Negócios e Política

SEO para vídeo: entenda como essa estratégia ajuda a otimizar seus vídeos

Para trabalharmos com o tema SEO para vídeo é necessário compreender o que é o SEO no ambiente textual. 

Basicamente, essa estratégia vem do termo em inglês Search Engine Optimization, que significa a otimização para Mecanismos de Busca, e é realizado em materiais diversos e dentro de uma página na internet. 

Vamos compreender o tema de uma forma mais clara: existem mecanismos de buscas, como o Google, que realizam classificações e fazem com que um site tenha mais relevância que outros no posicionamento.

Essa relevância se reflete em aspectos muito importantes para a empresa, como a melhora do seu ranqueamento durante buscas dos clientes na plataforma. 

Na verdade, as empresas disputam pelos primeiros locais durante uma busca do cliente, porque a chance de visibilidade e conversão em vendas é maior. 

Mas quais são essas avaliações e algoritmos que são aplicados no SEO e utilizados no Google para realizar esse posicionamento?

É preciso compreender, inicialmente, que existem diversos parâmetros que são utilizados, inclusive, que são atualizados com certa frequência. 

Desse modo, é possível destacar como principais fatores avaliados o título de um texto, a meta descrição, a qualidade técnica de um site, a quantidade de links em uma página e até mesmo a escolha das palavras-chaves utilizadas.

Em relação a palavra-chave, isso representa dizer que se a pessoa escreve no Google “administração de condomínios em São Paulo” e seu texto tiver essa palavra-chave, ele terá mais relevância em comparação aos outros, principalmente se os demais aspectos também estiverem adequados.

Dessa forma, o SEO lida com um aspecto orgânico, ou seja, quando não há necessidade de fazer pagamento para realizar determinada ação na internet que “divulgue” a marca e a aproxime ou faça alcançar potenciais consumidores. 

Essa é a estratégia de SEO mais habitual, para textos e sites. Mas se esse é o método para textos, como funciona o SEO para vídeo? Vamos entender melhor neste artigo!

Como funciona o SEO para vídeos?

No aspecto do SEO para vídeos existem alguns elementos interessantes e que se assemelham ao texto, mas outros que demandam atenção. 

A meta descrição, por exemplo, existe nos dois casos. Basicamente, ela é uma descrição do conteúdo para os usuários e os algoritmos e deve ser feita em até 5000 caracteres em plataformas como o Youtube. 

Dessa forma, é muito importante aproveitar os aspectos disponíveis para realizar ações com muita clareza e descrever de forma direta o seu vídeo. 

  White, Gray e Black hat: entenda essa prática

Assim, é possível explicar aspectos relacionados à escolha do roteiro e utilizar as palavras-chaves adequadas. 

Pense no seguinte exemplo: sua empresa deseja publicar um vídeo sobre como funciona uma placa energia solar

Para explicar e atrair a atenção dos usuários, pode-se apresentar na descrição partes do processo de instalação, trazendo curiosidade e utilizando palavras que ajudem a segmentar esse conteúdo.

Isso significa que o conteúdo da meta descrição deve ser pensado de forma estratégica, sendo dinâmico, atrativo e informativo, sem ser cansativo ou cheio de termos técnicos.

 mas sim, uma descrição do que será tratado no vídeo, com a disponibilidade de contatos entre o cliente e a empresa. 

Outros elementos importantes são inserir o site da sua empresa e palavras-chaves também nessa descrição, disponibilizando formas de contato com o cliente. 

Estimular a interação dos usuários, por meio de curtidas e comentários, também é importante, visto que ajudam na relevância do conteúdo. Isso ocorre porque o algoritmo entende essas reações como interesse em um material de valor.

O título do vídeo, também com a palavra-chave, e sua devida categorização também são fundamentais para atingir as pessoas certas e iniciar o relacionamento, seja em um reels ou no Youtube.

Qual é a importância das técnicas SEO no vídeo?

A partir do entendimento sobre o que é SEO, é importante destacar que cada vez mais cresce o consumo de vídeos pela internet. 

Na verdade, o Youtube é uma das plataformas mais acessadas no mundo, atendendo cerca de 2 bilhões de usuários mensais, segundo dados da própria plataforma em 2019.

Diante disso, uma empresa de engenharia civil pode trabalhar técnicas de posicionamento que agreguem relevância ao conteúdo produzido e que chamem a atenção dos clientes, ampliando suas oportunidades de serviço. 

É por isso que as técnicas de SEO são tão importantes.

Para além desse maior potencial de alcance, a técnica também proporciona benefícios como:

  • Atrair mais a atenção dos clientes;
  • Educar o mercado e converter com mais qualidade;
  • Aumentar o tempo de permanência no contato com a marca;
  • Aumentar o número de visitas em seu site;
  • Promover a interatividade com o público-alvo;
  • Gerar tráfego orgânico e qualificado;
  • Aproximar a marca do cliente;
  • Aumentar as vendas e a lucratividade. 

É muito importante destacar nesse ponto que o tempo de visita em seu site, ou mesmo visualizando o vídeo em uma mídia social, é um elemento fundamental para demonstrar o interesse do cliente.

Além disso, é com esse contato e confiança adquirida com os materiais de valor que esse internauta pode fechar uma compra! 

Imagine que o vídeo que sua empresa produz pode ser utilizado como uma ferramenta que chamará a atenção do potencial cliente para acessar seu site ou conhecer melhor sobre seus produtos em uma rede social. 

  White, Gray e Black hat: entenda essa prática

Dessa forma, sua empresa de cursos profissionalizantes deve investir nos aspectos inerentes ao SEO para atingir esses usuários com qualidade e no momento correto.

Também é preciso pensar em ações que envolvem um site responsivo, adaptado e acessível para receber os materiais em vídeo, ou que direcionem adequadamente para uma plataforma dedicada.

Isso também ajuda a reforçar a credibilidade da empresa, assim como a autoridade no mercado. 

Outro aspecto importante é promover uma boa experiência e interatividade. Ou seja, o seu conteúdo audiovisual precisa ser interativo, personalizado e direcionado para quem precisa. 

O marketing digital consegue promover essa aproximação entre cliente e empresa, sobretudo por meio da usabilidade dos vídeos. 

Cada vez mais os vídeos conseguem transmitir uma mensagem de forma fácil, simples e direta, o que aproxima o cliente da empresa. 

Conheça algumas estratégias de SEO para aplicar em vídeos

Assim como sua empresa de centro de usinagem pode aplicar técnicas de SEO em textos escritos, também é possível aplicar nos vídeos de forma integrada. 

Desse modo, ao criar um vídeo sua empresa precisa inserir palavras-chaves na descrição e elas funcionarão como diretrizes que ajudam nas buscas por parte dos clientes e até como métricas e mensuração para identificar quais apresentam melhor resultado frente ao público. 

Dessa forma, insira essas palavras em locais de destaque, como é o caso do título. Inclusive, é muito importante que os títulos utilizados sejam criativos. 

Pense que o título e a descrição do seu vídeo são os canais que podem atrair ou afastar o cliente. 

Dessa forma, não vale a pena negligenciar esses aspectos durante a produção de conteúdo audiovisual que deve chamar a atenção dos clientes. 

Para facilitar esse processo, é possível utilizar técnicas do marketing de conteúdo para o seu negócio. 

No caso do Youtube, que é a maior plataforma de vídeos, é fundamental que o material tenha qualidade técnica (boa captação de áudio, som e iluminação), assim como que esse conteúdo seja integrado com as outras páginas da sua empresa.

Geralmente, uma estratégia efetiva de comunicação para uma empresa de veterinário 24 horas consiste no uso de site, redes sociais (Facebook e Instagram) e um canal no Youtube. 

Para isso, integre essas páginas, deixe links disponíveis nas redes sociais e poste vídeos (ou parte deles), nessas redes também! Contudo, lembre-se que  preciso avaliar quais ações melhor funcionam para cada negócio em particular.

  White, Gray e Black hat: entenda essa prática

Outra dica importante é realizar a produção de conteúdos perenes, ou seja, que consigam manter certa relevância ao longo do tempo. 

Um exemplo desse tipo de conteúdo são tutoriais diversos sobre temas variados, como maquiagens e roupas, mas também conteúdos que mostram o dia a dia na empresa, como é o caso de um escritório contábil.

Para saber quais são os melhores conteúdos perenes para sua empresa, é essencial realizar um estudo de conteúdo, assim como ter um planejamento de produções e publicações com base no objetivo do negócio e nas interações dos usuários.

Dessa forma, sua empresa consegue se organizar e acompanhar os resultados e métricas. 

Vale a pena investir em SEO?

Apesar da estratégia de SEO não ser considerada uma ação paga – já que a empresa não precisa investir em ADS para melhorar seu ranqueamento – , isso não representa dizer que a empresa não tem gasto algum.

Pelo contrário, o processo de uma boa produção audiovisual pode demandar recursos significativos para um material de verdadeira qualidade ou que seja atrativo e alcance os usuários.

Por isso é importante que sua empresa de necessaires personalizadas invista nas técnicas de SEO e um planejamento claro para a produção de materiais e o orçamento disponível, inclusive para a contratação de uma equipe especializada.

Além disso, as ações podem ser favorecidas pela tecnologia, já que existem celulares que possuem câmeras avançadas e equipes de audiovisual com elevada especialização.

Essa ação é importante porque é capaz de fazer com que sua empresa cresça e obtenha diferencial competitivo no mercado com custos reduzidos.

A marca também pode se promover com essa ação, e existem aspectos que agregam na humanização da marca. 

Cada vez mais é importante que as empresas compreendam que existem muitos concorrentes e os clientes buscam por conteúdos práticos, com qualidade e credibilidade.

O mundo torna-se cada dia mais digital e, por isso, as empresas não podem ficar de fora desse avanço tecnológico e das tendências que se desenham com os vídeos e as plataformas que disponibilizam esse formato.

Com isso, é importante abrir espaço para o mundo audiovisual, que permite a publicação de vídeos em vários formatos. Por exemplo, atualmente, temos vídeos curtos que viralizam e conseguem captar a atenção de milhões de pessoas, assim como vídeos mais longos e explicativos. 

Tudo depende de uma versatilidade produtiva e conhecimento do público-alvo, determinando quais ações valem mais a pena para sua empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze − 4 =