Blog

Saiba como conservar as roupas brancas por mais tempo

As peças que compõem o guarda-roupa de qualquer pessoa podem ser de vários tecidos e tonalidades. Independentemente disso, há um tipo de peça que exige maiores cuidados para se manter bonitas e devidamente cuidadas: as roupas brancas.

É verdade que muitas pessoas adoram utilizar peças brancas, seja para se vestir no dia a dia ou mesmo para decorar os diferentes cômodos do lar, apostando em toalhas brancas e em arranjos de cama da mesma coloração.

Em paralelo, há também quem tenha pavor de adquirir peças de cores claras, justamente pelo cuidado que elas exigem. De fato, deixar uma peça branca suja por muito tempo pode acabar por comprometer a sua beleza. 

Uma das opções mais simples e práticas para garantir que as roupas brancas sejam devidamente cuidadas é chamar um Delivery de Lavanderia, que recolhe o volume de peças do cliente para uma lavagem mais especializada.

De fato, recorrer ao serviço de lavanderia(https://drywashlavanderia.com.br/)acaba sendo uma possibilidade interessante,  já que os profissionais utilizam produtos específicos para a lavagem dos itens, e esse pode ser o caso da higienização das peças brancas.

No entanto, há alguns cuidados que podem ser aplicados em casa, dos quais podem fazer toda a diferença na conservação e no uso de roupas brancas. 

Com isso, quem antes deixava de ter uma peça branca que poderia ser utilizada em qualquer ocasião e estação, como:

  • Aniversários;
  • Noivados;
  • Festas;
  • Reveillon.

Pode aproveitar para usar sem medo qualquer roupa, pois poderá oferecer os cuidados que ela precisa depois do uso. 

Para entender melhor como lavar peças brancas, como clareá-las e conhecer algumas dicas para manter a cor sempre bonita e livre de manchas, basta continuar lendo este artigo para aproveitar o conteúdo. 

Como lavar peças brancas?

Da mesma maneira que um procedimento realizado por um equipamento, como o light sheer duet locação, funciona ao ser utilizado em etapas, a lavagem de peças brancas também deve ser feita seguindo alguns passos. 

É verdade que pode parecer um processo muito demorado ou mesmo chato de ser feito. Contudo, ao ver os resultados obtidos com a lavagem de roupas brancas, seguir esses conselhos é a melhor forma de garantir peças brilhantes e sempre claras. 

De modo direto, é preciso esclarecer que uma boa lavagem de peças brancas precisa passar por três etapas: o pré-tratamento, o molho e a lavagem básica, realizada com sabão comum utilizado no dia a dia. 

No pré-tratamento, o que ocorre é a utilização de produtos específicos que servem para tirar manchas. É possível encontrar diferentes opções no mercado, sendo essencial seguir as recomendações do fabricante em relação à quantidade e tempo de aplicação do produto. 

É comum que a indicação seja aplicar uma colher do produto removedor de mancha. A quantidade dependerá do tamanho e da concentração da substância que causou a marca no tecido.

Na sequência, é preciso deixar as peças de molho em água com um produto que ofereça ação alvejante. Normalmente, para garantir uma maior brancura nas peças, o ideal é deixar as roupas de molho por um período e, depois, trocar a água e adicionar mais produto. 

Também é preciso estar atento à indicação do produto. Geralmente, o fabricante menciona na embalagem qual é a ação realizada pela substância, assim como o tipo de tecido no qual ele pode ser aplicado para que o resultado seja visível. 

Assim, tal como a fachada de lona para loja pode ter sido escolhida pelo tipo específico de tecido, um produto para clarear roupas brancas pode ser indicado para tecidos como o algodão ou o poliéster.

De qualquer maneira, a terceira etapa é a lavagem da peça, que deve ser feita utilizando o sabão em pó ou líquido que é utilizado no dia a dia. Os sabões costumam ter agentes que ajudam a realizar uma lavagem mais profunda, o que torna a peça ainda mais clara.

Como clarear peças brancas? 

É muito comum que, depois de muito tempo guardadas, as peças brancas fiquem amareladas, ou com um aspecto sujo. Por isso, é essencial guardar com cuidado cada uma das roupas, para que elas se mantenham sempre bonitas. 

O clareamento de roupas brancas depende do estado geral da peça. Assim, ao retirar uma camiseta branca que ficou armazenada com uma mancha no tecido, será preciso aplicar o pré-tratamento mencionado no tópico anterior. 

