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SERP: Quais as suas reais vantagens?

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Estar entre as primeiras colocações da SERP é o desejo de muitas empresas, afinal, isso ajuda a ser encontrado por mais pessoas.

O Google processa uma média de 3,5 milhões de pesquisas diariamente, o que representa 40 mil por segundo. Isso mostra que as páginas iniciais do buscador se tornaram essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

Quando uma pessoa pesquisa alguma coisa na internet, encontra os resultados de sua busca na página de resultados, ou seja, na SERP. Ela é muito importante no marketing digital e muitas marcas trabalham seu SEO e anúncios pagos para se destacar.

Mas para planejar o SEO (Search Engine Optimization) nas páginas do negócio, é necessário saber quais são as exigências do buscador. Se a organização não souber quais são os critérios de indexação, não vai corresponder às expectativas do Google.

Mesmo que seja possível alcançar um bom posicionamento por meio de anúncios pagos, nada se compara à capacidade das estratégias orgânicas em posicionar o negócio como autoridade.

É fundamental compreender o conceito de SERP, sua importância para o SEO, entender seu funcionamento e conhecer as vantagens que oferece para a empresa, e é sobre isso que o artigo vai falar.

O que é SERP?

SERP (Search Engine Results Page) nada mais é do que a página de resultados apresentada pelos buscadores aos usuários. Seu objetivo é permitir que as pessoas encontrem o que estão procurando, usando determinada palavra chave.

O Google utiliza um algoritmo que vai ranquear os sites que devem aparecer nas primeiras colocações da SERP, considerando as práticas de SEO.

Se um fabricante de segunda pele com bojo quiser conquistar tráfego orgânico, precisa investir nas estratégias de SEO para otimizar suas páginas. É assim que vai conseguir o melhor espaço entre os concorrentes.

Existem diversas maneiras que podem ser trabalhadas para ganhar destaque no Google e essas ações não se limitam aos resultados em forma de lista, muito conhecido pelos usuários.

Os recursos do buscador de estão muito além de pesquisa de links orgânicos e pode incluir outros tipos de resultados, como:

  • Featured Snippets;
  • Google Shopping;
  • Google Imagens;
  • Box de notícias.

Mas além de organizar os resultados das pesquisas por ordem de relevância, a SERP também é muito importante para o SEO.

Importância da SERP para o SEO

Quando o proprietário de uma plataforma conhece a SERP e seus recursos, passa a desenvolver uma estratégia de SEO capaz de colocar a empresa entre as primeiras posições do Google.

Alcançar esse resultado é muito importante para aumentar o tráfego orgânico e o brand awareness, ao mesmo tempo em que consegue atrair novos leads.

Só que um fabricante de cenografia para lojas vai precisar investir em alguns esforços para alcançar essa meta, como otimizar o conteúdo e a URL, além de usar meta tag e meta description.

É necessário trabalhar uma estratégia de palavras-chave adequada, usar link building, trabalhar com design responsivo e otimizar técnicas do site, relacionadas à velocidade de carregamento e outras questões importantes.

A SERP calcula muitas coisas para oferecer a melhor experiência ao usuário, desse modo, se a plataforma não é capaz de oferecer uma boa experiência, dificilmente vai conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Outros fatores de SEO também são levados em conta nos anúncios patrocinados, então se a empresa quiser ter um boa posição entre os anunciantes, também precisa otimizar seu site.

Como a SERP funciona

As SERPs são muito importantes para o SEO porque as otimizações são capazes de influenciar os resultados das pesquisas. Tanto é que para os profissionais de SEO, o lugar mais caro e importante da internet é a primeira posição do Google.

Isso mostra o quanto é importante conhecer o funcionamento da SERP, partindo do princípio de que sua criação foi influenciada por muitos outros fatores.

Quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, sobre freios automotivos, encontra uma página de resultados derivada dos motores de busca, como o Google, Bing, entre outras.

Todos eles têm como regra principal oferecer a melhor experiência para os usuários, por meio da melhor resposta.

Falando mais especificamente sobre o Google, ele trabalha diferentes algoritmos para organizar sua biblioteca e exibe os resultados para os usuários.

Depois de rastrear toda a internet, ele qualifica e aguarda informações sobre as plataformas e seus conteúdos. Quando o index, que nada mais é do que a plataforma do buscador, é acionado por uma pesquisa, os algoritmos criam a SERP.

Existe um algoritmo que considera o contexto da busca, por exemplo, se alguém digitou “manga”, ele faz a interpretação da pesquisa e traz o resultado mais adequado.

Vantagens da SERP

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bright Edge, 63% das experiências de compra na internet começaram com uma pesquisa no Google ou em outros buscadores.

Por exemplo, se alguém pesquisou sobre loja de vidros automotivos, certamente está interessado em comprar esse produto, e ao encontrar os resultados de pesquisa, vai entrar em contato com as empresas que vendem essa solução.

Os negócios que não aparecem em destaque, acabam perdendo muitas oportunidades. Tanto é que, de acordo com a Backlink, cerca de 0,78% das pessoas clicam em resultados que aparecem na segunda página em diante.

Isso mostra o quanto é importante aparecer bem posicionado para que o negócio possa gerar tráfego orgânico e fazer suas conversões.

É importante dizer que o SEO, tendo como propósito trazer resultados melhores, consegue gerar 1000% mais tráfego do que os mecanismos de busca nas redes sociais.

São motivos de sobra para investir em otimização nos motores de busca, inclusive por meio de estratégias pagas.

Cerca de 97% do tráfego gerado por pesquisas na internet são provenientes do Google, de acordo com uma pesquisa realizada pela Spark Toro.

Por conta da alta concentração de resultados nesse mecanismo de pesquisa, é necessário que os anúncios e os conteúdos sejam otimizados para atender adequadamente às exigências dos algoritmos dele.

Uma empresa de locação de salão quinze anos deve estar atenta porque os esforços em marketing também são muito mais eficazes quando as exigências do Google são consideradas.

O negócio precisa ser criterioso e selecionar as palavras-chave corretamente, ao mesmo tempo, o trabalho de otimização precisa ser consistente porque não é possível obter bons resultados e aparecer na primeira página sem isso.

Mas a SERP é vantajosa não apenas para a organização, como também para as estratégias de SEO, afinal, são duas coisas intimamente ligadas.

Se não houver uma boa estratégia de optimização, a companhia não consegue alcançar boas posições na página de resultados.

Uma empresa especializada em remoção de terra vai conseguir fazer isso se souber usar as palavras-chave em seus textos e conteúdos de maneira criteriosa.

Supondo que uma pessoa tenha um restaurante em determinada cidade, este é o termo que precisa ser usado para trabalhar o site, pois faz com que as pessoas que estejam procurando o estabelecimento consigam encontrá-lo.

Só que também é um erro acreditar que basta escolher a palavra-chave de interesse e publicar alguma coisa. É bem provável que o negócio tenha concorrentes que também esteja tentando alcançar uma posição de destaque.

Por conta disso, em algumas situações, vai valer muito mais a pena usar termos de cauda longa, que são aquelas que possuem mais de 3 palavras, pois isso ajuda a qualificar ainda mais a audiência e evita a concorrência com termos abrangentes.

Hotel para cachorro diária é um bom exemplo de palavra-chave de cauda longa e consegue impactar um público bem específico.

A SERP também é muito vantajosa para o e-commerce porque esse tipo de negócio precisa de princípios, técnicas e estratégias parecidas com aquelas usadas para gerar tráfego orgânico para os conteúdos.

A diferença é que nesse caso o site precisa descrever muito bem os produtos e eles também devem ser otimizados para alcançarem bons posicionamentos nos resultados de pesquisa.

Para uma clínica especializada em tomografia computadorizada, é uma forma de aparecer em destaque nos resultados de busca paga e das estratégias orgânicas.

As descrições usadas precisam ter o máximo de informações sobre os produtos e contar com as palavras-chave que levam os consumidores até eles.

Quando o proprietário do site estiver redigindo essas descrições, deve levar em conta a intenção de busca, principalmente quando estiver muito próximo de datas comemorativas, como o Natal.

Considerações finais

As pessoas pesquisam de tudo na internet, desde escada de pedra até um sintoma de alguma doença e existem muitas plataformas que falam sobre uma enorme variedade de assuntos.

Não é fácil conseguir um bom posicionamento, por isso é tão importante compreender o funcionamento da SERP e aprender a trabalhar com ela para alcançar os primeiros resultados, atrair visitantes e alcançar os objetivos do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.