Seis dicas para ter um score financeiro positivo e com pontuação alta

Ter um bom score amplia o acesso a produtos financeiros com condições mais favoráveis

A Serasa lançou, em maio, um novo indicador semestral que mostra o comportamento de crédito dos brasileiros. Chamado de “Mapa Score”, a primeira edição revela que o score médio no país é de 548 pontos, nível considerado bom dentro da escala usada pela instituição, que vai de zero a mil.

O score de crédito é uma pontuação calculada com base no histórico financeiro do consumidor, considerando fatores como pagamento de contas em dia, existência de dívidas negativadas, frequência de pedidos de crédito e tempo de relacionamento com o mercado. A metodologia, conforme a Bolsa de Valores (B3), avalia as chances de o consumidor honrar seus compromissos nos 12 meses seguintes.

As faixas de pontuação, conforme critério da Serasa, são: 

  • zero a 300: score baixo;
  • 301 a 500: regular;
  • 501 a 700: bom;
  • 701 a mil: excelente

Com uma pontuação alta, é possível acessar crédito com mais facilidade e em melhores condições, o que significa taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento mais longos e limite ampliado, por exemplo. Além disso, um bom histórico pode ser decisivo na hora de obter produtos exclusivos, como conseguir um cartão Black, ou aprovações de financiamento e aluguel de imóveis.

Desenvolver bons hábitos financeiros é o principal critério para conquistar um score elevado, como destacam a Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Outras orientações podem ajudar a aumentar a pontuação.

Saiba mais +

1. Pague sempre as contas em dia

Manter o pagamento das contas em dia é o fator de maior peso no cálculo do score, respondendo por 29% da pontuação, segundo a Serasa. Atrasos em faturas de cartão, boletos, contas de consumo e parcelas podem impactar negativamente o histórico de crédito.

Para quem utiliza uma conta corrente digital, é possível configurar alertas na plataforma para manter os vencimentos sob controle. O SPC também aconselha o uso de lembretes no calendário ou em aplicativos de gestão financeira. 

O Serviço destaca a atenção especial aos empréstimos, financiamentos e hipotecas, dívidas que podem gerar altos juros quando em atraso e, até mesmo, a perda de bens. 

2. Tenha cautela ao buscar crédito

Realizar muitas solicitações de crédito em um curto período também pode prejudicar o score em até 12% da pontuação, conforme a Serasa. De três a quatro consultas em um semestre já são o suficiente para causar impacto, pois o mercado interpreta o comportamento como sinal de risco.

Além disso, ao contratar um novo empréstimo, a pontuação pode cair temporariamente, já que a renda disponível fica comprometida. Por isso, o mais indicado é utilizar o crédito com moderação e cumprir os compromissos dentro dos prazos.

3. Diversifique as modalidades de crédito

A composição do score também leva em conta o tipo de crédito utilizado. Ter um histórico que inclui diferentes modalidades, como cartão de crédito, contas de consumo e eventuais financiamentos, pode contribuir positivamente para a pontuação, desde que todos os compromissos sejam pagos em dia. 

De acordo com o SPC, para quem tem mais de uma conta corrente ativa, também é interessante manter uma quantidade de dinheiro depositado em cada uma delas, demonstrando movimentação financeira no dia a dia.

4. Se existirem dívidas, renegocie

A Serasa explica que as dívidas vencidas e não pagas têm peso de 21% no cálculo da pontuação. Sendo assim, se o CPF for negativado, é importante buscar logo a regularização. 

Diversas empresas costumam oferecer condições facilitadas de pagamento ou desconto para quem deseja limpar o nome. Quitar pendências mostra comprometimento com os deveres financeiros e ajuda a recuperar o score. Quanto mais cedo a dívida for resolvida, menor será o dano à pontuação.

5. Mantenha o Cadastro Positivo ativo

O Cadastro Positivo reúne informações sobre o histórico de pagamentos de contas, como água, luz, telefone, além de financiamentos e empréstimos. Ele é ativado automaticamente para quem utiliza crédito desde 2019, mas o consumidor pode optar por excluir seus dados.

A Serasa recomenda manter o cadastro ativo. Isso permite que as instituições financeiras tenham acesso a um panorama do comportamento do cliente, o que pode influenciar positivamente o cálculo do score.

6. Tenha a titularidade das contas de consumo

Manter contas básicas, como luz, internet e telefone, no próprio nome contribui para o histórico financeiro. Segundo o SPC Brasil, esse tipo de movimentação mostra regularidade e capacidade de organização, além de indicar que o CPF está ativo no mercado.

Essa também é uma maneira eficiente de quem está começando a construir o score demonstrar responsabilidade nos compromissos de rotina.

Espero que o conteúdo sobre Seis dicas para ter um score financeiro positivo e com pontuação alta tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo