Miguel das Missões é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e que é um dos cenários da trilogia “O Tempo e o Vento”, escrita por Érico Veríssimo. As obras do autor são uma inteligente mistura entre história, romance e crônica, a qual acompanha a família Terra Cambará, ajudando a contar um pouco sobre a formação do estado gaúcho.
Na cidade fica o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, local que abriga edificações, as quais detalham as atuações das missões jesuíticas no Brasil. O local é um Patrimônio da Humanidade, título dado pela UNESCO, e também um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, titulação emitida pelo IPHAN. Outra cidade que aparece na obra é Porto Alegre, onde fica o Centro Cultural Érico Veríssimo, espaço dedicado a contar a vida e obra do autor com exposições e documentos literários — um prato cheio para qualquer fã do tema.
Manaus
A capital do Amazonas é uma das portas de entrada para conhecer mais das belezas do Norte do Brasil. A cidade é cenário da obra “Dois Irmãos”, escrita por Milton Hatoum e que narra a relação entre irmãos gêmeos de uma família libanesa que se mudam para Manaus. Ambientada no século XIX, a obra aborda questões sócio-históricas sobre a cidade e o seu povo, apresentando ao leitor um pouco mais das características de Manaus e da cultura local.
Este é um local que mistura a maravilhosa biodiversidade amazônica com a movimentada vida de uma cidade grande. Aliás, aqui, você encontra prédios históricos magníficos, comidas de dar água na boca e muitas manifestações culturais incríveis. Conhecer o Centro Histórico — região que abriga o Teatro Amazonas e a Igreja São Sebastião, entre outros prédios — é uma forma de se aproximar da cultura de Manaus. O passeio de barco que leva ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões é outra dica imperdível, o qual também permite aproximar-se do boto cor-de-rosa e desfrutar dessa beleza da natureza.
Espero que o conteúdo sobre Turismo cultural e literário: roteiros para fãs de literatura brasileira tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cultura e Música