Negócios e Política

Rir e ter bom humor no trabalho ajuda na produtividade e no engajamento

Não é apenas cumprir mais horas de trabalho para entregar mais resultados; dar risadas e ter bom humor também colaboram no rendimento

Pesquisas na área médica já comprovaram como ter bom humor traz benefícios para a saúde, contribuindo, inclusive, na prevenção e no tratamento de certas enfermidades.

Contudo, o que poucos sabem é que, além de beneficiar a saúde, no geral, o bom humor e o ato de rir podem contribuir também no trabalho, para a produtividade e o engajamento de trabalhadores.

Especialistas indicam que para haver produtividade e engajamento profissional não basta um bom desempenho operacional, mas também emocional, com o bem-estar mental e, consequentemente, o bom humor.

Rir ajuda no trabalho?

A risada é um comportamento que traz uma série de benefícios para a saúde, e esses benefícios contribuem para a rotina de trabalho.

Todos sabemos que o estresse, ou seja, o estado nervoso e aflitivo do nosso corpo, traz mal-estar e tende a atrapalhar nosso rendimento no trabalho. A risada é algo que combate o estresse e alivia mente e corpo das situações ruins, trazendo bem-estar e relaxamento.

Portanto, seu reflexo de relaxamento já é algo positivo para quem deve cumprir tarefas.

Ainda devido ao combate ao estresse, as risadas ajudam na capacidade de concentração. Isso porque o estresse nos deixa desconcentrados e desatentos. Assim, com o bom humor e as risadas, conseguimos ter maior potencial de percepção, logo realizamos melhor as tarefas.

Segundo Fabio Camilo, doutor em Psicologia da Saúde e mestre em Avaliação Psicológica, o ato de sorrir vai na contramão dos efeitos do estresse. Enquanto a tensão e o estresse liberam hormônios que causam dores no corpo e tensões, o sorriso nos faz liberar hormônios do prazer.

Além de tudo isso, sorrir ajuda na redução da pressão arterial, fazendo com que o coração trabalhe melhor e com menos fadiga.

Como ter bom humor no trabalho?

Muitas vezes, parece ser difícil ter bom humor no trabalho, com pressão e mil tarefas a serem cumpridas. Mas há medidas úteis e práticas que podem colaborar. Confira.

Fit cultural da empresa

Ter uma equipe integrada e unida colabora com o bem-estar da empresa. E isso se deve à criação de uma cultura na organização e a entrada de funcionários que se identifiquem com ela.

Ao analisar o perfil e o currículo de alguém, já se faz necessário perceber se a empresa em questão é o ambiente ideal para ele, para, assim, posteriormente, essa pessoa ficar satisfeita com o trabalho.

Ao analisar um currículo de professor, por exemplo, é indicado ver se ele se adequará bem ao time e manterá o ambiente leve. Nisso, vale checar suas capacidades de comunicação e outras características comportamentais.

Momentos de descontração

É importante que a empresa tenha rituais, isto é, eventos recorrentes de descontração.

Ter apenas momentos formais e de rotina dificulta o entrosamento entre os trabalhadores.

Portanto, happy hour, comemorações em datas especiais, eventos de boas-vindas e refeições feitas em grupo colaboram para a amizade entre os funcionários.

Ver as coisas de forma leve

Durante o dia a dia, há muitas situações desafiantes e formais. E, para além da resolução desses episódios, há a possibilidade de enxergá-los de maneira mais leve, isto é, busque o lado positivo das coisas e se desapegue de preocupações com coisas que não estão sob seu controle.