Negócios e Política

SEO Off Page: saiba como utilizar

As técnicas de SEO Off Page estão entre as maneiras mais eficazes para colocar um negócio em estágio inicial nas melhores posições dos principais buscadores da Internet, sobretudo o Google Chrome. Basta apenas conhecer o seu modo de desenvolvimento.

Não há muita eficácia em investir em uma presença digital para uma empresa atuando apenas em plataformas e canais menores.

É possível vender até mesmo as peças para caminhão iveco através de muitas das redes sociais que estão bombando no momento. Mas, definitivamente, não se trata de uma solução final para a consolidação online de uma companhia.

Um negócio que deseja crescer no país precisa não só criar um site, mas fazer com que a empresa se torne referência a partir dele. Melhor seria dizer, inclusive, que é o site que precisa virar destaque, uma vez que a fama da empresa por si só é insuficiente.

Alguém que já tenha montado um curso de escolta armada e transporte de valores sabe muito bem da importância de ranquear bem a plataforma digital do negócio para ser, principalmente, bem favorecido pelo Google no ranqueamento do endereço presencial.

Dessa maneira, compreender esta tática que visa engajar desde o lado de fora das páginas de um site é essencial para sobreviver no universo digital.

Por isso, este artigo fará uma contextualização básica do SEO Off Page, juntamente com as formas corretas de aplicá-lo em uma estratégia e, por fim, fornecerá uma lista de dicas práticas para alcançar os melhores resultados.

Conceito de SEO Off Page

SEO Off-Page se trata de um grupo de técnicas e táticas para valorizar a autoridade de um site na web, melhorando a sua reputação e gerando menções a partir da conquista de backlinks, que são links colocados em uma página que levam à outra.

O conceito diz respeito a tudo que ocorre fora da página de um negócio. Aliás, mais especificamente, de tudo aquilo que acontece fora do site como um todo.

Sendo sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa Otimização dos Mecanismos de Busca, o conjunto de articulações presentes no conceito de SEO abarca o posicionamento através do engajamento.

Já o estilo Off Page se trata das espécies de práticas desse segmento que são feitas em locais alheios à página.

Desde o compartilhamento de um artigo da empresa em um blog parceiro acerca do tema da reciclagem, até a promoção dos serviços de remoção de entulho com caminhão nas demais páginas, tudo contempla os requisitos para engajar um site.

Assim, SEO Off Page se classifica como o conjunto de estratégias implementadas fora das suas respectivas páginas para evidenciar a sua relevância no mercado e, dessa forma, otimizar o posicionamento nos sistemas de busca.

Para o Chrome, não importa apenas achar todos os conteúdos, compreender o tema que eles abordam e entender como as páginas são estruturadas. O buscador necessita, junto a isso, conhecer como o site se comporta em relação ao restante da web.

Se a plataforma receber links e citações de diversas páginas, e se elas forem relevantes e confiáveis, mais reconhecimento o site irá ganhar com o navegador, uma vez que as pessoas compartilham e fazem referência apenas àquilo que realmente agrega valor.

Dá para pensar nos exemplos de um blog com dicas de cozinha dentro do site de promoção à assistência social, ou até um site de mudanças e transporte de cargas que recebe um texto sobre a importância de ter um sistema de rastreamento de frota na sua plataforma.

Essas páginas, que são citadas em diversos blogs, sobre temas adjacentes possuem grande chance de alcançar um engajamento formidável. Uma vez que haja sites famosos que se engajem em temas de domínio midiático, os números só melhoram.

A partir disso, o Google começará a entender que, se o assunto daquela página é relevante a ponto de ser citado em outras, e ser comentado por mais algumas, ele certamente merece ocupar uma posição de privilégio nos resultados.

A formação dessa rede de links que apontam para um site, e que são denominados backlinks, é uma prática conhecida como link building. Mas é de grande importância destacar que, apesar de excelente, o SEO Off Page não se limita a essa conduta.

O método engloba todas as medidas que foram aderidas do lado de fora do site, o que simboliza que toda construção de novas relações com outros sites, mesmo que não gerando backlinks, é tida como válida para a otimização.

É por isso que o engajamento proporcionado pelos temas em si já compete a favor da estratégia, como salientado anteriormente.

Os textos que falam sobre o número de vantagens por trás do uso de um lavador de gases para caldeira testemunham a favor dos sites de indústrias para os quais eles apontam, bem como os casos de pequenas empresas, startups e assim por diante.

