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Saiba as vantagens de ter uma loja virtual

Cada vez mais, o ambiente virtual é uma realidade quando o assunto é fazer compras e buscar por serviços. Dessa forma, existem várias vantagens de uma loja virtual que podem ser obtidas por sua empresa, levando em conta o aumento da visibilidade e a conquista por novos clientes. 

Além disso, muitas empresas, mesmo com um negócio físico, têm migrado ou investido na abertura de uma loja online. 

Isso tem ocorrido porque a presença no ambiente digital se torna cada vez mais necessária para se relacionar com o público e promover a credibilidade do negócio, bem como ampliar as oportunidades de vendas.

Para compreender ainda mais essa necessidade, é preciso considerar que com o advento da internet e das redes sociais houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor e, consequentemente, na forma de atingi-los.

Assim, quando há alguma dúvida ou interesse em produtos, elas primeiro buscam os canais online para se informar sobre o tema e as opções que tem.

Além disso, quando as pessoas vão fazer uma pesquisa no Google ou em outra ferramenta de pesquisa, elas adotam uma forma de pesquisa, como por termos mais genéricos quando ainda estão se informando sobre o tema e mais específicos quando já estão avançando na jornada de compra.

Nesse sentido, é comum que busquem por termos como “piso epóxi residencial preço M2” quando desejam fazer uma reforma e estão cogitando o modelo do piso. Assim, é importante que sua marca possa ser localizada durante esses processos.

Mais ainda, é preciso considerar que os primeiros links dispostos no ambiente digital tendem a ser os mais adequados à pesquisa, conforme análise das plataformas, e também os mais visualizados pelos clientes. 

Isso quer dizer que a presença no ambiente digital e estar bem disposto nesses locais se tornou mais que necessário para as empresas. 

Para conhecer as vantagens desse investimento, assim como descobrir como estruturar uma loja virtual de qualidade para seu negócio, basta prosseguir a leitura deste artigo.

Vantagens de investir em uma loja online

Se você pretende abrir uma loja online, mas ainda não sabe como ou quais motivos para fazer isso, este artigo é para você! 

Um negócio online tem grandes possibilidades de crescimento, pelo fato de que as pessoas têm buscado informações sobre produtos e serviços nesse meio, e por ser um canal de mais baixo custo, seja para a manutenção – a partir da hospedagem e desenvolvimento do site – ou para a criação de campanhas de marketing. 

Dessa forma, podemos destacar que os principais benefícios em investir nesse segmento são:

  1. Possibilidade de vendas todos os dias e horários;
  2. Não há limites de transações;
  3. Possibilidade de uso de vários canais de vendas;
  4. Canais de atendimento integrados;
  5. Integração com dispositivos móveis;
  6. Integração com consumidores e possibilidade de cocriação; 
  7. Entendimento sobre como as pessoas navegam e compram.

O fato de conseguir vender todos os dias, durante as 24 horas, é uma grande vantagem para quem atua com o e-commerce. 

Não existe horário limite para o cliente, que pode fazer compras de noite, madrugada ou no final de semana. 

Também é possível integrar a comunicação do site com outros canais de vendas, o que promove ainda mais o crescimento do seu negócio. 

Além de aumentar as vendas e a credibilidade do seu negócio, é possível mensurar os resultados das ações no ambiente digital. Ou seja, é uma oportunidade de entender como as pessoas têm navegado pela sua loja, assim como quais são suas preferências. 

Diante disso, estar no ambiente digital é assumir um diferencial competitivo e, por isso, é fundamental conferir algumas dicas sobre como é possível estar nesse ambiente.

Promova sua loja virtual: 6 dicas essenciais e vantagens

Para que sua loja virtual seja vantajosa e qualificada, é importante se atentar a algumas dicas essenciais para o funcionamento da empresa no ambiente digital, seja ela uma empresa de contabilidade e commerce ou uma loja de produtos variados. 

  1. Disponibilidade de atendimento e vendas 24 horas

É muito importante que em um site virtual as vendas e o atendimento estejam disponíveis o dia inteiro. Inclusive, esse é um dos benefícios de se ter um negócio online. 

O fato das vendas ocorrerem 24 horas torna esse negócio ainda mais vantajoso e lucrativo, visto que os consumidores podem acessar a plataforma quando for mais conveniente para efetivar a compra.

Para que isso ocorra, seu site precisa ter condições adequadas para o funcionamento em tempo integral, como uma boa hospedagem e a disponibilização de chats para esclarecimento de dúvidas a partir de bots. 

Isso também envolve a instalação de um sistema de segurança para que as vendas ocorram com confiabilidade por parte dos clientes, como é o caso de certificados e plataformas de pagamento credenciadas.

Além disso, seu site precisa ser atrativo e intuitivo, para que as vendas de bancada de aço inox para cozinha ou de outro produto ocorram sem quaisquer problemas de navegação.

A recomendação é buscar por um site que seja responsivo, ou seja, que se adapte às diferentes telas, assim como que tenha um rápido carregamento do layout.

