Blog

Quer conhecer o Rio de Janeiro? Confira dicas e regiões ideais para visitar

Dono de belezas naturais incomparáveis, e incluindo de uma das sete maravilhas do mundo, o Rio de Janeiro é um show no quesito de paisagens bonitas

O Rio de Janeiro é um dos pontos turísticos mais procurados, não somente pelos turistas estrangeiros, mas por muitos dentro do Brasil também. Com suas praias exuberantes e o icônico Cristo Redentor, são paisagens que devem ser visitadas pelo menos uma vez ao visitar o rio.

Separamos aqui nesta matéria alguns cuidados necessários para se tomar ao ir visitar a cidade maravilhosa, mas não se deixe enganar: ela vai muito além das praias e paisagens bonitas que vemos na televisão.

Todo o cuidado é pouco nas rodovias

Uma das rodovias usadas para se chegar até o Rio de Janeiro é a BR-101 Sul, conhecida como uma das mais perigosas do Brasil. Isso acontece por causa das pistas estreitas, diversos túneis e, principalmente, pela falta de sinalização. Neste caso, opte pela direção defensiva, diminuindo os riscos de acidente e tornando a viagem mais segura e agradável.

Atenção aos locais escolhidos para visitar

O perigo pode estar onde você menos espera, não somente no Rio de Janeiro, mas em todo lugar. Para reduzir chances de assaltos, por exemplo, o ideal é realizar compras e passeios na capital carioca durante o dia. Nunca frequente locais desertos e sempre esteja atento ao seu redor, principalmente se estiver a pé, de carro ou de bicicleta.

Frequente as praias durante a semana

Ninguém gosta de lugares muito movimentados, não é mesmo? Geralmente, as praias do litoral carioca ficam mais lotadas nos finais de semana pela quantidade enorme de turistas. Por isso, o ideal é buscar ir até as praias durante os dias úteis; dessa forma, você pode aproveitar muito mais.

Aproveite para conhecer os pontos menos badalados

O Rio de Janeiro vai muito além do Cristo Redentor e das praias (que você também tem que conhecer), mas assim como outras capitais, também guarda verdadeiros tesouros quando se sabe o que procurar.

Dentre eles, temos o Real Gabinete Português de Literatura, o Parque Nacional da Tijuca, o Bosque da Barra e a Pista Cláudio Coutinho, que valem muito a pena uma visita. Não somente pelas suas belezas, mas também pelo seu valor histórico e cultural.

Alugue um carro

A maioria destes pontos turísticos pode ser visitada a pé, mas ter um conforto maior sempre é uma opção boa demais para se ignorar. Por isso, optar por um aluguel de carros em RJ acaba sendo uma saída viável para preservar o seu veículo e ainda conseguir conferir tudo que a cidade maravilhosa tem a oferecer.

Conheça as melhores atrações turísticas que o Rio de Janeiro oferece

Cristo Redentor

Considerado uma das 7 maravilhas do mundo, já falamos dele algumas vezes ao longo do texto, mas ele é realmente dono de uma vista sem igual. Para evitar filas no trenzinho que vai até ele, no bairro das Laranjeiras, é recomendável que você vá de carro até uma entrada próxima do monumento, economizando tempo para outros pontos turísticos.

As praias cariocas

Também já citadas anteriormente, o que se recomenda é sair do convencional e ir para praias distantes do centro, a partir do Recreio dos Bandeirantes, pois a paisagem das praias começa a mudar drasticamente.

Isso porque não se tem mais grandes construções, e fica difícil o acesso para transportes públicos, com as Praias de Grumari, Reserva e Prainha, que são quase desertas, quando comparamos com Copacabana e Ipanema, fora que são dotadas de uma beleza quase indescritível e contato quase direto com a natureza.

Região dos Lagos

A Região dos Lagos é formada por Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, e acaba sendo o destino preferido dos cariocas durante os feriados prolongados, principalmente pelas suas belezas naturais. E acaba sendo um ótimo ponto turístico para se conhecer, já que fica a somente 170 quilômetros da capital carioca.

Paraty

Palco de grandes eventos culturais como o Festival Literário Internacional de Paraty (FLIP), que ocorre todos os anos, também possui uma arquitetura clássica no estilo colonial muito bem preservada. Possuindo mais de 50 praias ao redor, acessíveis por passeios de barcos, é um dos destinos mais famosos do Rio de Janeiro.

As ruas de paralelepípedo são ideais para imergir dentro de uma experiência pelas ruas da época, mas nada recomendadas para os carros, por causa do grande dano que as suspensões podem sofrer.

Angra dos Reis

Com suas 365 ilhas, a região encanta pela tonalidade verde das águas e sua areia esbranquiçada, sendo ideal para passeios de escuna, ainda mais se considerarmos que grande parte dos atrativos de Angra está no mar.

Pão de Açúcar

Dono de uma vista que rivaliza com a do Cristo Redentor, principalmente ao pôr do sol, é um ponto turístico indispensável. O bondinho é uma experiência encantadora, já que o trajeto oferece uma vista de 360º para vários pontos da cidade, como o Corcovado e as praias de Copacabana.

Localizado no bairro da Urca, é um fácil acesso para quem vai de carro do centro, ou de outros bairros localizados na Zona Sul, onde está a maioria dos hotéis da cidade.

Praça Mauá

Situada no centro do Rio, a praça oferece um ótimo roteiro cultural, cercada por dois museus, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã; é ideal para passeios, principalmente após ter sido fechada por 4 anos para reformas.

O ideal é manter o seu carro no estacionamento do hotel para aproveitar tudo que o local tem para oferecer.

Lapa

Ideal para quem procura entretenimento noturno, a região da Lapa é bastante conhecida pela boemia, mas também possui opções de lazer para todo mundo, que vão do samba ao rock, virando a cada esquina. E não podemos nos esquecer também dos icônicos Arcos da Lapa. Mas por questões de segurança, é melhor deixar o seu carro no estacionamento.

Niterói

Esse é um ponto ideal para quem gosta de dirigir, principalmente pelo trajeto, sendo mais indicada a ponte Rio-Niterói. O município vizinho possui belas praias de mar aberto e um conjunto arquitetônico bastante icônico, o Caminho Niemeyer, que fica às margens da Baía da Guanabara, com vários edifícios criados pelo icônico arquiteto brasileiro.

Região serrana

A região serrana do Rio de Janeiro era usada como residência de veraneio do Império no período colonial brasileiro. Localizada entre Petrópolis, Teresópolis, Itaipava e Nova Friburgo, fica a poucas horas de carro da capital, ideal para quem busca paz e sossego, ou então para quem procura um momento ideal para ficar a sós, no meio do “friozinho” serrano.

Porém, graças as curvas e estradas íngremes, o ideal é procurar um carro mais potente para subir as serras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 6 =