O motivo por trás de todas essas coisas é que o Google não trata tais situações como se apenas os links apontados para a página fossem fator de rankeamento. Ele também leva em conta as menções ao site ou ao nome da empresa para avaliar a sua relevância.

Dessa forma, uma tática de SEO Off Page não necessita ter como alvo apenas a construção de backlinks. Uma básica citação também pode ser muito preciosa. Porém, os links têm um valor maior para o rankeamento e não devem ser deixados de lado.

Como aplicar na prática?

Os três pontos de vital importância a serem destacados neste tópico a respeito da utilização do SEO Off Page são: aquilo que é necessário realizar, o que não pode ser feito, e o que precisa ser continuamente corrigido.

Tendo, por exemplo, a busca por páginas parceiras para difusão de conteúdo e realização de link building como meta, e a atração de links não confiáveis como falha a ser consertada, é possível dizer que se está começando bem uma atuação no mundo digital.

Os links indesejados são quase inevitáveis. É certo que a maioria dos usuários já recebeu esse tipo de material de fontes nada confiáveis, constituindo, dessa forma, um spam.

Mas, como já foi destacado, o Google avalia a rede de links de um site e os sinais de confiança que ele transmite.

Assim, ao executar a estratégia de SEO recebendo no próprio site os links ou citações de plataformas de baixa confiança, o Chrome entenderá que também não dá para confiar na empresa que os recebe.

O fato é que não se tem um controle pleno sobre isso. Porém, para abrandar os danos, o Google fornece uma ferramenta para a rejeição de backlinks indesejados.

Além disso, em contraponto aos problemas que dependem de diversos fatores para serem resolvidos, algumas questões podem ser solucionadas ao alcance de alguns cliques durante a aplicação de uma estratégia de SEO.

A prática em questão é o redirecionamento de links quebrados, que é quando um site possui em seu texto um endereço para uma página que não existe mais, e apresenta o famoso erro 404.

Quando um URL de uma plataforma muda ou uma empresa que vende asfalto ensacado resolve trocar de nome, os links costumam apresentar esse vácuo.

É possível consertar isso sem precisar incomodar ninguém, inserindo no lugar em questão o link da plataforma correta que deve ser visualizada pelo visitante.

Dando atenção a todos esses pontos e investindo em parcerias para menções, citações, promoções através de eventos e produção de conteúdo, é possível começar do zero uma estratégia de SEO Off Page de maneira digna e eficaz.

7 estratégias para ter os melhores resultados

Para que essa técnica seja aplicada da melhor maneira por aqueles que buscam aprimorar os resultados online, seja para o site de uma oficina mecânica injeção eletrônica ou para uma agência de marketing, é possível citar essas sete dicas:

  1. Postar conteúdo em comunidades, fóruns e redes;
  2. Rejeitar backlinks sem credibilidade;
  3. Redirecionar links quebrados;
  4. Buscar parceiros para link building;
  5. Fazer uso do Guest Post;
  6. Produzir conteúdos de valor;
  7. Começar com pouco.

Sintetizando tudo o que já foi salientado a respeito do estilo Off Page de engajamento SEO, a lista de estratégias dessa prática servirá de norte para iniciar a aplicação.

Através de um bom conteúdo, que agregue valor a quem o acompanha, sendo exposto em todos os canais possíveis, é possível consolidar a empresa com a tática número cinco, que resume esse compartilhamento de postagens no termo Guest Post.

Começando com essas simples peças de conteúdo, por meio das parcerias, tanto nas postagens quanto na difusão dos links, é possível estipular uma meta diária, e até mesmo semanal ou mensal de alimentação de um site a partir dessa linha publicitária.

Se desfazendo de todos os obstáculos dos links quebrados, ou das armadilhas dos spams de endereços não confiáveis, e apostando nos valores usados pelas grandes empresas, já validados pelo tempo, os primeiros passos de um negócio na web se tornam simples.

Seguir aquilo que já funciona e se inspirar nos exemplos dos casos de sucesso é uma maneira extremamente eficaz de evitar erros e potencializar os acertos.

Considerações finais

Se as mídias digitais são a nova fachada acm vazado de grande parte das empresas, é correto afirmar que os sites são o corpo das instituições que trabalham no meio digital, de maneira que não há mais distinção entre este mundo e o físico.

Por meio deste artigo sobre a modalidade Off Page da tática de SEO, foi possível detalhar como os grandes negócios de sucesso chegaram onde estão, ou seja, através do estudo do modo como eles começaram.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + treze =