  1. Ampliação das vendas: regional, nacional e internacional

Para que suas vendas sejam ainda maiores, a recomendação é expandir a possibilidade de vendas, levando em conta o mercado regional, nacional e internacional. Mas, no início não é preciso estar em todos os locais e essa implementação pode ocorrer de forma gradativa.

É essencial que sua empresa analise as possibilidades de compra e de venda dentro de um site e tenha parceria com uma empresa de logística, garantindo entregas de qualidade dentro das regiões de atendimento estabelecidas.

O cliente que compra online deseja receber o produto em casa e dentro do prazo determinado, tendo conforto e qualidade na entrega.

A experiência de recebimento, inclusive, é fator determinante para a fidelização. Por isso, garanta rapidez e integridade dos produtos, brindes também podem ser considerados nessa etapa.

Nesse contexto, é importante que sua empresa busque por serviços de logística e entrega que emita um laudo de responsabilidade técnica e que sejam responsáveis pela realização do processo com qualidade. 

Avalie bem os prestadores de serviço, quanto a preço e disponibilidade de frota para garantir uma boa parceria.

  1. Integração com outros canais de vendas

Um dos segmentos que tem crescido para quem atua na área do e-commerce e tem uma loja virtual é o omnichannel. 

Essa é uma possibilidade de integrar diversos canais de vendas e publicidade, o que faz com que o cliente possa comprar uma porta de alumínio para banheiro 60cm pela internet e retirar na loja física, por exemplo. O movimento contrário também pode ocorrer. 

Nesses casos, o que importa é que os elementos de comunicação sejam integrados com rapidez, estando disponíveis em uma mesma plataforma de dados, pois nada mais negativo para a imagem da empresa do que o cliente realizar uma compra online e ao retirar o produto, os vendedores nem saberem do que se trata. 

  1. Canais de atendimento

É muito importante que sua empresa verifique também quais são os melhores canais de atendimento e identifique formas de falar com seu público-alvo. 

Além da presença em um site, algumas empresas têm investido na presença em redes sociais, assim como na criação de chatbots (que são robôs virtuais que emitem uma mensagem padrão ou personalizada) e o próprio site. 

Assim, é necessário que os canais de comunicação da sua empresa de serviços terceirizados de limpeza estejam integrados, além de serem rápidos e eficientes, fornecendo as mesmas informações e mantendo uma identidade clara para a marca.

Por exemplo, umas das ações que podem acabar repelindo os clientes é um atendimento lento ou até mesmo a demora elevada para conseguir falar com um atendente. 

Em alguns casos, a demora na passagem de informação faz com que sua empresa perca um excelente negócio. 

Para que os canais de atendimento funcionem de forma correta, algumas recomendações são realizar o treinamento da sua equipe, integrar os setores de vendas com a área do marketing e utilizar a automação de processos.

Caso seja necessário, centralize os atendimentos em alguns canais oficiais.

  1. Potencialização de vendas com aplicativos

Como estamos falando sobre os canais de comunicação, vale a pena ressaltarmos a importância dos aplicativos na era digital. 

Os aplicativos também podem servir como um espaço que potencializa suas vendas e, por isso, vale a pena pensar nessa proposta.

Uma ideia bastante interessante é contratar uma empresa de tecnologia da informação que possa desenvolver um aplicativo personalizado para as necessidades da sua empresa. 

Esses profissionais contribuem também para o monitoramento do aplicativo, evitando problemas como travamentos. 

Além de servir como um elemento de vendas, o aplicativo pode disponibilizar uma consulta de preço de câmera residencial, assim como uma ferramenta de comunicação com o público. 

  1. Conhecimento da audiência e conteúdo de qualidade 

Por fim, nossa dica final para quem deseja ter uma loja online de sucesso é apostar no conhecimento da sua audiência, o que pode ocorrer por meio de pesquisas e de um mapeamento sobre os gostos e preferências do público-alvo.

É imprescindível que esse conhecimento ocorra, pois a linguagem de um negócio que lida com contabilidade gerencial e financeira não é o mesmo que o de uma empresa que lida com um público-alvo infantil ou de adolescentes. 

Se comunicar de forma correta é fundamental para criar identificação com a marca e promover vendas.

Uma recomendação é investir em inbound marketing, que é o marketing de atração e que atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação e interação a partir de conteúdos de valor para os potenciais consumidores. 

Esse processo de atração por meio de um bom texto ou da comunicação visual contribui para a retenção do cliente no site, assim como para as taxas de permanência e do retorno do cliente. 

Esse conhecimento também respeita aspectos relacionados ao funil de vendas, que busca compreender a fase em que cada cliente está no momento em que um contato é feito, promovendo vendas e conversões mais qualificadas e contatos de compra mais ágeis.

Conclusão

A partir dessas dicas, sua empresa consegue ter um site muito bem consolidado, tanto do ponto de vista estrutural como estético, levando em conta elementos relacionados a boa experiência dos usuários e um bom posicionamento da loja.

Com esses cuidados será possível aumentar as vendas e a conquista dos clientes, criando relacionamentos de valor e destacando a empresa no mercado. 

Contudo, lembre-se de realizar melhorias nos canais de forma recorrente e de realizar a mensuração de resultados para otimizar as páginas e tornar a experiência ainda melhor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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