Negócios e Política

ROI: Tudo o que você precisa saber

ROI é uma sigla para return on investment, ou seja, é um sistema desenvolvido para saber quanto uma empresa ganha e perde, principalmente referente a área de marketing, fazendo com que seja possível saber todo o processo financeiro desse segmento e também se ele está rendendo, financeiramente, bons resultados.

É interessante que para usar esse método não requer muitas coisas, afinal é um fórmula matemática que implica na receita gerada e nos custos e investimentos gerados a partir dela, fazendo com que seja visível o quanto foi gasto e o que foi recebido desse desenvolvimento.

Sendo assim, para saber mais sobre essa fórmula tão importante para o meio, prossiga com a leitura e verifique mais informações sobre esse processo tão importante e necessário dentro do ramo empresarial, tanto quanto equipamentos de combate a incêndio, por exemplo. 

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Como funciona?

O ROI é uma forma ativa de verificar os resultados, sejam positivos ou negativos, de uma empresa, principalmente do setor de marketing. Ou seja, se uma campanha realmente gerou mais dados positivos e qual foi o fluxo monetário gerado a partir dessa implementação.

Por isso, esse retorno de investimento consegue ter uma visão privilegiada de tudo o que é feito dentro de uma empresa relativa ao setor de marketing, onde poderá ser investido e o que poderá ser feito para melhorar os resultados caso não estejam como esperado.

Óbvio que para fazer uma campanha de marketing, é essencial que bons resultados possam ser visados, principalmente quando for uma campanha direcionada para um público com interesse em discos de corte, por exemplo. Isso implica diretamente no seu processo de organização de mercado. 

Como aplicar?

O Retorno do Investimento é uma fórmula estipulada por alguns coeficientes essenciais que vai delimitar alguns expoentes, como: receita gerada, investimento, custo do investimento. Com essa porcentagem, é possível ter uma média se a campanha realmente está sendo aceita e se está valendo a pena, o que indica o seu andamento.

Dessa forma, essa fórmula se aplica assim: 

  • ROI= (receita gerada – investimento / custo do investimento) x 100

A aplicação dessa fórmula gerará uma porcentagem de eficiência da campanha em relação a sua margem de lucros, que é um dos principais objetivos de qualquer planejamento de marketing, sendo de qualquer área, como de outsourcing de impressão

Por que aplicar?

Sendo assim, a sua aplicação é essencial para que possa existir um caminho prático, tanto para empresários quanto colaboradores de saber a efetividade de suas tarefas e qual o seu rendimento médio, fazendo com que possam ser elaboradas outras formas de implementar as campanhas. 

Isso demonstra mais conhecimento de mercado e faz com que seja possível desenvolver sempre uma campanha que possa ter uma aderência melhor do público de interesse, sendo esse um dos princípios do uso da fórmula ROI. 

Sua aplicação deve ser feita periodicamente para saber se o rendimento dos feitos da área de marketing, principalmente, estão tendo um bom aproveitamento e se é possível continuar executando essa campanha.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

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