De fato, assim como a perfuração de poço semi artesiano é feita em um ponto específico, é preciso aplicar o produto de clareamento diretamente na mancha e deixá-lo agir por alguns minutos ou, dependendo da tonalidade da mancha, por algumas horas. 

Outra dica que costuma ser fundamental para garantir o clareamento das peças é, no caso de deixá-las de molho em um balde ou bacia, utilizar sempre água quente, que ajuda o produto a penetrar mais profundamente no tecido. 

Um alerta importante é o de que esfregar a mancha nunca é indicado. Afinal, assim como um óleo solúvel 20 litros possui suas propriedades, o tecido é composto de fibras, que acabam se desgastando se há fricção entre uma área e outra. 

Com isso, o visual da peça branca acaba por ser prejudicado, pois pode parecer mais desgastado do que o normal. Portanto, ao precisar clarear as peças, é indicado realizar o pré-tratamento em casos mais intensos ou deixar apenas de molho nos mais superficiais.

4 dicas de como manter as roupas brancas

Lavar as peças brancas com maior cuidado é essencial, assim como clarear as que ficaram manchadas ou escurecidas com o tempo faz parte. Também existem dicas que ajudam a manter as roupas brancas por mais tempo. Confira algumas delas a seguir.

  1. Separe as roupas conforme a cor

É comum que, no dia a dia, a lavagem de várias peças de roupas seja realizada sem a distinção de cores, tal como ocorre na organização de um closet planejado com penteadeira, no qual as roupas ficam armazenadas sem a necessidade de separação.

No entanto, ao colocar na máquina peças coloridas e de tons diferentes, é bastante provável que a roupa branca seja impactada. Isso porque as outras peças acabam soltando um pouco da tinta no processo de lavagem, e as brancas podem absorver esses tons. 

Por isso, na hora de lavar, o indicado é sempre separar as peças pela coloração, sendo ainda mais importante colocar na máquina apenas as roupas brancas, evitando outras cores claras no mesmo processo de higienização.

  1. Utilize produtos branqueadores

Os alvejantes sempre foram produtos utilizados na lavanderia(http://drywashlavanderia.com.br/), mas eles podem acabar prejudicando a estrutura da peça, enfraquecendo o tecido e deixando-o com aspecto envelhecido. 

Sendo assim, o ideal é sempre optar pelos produtos branqueadores, que também possuem a função de alvejar uma roupa, mas que garantem a integridade do tecido, porque são, geralmente, opções oxigenadas. 

  1. Não ultrapasse da medida indicada pela fabricante

Quem já fez um Ensaio Fotográfico Gestante sabe que o profissional sempre indica como o cliente deve se posicionar no cenário para que os cliques saiam como o esperado. Isso acontece porque o fotógrafo conhece técnicas que fazem toda a diferença. 

Outra situação corriqueira no processo de lavagem de peças brancas é que a aplicação seja feita de modo autônomo, o que nunca é indicado. A fabricante insere no rótulo a quantidade ideal para a remoção de uma mancha, justamente porque fez vários testes.

Por isso, para evitar manchas indesejadas pela utilização extra do produto branqueador, não aplique mais do que a medida indicada, preservando assim o tecido e a peça branca por muito mais tempo. 

  1. Garanta um bom enxágue das peças

Por fim, uma dica que pode mudar a durabilidade e aumentar o branco das suas peças é o de garantir um bom enxágue das roupas. O uso de sabão e de amaciante pode deixar resíduos, o que vai prejudicar o tecido futuramente. 

Nesse caso, em vez de configurar a máquina de lavar para realizar apenas um enxágue, a sugestão é passar para ao menos duas vezes, de modo que os produtos de limpeza utilizados para higienizar as peças não deixem vestígios no tecido. 

Considerações finais

Da mesma maneira que uma lavanderia industrial de uniformes utiliza técnicas que vão garantir uma boa lavagem das peças enviadas para esse tipo de serviço, a higienização das roupas brancas em casa também pode ser efetiva e satisfatória.

Para tanto, é indicado lavar as peças corretamente, conforme mencionado anteriormente. Além disso, o clareamento das peças ajuda a manter o branco por mais tempo, mesmo quando uma roupa ficou guardada por um longo período e acabou amarelando. 

Para finalizar, basta seguir as dicas para manter as peças brancas, de modo que cada uma delas possa surtir efeito na conservação das peças no dia a dia, o que significa que ter vestimentas brancas no armário nunca mais será um problema. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =