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Saiba a importância de ter um blog no site do seu negócio

Com tantas postagens na internet, será que ainda vale a pena investir em um blog? Ou ainda, qual é realmente a importância de ter um blog

Estas perguntas podem surgir para muitas pessoas que desejam empreender no meio online ou foram recomendadas a criar um blog. 

Inclusive, é importante realizar esses questionamentos para identificar o seu diferencial ao desenvolver materiais para blog e para identificar se para você, ou seu empreendimento, contar com essa estrutura realmente valerá a pena.

Ou seja, a partir de questões diversas, como sobre qual o interesse do público, os profissionais podem criar um blog mais qualificado e dinâmico para seus potenciais clientes.

Neste ponto, cabe ressaltar que ainda vale a pena ter um blog, mas é preciso saber se destacar. Isso porque essa é uma ferramenta que ajuda marcas e profissionais a terem mais visibilidade.

O blog é uma estratégia de marketing que pode ser utilizada tanto em projetos pessoais quanto nas empresas, proporcionando ótimos resultados de alcance e para a autoridade. 

Um detalhe muito interessante é que o blog não exige grandes investimentos para ser iniciado, possibilitando o rápido início do seu projeto e o constante desenvolvimento para alcançar seus objetivos.

Isto posto, conhecer o conceito de blog, seus benefícios e como utilizá-lo são maneiras de alcançar tais benefícios e resultados.

O que é um blog?

O blog é muito mais do que uma página na internet que concentra diversos conteúdos, seja em formato de texto, vídeos, imagens ou áudio. 

Ele funciona como uma biblioteca que reúne vários temas que um usuário da web pode visitar, escolhendo o que deseja ler conforme seus interesses. 

Mais ainda, pode ser entendido como um canal para outras mídias, conteúdos e sites, visto que por meio de links pode direcionar para demais servidores e bibliotecas digitais.

Com isso, também pode servir de registro de informações e contextos históricos. Mas é preciso cautela e averiguação em alguns casos.

Inclusive, mesmo sendo um canal de conteúdos e artigos dispostos para leitura e entretenimento, o blog também pode ser uma plataforma para o gerenciamento de marketing e relacionamento com os clientes e demais stakeholders de uma marca.

Dito isso, há situações em que as pessoas utilizam o blog como um projeto pessoal e algumas empresas passaram a considerar o blog em suas estratégias, já que é uma importante ferramenta de marketing digital.

Blogs de beleza, por exemplo, podem ser gerenciados por pessoas que produzem conteúdos sobre estética e saúde, compartilhando dicas e promovendo a imagem pessoal ou marcas, já que há a possibilidade de fazer publicidade.

As empresas também podem utilizar os blogs. Neste caso, eles são inseridos nos sites, junto do menu, promovendo um espaço em que o visitante pode entrar e acessar uma diversidade de conteúdos informativos e se relacionar com o estabelecimento, agregando mais credibilidade ao negócio devido a expertise nos temas de atuação.

Deste modo, as empresas e profissionais podem ajudar o público-alvo, esclarecendo dúvidas, enquanto ganham autoridade na área e confiança por parte de potenciais clientes.

Sendo assim, o blog é uma ferramenta que pode ajudar um hospital veterinário emergência a fornecer conteúdos que solucionem as dúvidas das pessoas a respeito dos cuidados com os animais.

Da mesma forma, essa é uma importante ferramenta para o direcionamento do público para os mais diversos cuidados e serviços, se destacando no segmento de atuação, e desenvolvimento para o funil de compras.

Qual a relevância de ter um blog?

Diversas empresas investem na publicação em blogs por esta ainda ser uma boa estratégia para os negócios.

Para se ter uma ideia, ações de marketing voltadas à atração e retenção de público demonstram que o uso de blogs é uma prática que aumenta o número de visitas, quando comparado com empresas que não tem blog.

Sendo assim, qual a relevância de ter um blog, na prática? Confira os principais benefícios e diferenciais a seguir:

  1. Aumenta a visibilidade

Ao criar um blog, é importante pensar no processo de divulgação, pois essa é a principal plataforma para ser encontrada por seu público. Esta atividade pode ser feita de diversas maneiras, como:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios no Google Ads;
  • Posicionamento nas buscas orgânicas.

Estas são apenas algumas das inúmeras possibilidades de divulgação que a sua empresa pode investir.

Quanto mais os seus artigos e conteúdos forem vistos, mais pessoas terão conhecimento a respeito da sua empresa e mais confiarão nela.

Um ponto positivo disso é ser conhecido pelo público por algo de valor, ou seja, por fornecer informações relevantes. 

Por exemplo, explicar como funciona um procedimento de endoscopia nos animais, utilizando um aparelho de endoscopia veterinário, pode ser uma excelente forma de demonstrar os cuidados com os pets e ganhar autoridade, atraindo potenciais pacientes.

  1. Baixo custo para iniciar

Se você pensa que para ter um blog é necessário grandes investimentos, fique tranquilo que não é preciso alto capital.

Existem várias plataformas gratuitas e de simples gerenciamento que você mesmo pode começar a utilizar de modo intuitivo, inclusive encontrando templates prontos e mais otimizados para os mecanismos de busca.

O WordPress é uma das mais conhecidas e utilizadas no segmento de blogs atualmente.

Além disso, se você produz de modo autônomo os seus conteúdos, então não terá gastos com profissionais. 

Aos iniciantes que não possuem tanto conhecimento sobre o assunto e possuem capital, podem investir na contratação de profissionais especializados em produção de conteúdo, conquistando uma maior cadência de postagem e produções mais técnicas.

O processo de divulgação também pode ser feito de modo gratuito nas redes sociais.

Apesar disso, assim como no desenvolvimento da página e dos conteúdos, se houver orçamento é possível investir em impulsionamento para ter maior alcance de público de forma segmentada.

Essa dica é válida para uma empresa prestadora de serviços terceirizados e até blogs de dicas de viagens ou de artigos opinativos, sendo bastante democrático.

  1. Aumento da carteira de seguidores e clientes

Quando o seu negócio conquista mais visibilidade, principalmente de pessoas que se interessam pelos conteúdos e temas do seu blog, consequentemente você consegue aumentar a cartela de clientes e seguidores da marca.

Isso acontece por conta das visitas que as pessoas fazem no blog, demonstrando um interesse nos conteúdos que você oferece. Com isso, você pode criar materiais ainda mais direcionados e reter esse público.

Conteúdos que esclarecem dúvidas criam um sentimento de gratidão, além de aumentar as chances de fechar um negócio, graças a ajuda que receberam e o valor agregado ao relacionamento.

  1. Oportunidade de gerar renda

Ao aumentar a carteira de clientes, naturalmente ocorre uma geração de renda, mas há outras maneiras, principalmente para os indivíduos que utilizam o blog em seus projetos pessoais.

As blogueiras no segmento de beleza são um bom exemplo para o que foi citado acima. Isso não acontece apenas neste segmento, mas em outros como:

  • Viagem;
  • Educação;
  • Gastronomia;
  • Moda, entre outros.

Quando você conta com um alto número de acessos diariamente no seu blog, é possível fazer um cadastro no Google AdSense e, com isso, vender espaços publicitários da sua página para uma loja de bike e diversas empresas que desejam divulgar produtos e serviços em redes parceiras dos buscadores.

Os anúncios ficam visíveis em banners e espaços pré definidos e conforme os cliques que recebem, você consegue ganhar uma porcentagem do que os anunciantes pagam ao Google.

Os chamados publieditoriais são outra possibilidade de divulgação. Eles são conteúdos produzidos para divulgar um produto ou serviço específico de uma marca. No entanto, este formato não tem caráter de anúncio, mas pode redirecionar e oferecer vantagens.

Um exemplo prático: se o seu blog é focado em viagem e conta com muitos acessos, um hotel pode ter interesse em parcerias, acertando um pagamento em troca de publieditorial. 

Neste caso, você pode fazer uma publicação especial mostrando o hotel, os pontos positivos, além de falar da sua experiência como hóspede.

É muito importante ser ético, falar apenas da sua experiência e principalmente lembrar que se trata de um publieditorial.

  1. Bom relacionamento com o público

Mas afinal, quando a empresa, seja de monitor de tensão ou de outras áreas de atuação, já tem uma excelente cartela de clientes, por que investir em um blog? 

Porque é interessante que a empresa se relacione com os seus clientes, pois isso facilita os processos de fidelização.

Enquanto os clientes acompanham e aproveitam os conteúdos do seu blog, você fica no imaginário deles. 

Quando o momento de compra chegar e a decisão estiver tomada, certamente eles se lembrarão da sua empresa. Isso também vale para um blog voltado para projetos pessoais e parcerias.

Deste modo, pode-se dizer ainda que ter um blog é interessante porque oferece benefícios como:

  • Atrai tráfego orgânico;
  • Direciona as pessoas pelo site;
  • Possibilita oferecer produtos e serviços;
  • Posiciona a marca como uma referência no setor;
  • Promove excelente relacionamento com os clientes;
  • Tem baixo custo;
  • É importante para o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na atração dos clientes através da produção de materiais relevantes. 

É um método de marketing que não é focado em fazer promoção direta, por exemplo, de uma porta de aço de enrolar manual ou de outros produtos e serviços, mas que consegue atrair o público-alvo ao oferecer soluções para suas necessidades.

Os blogs são fundamentais para o marketing de conteúdo, pois promovem um espaço apto para a veiculação de conteúdo rico em diferentes formatos, além de possibilitar o ranqueamento em mecanismos de busca.

Com isso, ajudam a criar mais conexão com o público-alvo, oferecendo conteúdos de qualidade, de modo gratuito e sobre assuntos que o público tem interesse e a empresa tem propriedade em abordar. Esta é uma das principais funções do blog.

Ou seja, o blog permite solucionar dúvidas sobre os assuntos relacionados ao seu segmento de atuação e assim educar os consumidores sobre os produtos e serviços do seu negócio de escritório pronto para alugar, levando-os a compreender porque essa é uma solução interessante para suas necessidades.

Isto posto, é importante que a produção de conteúdo seja focada na persona (representação ideal do cliente) e haja uma distribuição adequada e diversa dos materiais nas redes sociais, conseguindo atrair novos clientes e iniciando conversas que podem render boas vendas e fidelização.

Os blogs também são uma excelente base para as estratégias de inbound marketing, conhecido como marketing de atração, uma técnica que ajuda a aumentar a base de clientes e oferecer informações a respeito do preço câmara fria para cerveja e de outros produtos e serviços.

Portanto, investir em um blog para o seu negócio é uma maneira de construir autoridade no nicho de atuação, ter mais clientes e conquistar excelentes oportunidades de mercado.

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